18/12/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Professor, nesta aula você poderá trabalhar junto aos estudantes os elementos químicos que estão presentes na tabela periódica e com os quais estamos em contato no cotidiano por meio dos diferentes objetos e ou substâncias. Inicie falando sobre a reportagem “Mundo Automotivo” que está disponível no endereço: < www.abal.org.br/aluauto/ed03/integra.asp >
Fonte:Description Audi A2 Source own photoDate 2007-10-02 Author Rudolf Stricker
Estabele uma relação entre os carros fabricados na atualidade, sobre a ferrugem e o elemento químico Alumínio (A13). Provoque um debate a partir do uso do elemento químico Alumínio (13). Leve-os a responder: Qual a sua origem? Qual sua constituição química?
No quadro negro explique cada uma das perguntas. Explique também o conceito de: elemento químico, nº de prótons, elétrons, nêutrons e massa atômica.
Solicite que consultem a tabela periódica, e citem outros elementos (neste momento, a intenção é que aprendam a localizá-los). Questione novamente: “que objetos utilizam diariamente os quais podem conter elementos químicos?”. Pode ocorrer que citem apenas objetos e ou os elementos mais conhecidos como: o ferro, o alumínio, o ouro, a prata, etc. Talvez, nem mencionem o tungstênio ou antimônio. Leve-os a refletir se os elementos que estão indicando estão presentes na tabela periódica (é importante para que compreendam o que é elemento químico e o que é fórmula química). Estabeleça a relação entre os produtos que adquirimos no cotidiano e os elementos químicos encontrados na tabela periódica. Informe que embora nem todos os elementos químicos sejam encontrados na natureza, podem ser localizados na tabela.
Caso esteja trabalhando com turmas do ensino fundamental ou médio, convide os colegas de outras disciplinas para tratar deste conteúdo. Pode-se trabalhar na Bioquímica, a quantidade de elementos químicos necessários ao organismo ainda, os alimentos como fonte de obtenção de elementos essenciais (zinco, cálcio, ferro, etc.). Em Geografia, seria interessante tratar a constituição química do solo ou o que se sabe da composição química de outros planetas até mesmo, a aplicação do mercúrio no garimpo. Na disciplina de História, pode-se discutir de que maneira o contato com o mercúrio pode afetar seu organismo ao longo da vida dos garimpeiros. Para Ciências, os elementos presentes na atmosfera, no mar e nos alimentos.
Após terem consultado a tabela periódica solicite que pesquisem nos livros quantos e quais são os elementos químicos conhecidos, quais são encontrados na natureza, como podem ser representados, como se classificam, considerando algumas propriedades e a distribuição eletrônica e quais as contribuições de Mendeleev em relação à tabela periódica. Solicite que leiam a frase e respondam a questão. Na caixa de morangos pode-se ler: "não contém elementos químicos". Porque esta afirmação não é correta?
Leve os estudantes para o Laboratório de Informática para que acessem a animação “Na minha casa tem elementos químicos” onde eles poderão relacionar os elementos químicos da tabela periódica com o cotidiano, estabelecer uma relação entre objetos domésticos e os elementos químicos que os compõem.
Na minha casa tem elementos químicos
Peça para os estudantes que completem a relação “Os elementos químicos e sua aplicabilidade” destacando sua aplicabilidade no dia a dia. Nesta atividade eles deverão informar onde e como pode ser encontrado cada elemento.
3ª aula
Os jogos também são objetos de aprendizagem que podem ampliar conhecimentos assim, oriente os estudantes a acessarem o “Jogo de química ambiental” que está disponível no link: <http://www.usp.br/qambiental/jogoqbasica.htm>
Apresentamos duas notícias relativas ao estudo dos elementos químicos. A primeira notícia trata da possibilidade de se criar elementos químicos e a segunda sobre a possibilidade de se ver os elementos químicos a por meio do microscópio.
Para se atualizar clique em cada um dos link´s abaixo:
Os estudantes podem desenvolver uma pesquisa nos supermercados, para verificar a quantidade de elementos químicos encontrados nos produtos e que são passíveis de afetar a vida do ser humano. Em seguida, façam a divulgação na comunidade.
Apresentamos duas atividades que podem auxiliar os estudantes a compreenderem melhor o conteúdo. Para acessar basta clicar nos endereços.
Jogo da descoberta dos pares <http:// nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/pares/index.html>
Exercícios: Quiz <http://br.syvum.com/cgi/online/mult.cgi/materia/quimica/elements_compounds_mixtures.tdf?0>
A tabela periódica foi criada para organizar os elementos químicos de acordo com suas propriedades.
Solicite aos estudantes que organizados em pequenos grupos elaborem uma wiki com o título “Classificação dos elementos químicos”.
Para elaborar a wiki clique no link:<http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Classificação_dos_elementos_químicos>
A forma como os resultados da pesquisa serão apresentados é de responsabilidade das equipes.
Nome | Tipo |
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Na minha casa tem elementos químicos | Animação/simulação |
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Quatro estrelasNessa aula podemos perceber a real importância do ser estar inserido no contexto histórico, onde torna-se importante ele conhecer a sua realidade, seja ela histórica, cultural e ainda social, onde dessa forma ele se fará presente como um ser ativo do seu espaço. Parabéns Professor pela elaboração de sua aula, muito rica e excelente para subsidiar o processo de formação dos cidadãos, conhecendo principalmente ele próprio, ser da sua história. Abraços. Diarle Felipe.
24/03/2010
Quatro estrelasExcelente aula, bastante produtiva para nossos alunos.