Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


APRENDENDO A PLANEJAR O DIA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA FÁBULA

 

15/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Estabelecer relações entre a fábula “A Cigarra e a Formiga” e as atividades de vida diária.
2- Identificar no CRONOGRAMA DE ATIVIDADES SEMANAIS os momentos em que prevalece o ser “cigarra” e aqueles em que predomina o ser “formiga”.
3- Ampliar o conhecimento de si e do outro, em uma atitude de respeito mútuo.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Momentos da aula:

1° Momento: O professor deverá convidar os alunos para assistir ao vídeo de uma fábula: “A CIGARRA E A FORMIGA”, acessando o sítio http://www.discoverykidsbrasil.com/videos/fabulas/cigarra_formiga/

Cigarra e formiga

2º Momento: Após a sessão de vídeo, algumas questões colocadas pelo professor poderão aquecer o debate acerca da fábula: O que vocês acharam desta fábula? Qual a parte de que mais gostaram? Do que não gostaram? Esta fábula se aproxima, de alguma forma, da realidade vivida por vocês? Com que animal vocês mais se identificam: com a cigarra ou com a formiga? Vocês vivem momentos de “cigarra”? Quando? Como vocês se sentem? Conseguem se lembrar de como lidaram com as consequências de suas ações? E momentos de “formiga”? É fácil? É difícil? Como vocês se sentem? Como é ser “formiga” quando todos os seus amigos estão sendo “cigarras”? E o contrário? Quando isso acontece, que sentimentos vocês experimentam? (Outras questões poderão ser formuladas pelo professor, de acordo com a realidade vivida por ele e seus alunos no cotidiano da sala de aula).

3º Momento: Em seguida, deverá distribuir um CRONOGRAMA DE ATIVIDADES SEMANAIS para cada aluno, a ser preenchido com as atividades realizadas por eles durante a semana, conforme os dias e horários indicados na representação gráfica (modelo de cronograma):

Tabela

4º Momento: Após o preenchimento dos cronogramas, os alunos deverão se organizar em grupos de até 4 (quatro) elementos, para compartilhar as atividades desenvolvidas por eles durante a semana, estabelecendo comparações entre as suas rotinas e a de seus colegas, atentando para as preferências de cada um, para as semelhanças e diferenças entre eles. Cada grupo poderá criar um critério de classificação das atividades, marcando com lápis de cores diferentes, as atividades que lembram seus momentos de “cigarra” e aquelas que revelam seus momentos de “formiga” (Professor, este exercício possibilita a descoberta, o fortalecimento do vínculo, a comunicação e expressão, a criatividade, o fazer-se conhecer e o conhecer o outro, a aprendizagem do respeito mútuo).

Em seguida, o professor deverá fazer o convite para os grupos que se sentirem à vontade, realizarem a socialização do trabalho para o grande grupo. (Professor, este é um momento privilegiado para conhecer a rotina diária de seus alunos, seus hábitos, valores, costumes, cultura, seus tempos e espaços sociais... momento rico de possibilidades de intervenção, de provocar o pensamento com mediações que favoreçam a reflexão sobre suas vidas, sobre o tempo que passam na escola, o tempo destinado a estudar, pesquisar, ler, fazer tarefas, brincar, divertir, praticar esporte, ouvir música, dançar, realizar tarefas domésticas, participar de atividades na comunidade, frequentar praças, igrejas, clubes... sobre o equilíbrio ou não de suas atividades e os efeitos advindos de uma rotina não planejada, sobre o quão leve ou densa é a distribuição de suas tarefas e as consequências para o aprender, para o relacionar, para o conviver; sobre a predominância, em cada grupo, das qualidades do ser “cigarra” e “formiga”).

O professor solicitará aos alunos que levem os seus cronogramas para casa e que afixem em um local de fácil acesso, com o objetivo de se orientar no dia-a-dia, podendo fazer as modificações necessárias, buscando uma distribuição mais equilibrada entre sua s atividades diárias e semanais.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual nos momentos de reflexão sobre o vídeo (a fábula), no preenchimento do cronograma e na participação grupal para troca entre os colegas da atividade realizada.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos durante a aula. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram estabelecer relações entre a fábula e suas atividades de vida diária, identificando os momentos em que prevalece o ser “cigarra” e aqueles em que predomina o ser “formiga”, ampliando, assim, o conhecimento de si e do outro, em uma atitude de respeito mútuo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Juliano Mangieri, Unime , Bahia - disse:
    Julianomangieri22@hotmail.com

    20/05/2013

    Cinco estrelas

    Esse texto mim ajudou muito, pois analisei e questionei a mim mesmo, sobre os momentos que devo ser formiga e momentos que devo ser cigarra. Grato pela ajuda. Deus Abençoe a todos!


  • Maurício Cordeiro , ETC , Rio de Janeiro - disse:
    eng_mauriciocordeiro@hotmail.com

    26/11/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom esse material. Estarei usando para mim e estarei realizando essa dinâmica com meus alunos da área técnica


  • Avanyr, ESCOLA PROª ZELIA MOURA MELO FERREIRA , Pernambuco - disse:
    avanyr250@hotmail.com

    19/10/2010

    Cinco estrelas

    ÓTIMO ME AJUDOU BASTANTE.


  • Samuel, Nao , São Paulo - disse:
    Samuel@yahoo.com.br

    03/06/2010

    Quatro estrelas

    Boa! Para fazer uma avaliação e obter muitos resultados profissionalmente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.