Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aula 7: Construindo e realizando o lançamento de dardo no CAp-UFRJ.

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Avaliar a importância da reciclagem de material para não prejudicar o meio ambiente e por consequência o ser humano;

Construir brinquedos com materiais de sucatas desenvolvendo valores aliados ao desenvolvimento sustentável;

Desenvolver a coordenação fina para a construção dos materiais utilizados na aula;

Vivenciar o lançamento de martelo com coordenação de movimentos;

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula o professor começará, perguntado para os alunos se alguém sabe qual o significado da palavra "reciclagem". Em seguida, debaterá com os alunos a importância da reutilização destes materiais reciclados para que eles não prejudiquem futuramente o meio ambiente e como consequência o ser humano. Após essa conversa inicial, o professor explicará que nesta e nas próximas aulas de lançamentos (dardo, disco e martelo), serão construídos brinquedos com materiais reciclados. 

Relembrando a primeira aula de atletismo, o professor perguntará quais são os tipos de lançamento e arremesso. Depois das colocações dos alunos, explicará que a primeira aula de lançamento será de Dardo. E para começar a primeira atividade prática, o professor distribuirá uma folha de papel A4 para todos os alunos. Em seguida, perguntará quem da turma sabe fazer um avião com esta folha de papel, com isso ele dividirá a turma em dois grupos: o grupo que sabe fazer o seu próprio avião e o grupo que irá construir junto com o professor. Como sugestão de modelo, sugiro esta construção: primeiro dobre a folha A4 no meio, no sentido vertical, para deixar marcado, em seguida, abra a folha e dobre as duas pontas do papel, depois dobre novamente e por fim dobre de novo, finalizando três dobras. Para acabar de construir o avião dobre novamente para fora, assim será construído as asas e ele poderá alçar vôo. Veja passo a passo da construção do avião no link abaixo.

undefined

Foto 1: Professor Miguel Saraiva

http://www.youtube.com/watch?v=gvsHL7Xjw9A&feature=related

Depois de construído, todos os alunos brincarão com seus aviões livremente pela quadra, e como estímulo o professor perguntará qual deles está voando mais longe.

Dando continuidade a aula, o professor reunirá a turma e perguntará aos alunos porque antes de realizar o lançamento de dardo eles construirão um avião de papel para brincar. Após algumas respostas o professor explicará que o mesmo movimento para lançar o avião será feito para lançar o dardo. E então, distribuirá duas folhas grandes de jornal para cada aluno, para construção de um dardo com material reciclado.

undefined

Foto 2: Professor Miguel Saraiva

Depois de distribuído as folhas de jornal, os alunos irão enrolá-las de ponta a ponta até formar um grande canudo, e quanto mais fino o dardo, melhor. Em seguida, para prender as pontas e o jornal não desenrolar, o professor distribuirá durex colorido.

Avião

Foto 3: Professor Miguel Saraiva

Depois de construído, os alunos vivenciarão o lançamento de dardo livremente pela quadra, tentando sempre jogá-lo o mais longe possível, podendo realizar o lançamento parado ou em movimento. Para finalizar a aula, o professor reunirá a turma e realizará uma avaliação da aula.

Recursos Complementares
Avaliação

No final da aula, o professor irá avaliar a turma através das seguintes perguntas:

- qual a importância da reciclagem de material?

- qual foi a maior dificuldade encontrada na construção dos brinquedos?

- qual a semelhança no movimento de lançamento do avião com o lançamento do dardo?

- o lançamento é realizado com mais eficiência parado ou em movimento?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ramon Lima, Escola , Paraná - disse:
    ramonedfis@yahoo.com.br

    04/12/2010

    Cinco estrelas

    Atividades muito boas, simples de fazer e altamente perceptíveis pelos alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.