29/10/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Avaliar a importância da reciclagem de material para não prejudicar o meio ambiente e por consequência o ser humano;
Construir brinquedos com materiais de sucatas desenvolvendo valores aliados ao desenvolvimento sustentável;
Desenvolver a coordenação fina para a construção dos materiais utilizados na aula;
Vivenciar o lançamento de martelo com coordenação de movimentos;
Não há necessidades de conhecimentos prévios
Nesta aula o professor começará, perguntado para os alunos se alguém sabe qual o significado da palavra "reciclagem". Em seguida, debaterá com os alunos a importância da reutilização destes materiais reciclados para que eles não prejudiquem futuramente o meio ambiente e como consequência o ser humano. Após essa conversa inicial, o professor explicará que nesta e nas próximas aulas de lançamentos (dardo, disco e martelo), serão construídos brinquedos com materiais reciclados.
Relembrando a primeira aula de atletismo, o professor perguntará quais são os tipos de lançamento e arremesso. Depois das colocações dos alunos, explicará que a primeira aula de lançamento será de Dardo. E para começar a primeira atividade prática, o professor distribuirá uma folha de papel A4 para todos os alunos. Em seguida, perguntará quem da turma sabe fazer um avião com esta folha de papel, com isso ele dividirá a turma em dois grupos: o grupo que sabe fazer o seu próprio avião e o grupo que irá construir junto com o professor. Como sugestão de modelo, sugiro esta construção: primeiro dobre a folha A4 no meio, no sentido vertical, para deixar marcado, em seguida, abra a folha e dobre as duas pontas do papel, depois dobre novamente e por fim dobre de novo, finalizando três dobras. Para acabar de construir o avião dobre novamente para fora, assim será construído as asas e ele poderá alçar vôo. Veja passo a passo da construção do avião no link abaixo.
Foto 1: Professor Miguel Saraiva
http://www.youtube.com/watch?v=gvsHL7Xjw9A&feature=related
Depois de construído, todos os alunos brincarão com seus aviões livremente pela quadra, e como estímulo o professor perguntará qual deles está voando mais longe.
Dando continuidade a aula, o professor reunirá a turma e perguntará aos alunos porque antes de realizar o lançamento de dardo eles construirão um avião de papel para brincar. Após algumas respostas o professor explicará que o mesmo movimento para lançar o avião será feito para lançar o dardo. E então, distribuirá duas folhas grandes de jornal para cada aluno, para construção de um dardo com material reciclado.
Foto 2: Professor Miguel Saraiva
Depois de distribuído as folhas de jornal, os alunos irão enrolá-las de ponta a ponta até formar um grande canudo, e quanto mais fino o dardo, melhor. Em seguida, para prender as pontas e o jornal não desenrolar, o professor distribuirá durex colorido.
Foto 3: Professor Miguel Saraiva
Depois de construído, os alunos vivenciarão o lançamento de dardo livremente pela quadra, tentando sempre jogá-lo o mais longe possível, podendo realizar o lançamento parado ou em movimento. Para finalizar a aula, o professor reunirá a turma e realizará uma avaliação da aula.
http://www.youtube.com/watch?v=gvsHL7Xjw9A&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=HFbFv5xCmQI&feature=related
Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br
No final da aula, o professor irá avaliar a turma através das seguintes perguntas:
- qual a importância da reciclagem de material?
- qual foi a maior dificuldade encontrada na construção dos brinquedos?
- qual a semelhança no movimento de lançamento do avião com o lançamento do dardo?
- o lançamento é realizado com mais eficiência parado ou em movimento?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/12/2010
Cinco estrelasAtividades muito boas, simples de fazer e altamente perceptíveis pelos alunos.