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Aula 8: Construindo e vivenciando o lançamento de martelo no CAp-UFRJ.

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir brinquedos com materiais de sucatas desenvolvendo valores aliados ao desenvolvimento sustentável;

Desenvolver a coordenação fina para a construção dos materiais utilizados na aula;

Vivenciar o lançamento de martelo com coordenação de movimentos;

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula, o professor começará explicando a existência da modalidade lançamento de martelo, mostrando também suas técnicas para o lançamento. Em seguida, distribuirá duas folhas de jornal e uma sacola plástica para cada aluno.

Foto 1: Professor Miguel Saraiva

Os alunos amassarão as folhas de jornal e colocarão dentro da sacola plástica. Depois de colocado o jornal no fundo da sacola, todos torcerão o saco para que o jornal fique bem firme e será colocada uma fita crepe para prender. Para finalizar serão colocadas algumas tiras de fita crepe ao longo do saco até chegar à alça da sacola.

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Foto 2: Professor Miguel Saraiva

Dica: Colocar o nome dos alunos nos martelos construídos para identificar os donos.

Depois de construído nosso martelo, os alunos brincarão livremente pela quadra sendo estimulados a fazer o lançamento de diferentes maneiras: mão direita, mão esquerda, duas mãos ou dando um giro antes de lançar.
Para finalizar a aula será realizado um jogo chamado de “limpa casa”. Neste jogo a turma será dividida em duas equipes, uma equipe em cada metade da quadra, e todos com seus martelos na mão. Ao sinal do professor, todos começarão a jogar o martelo para o lado do time adversário. Quando o professor der o sinal para parar, todos ficam estáticos e o lado que tiver mais martelos perde o jogo.

Dica: Neste jogo, poderão ser feitas várias rodadas com as variações da atividade anterior: só podendo lançar com a mão direita, mão esquerda, duas mãos, ou girando o corpo antes do lançamento.

E para finalizar a aula, o professor reunirá a turma e realizará uma avaliação da aula.

Recursos Complementares

Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lan%C3%A7amento_de_martelo

Avaliação

No final da aula, o professor irá pergunta para os alunos se eles compreenderam o movimento correto do lançamento de martelo, e em qual das maneiras o lançamento foi mais eficiente: realizando o giro, com apenas uma das mãos, ou com as duas mãos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • MILA, colégio o. f. c. , Santa Catarina - disse:
    camila.kiwi@hotmail.com

    07/11/2011

    Cinco estrelas

    muito boa criativa, pude construir em cima destas informações, e anexar minhas experiencias


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