29/10/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Construir brinquedos com materiais de sucatas desenvolvendo valores aliados ao desenvolvimento sustentável;
Desenvolver a coordenação fina para a construção dos materiais utilizados na aula;
Vivenciar o lançamento de martelo com coordenação de movimentos;
Não há necessidades de conhecimentos prévios
Nesta aula, o professor começará explicando a existência da modalidade lançamento de martelo, mostrando também suas técnicas para o lançamento. Em seguida, distribuirá duas folhas de jornal e uma sacola plástica para cada aluno.
Foto 1: Professor Miguel Saraiva
Os alunos amassarão as folhas de jornal e colocarão dentro da sacola plástica. Depois de colocado o jornal no fundo da sacola, todos torcerão o saco para que o jornal fique bem firme e será colocada uma fita crepe para prender. Para finalizar serão colocadas algumas tiras de fita crepe ao longo do saco até chegar à alça da sacola.
Foto 2: Professor Miguel Saraiva
Dica: Colocar o nome dos alunos nos martelos construídos para identificar os donos.
Depois de construído nosso martelo, os alunos brincarão livremente pela quadra sendo estimulados a fazer o lançamento de diferentes maneiras: mão direita, mão esquerda, duas mãos ou dando um giro antes de lançar.
Para finalizar a aula será realizado um jogo chamado de “limpa casa”. Neste jogo a turma será dividida em duas equipes, uma equipe em cada metade da quadra, e todos com seus martelos na mão. Ao sinal do professor, todos começarão a jogar o martelo para o lado do time adversário. Quando o professor der o sinal para parar, todos ficam estáticos e o lado que tiver mais martelos perde o jogo.
Dica: Neste jogo, poderão ser feitas várias rodadas com as variações da atividade anterior: só podendo lançar com a mão direita, mão esquerda, duas mãos, ou girando o corpo antes do lançamento.
E para finalizar a aula, o professor reunirá a turma e realizará uma avaliação da aula.
Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br
No final da aula, o professor irá pergunta para os alunos se eles compreenderam o movimento correto do lançamento de martelo, e em qual das maneiras o lançamento foi mais eficiente: realizando o giro, com apenas uma das mãos, ou com as duas mãos.
Cinco estrelas 1 classificações
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07/11/2011
Cinco estrelasmuito boa criativa, pude construir em cima destas informações, e anexar minhas experiencias