29/10/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Executar o arremesso de peso de deferentes formas;
Desenvolver a coordenação motora de movimentos conjugados de membros superiores e inferiores;
Vivenciar uma modalidade esportiva através de movimentos naturais de arremesso;
Cooperar com as atividades respeitando as tarefas estabelecidas;
Não há necessidades de conhecimentos prévios
Nesta aula, o professor conversará com os alunos sobre a modalidade arremesso de peso, mostrando o peso da bola de ferro e os recordes mundiais e olímpicos.
Após essa conversa, será realizada uma atividade denominada "pique-pega". Neste pique, o pegador irá começar com uma bola na mão, e para pegar o restante da turma terá que arremessar em outro aluno. Quando alguém for “queimado”, passa a ser o pegador.
Dica: Por questão de segurança peça aos alunos para que arremessem apenas na região das pernas(membros inferiores)
Dica: Aumentar gradativamente o número de pegadores nesta atividade.
Em seguida, o professor colocará uma rede de vôlei no meio da quadra (ou uma corda alta dividindo as duas metades da quadra) e dividirá a turma em duplas, ficando um de cada lado da rede. Depois será distribuída uma bola de iniciação (ou outra bola com peso e tamanho parecido) para cada dupla. Ao sinal do professor, todos deverão arremessar a bola por cima da rede para sua dupla. Nesta atividade, as duplas começam próximas a rede e vão se afastando depois de cada arremesso.
Antes de passar para a próxima atividade, o professor reunirá a turma e realizará uma rápida avaliação, com perguntas: Todos conseguiram executar os arremessos?; Qual foi a maior dificuldade encontrada na atividade (distância, peso da bola, ou altura da rede)?; Qual foi a melhor forma encontrada para arremessar a bola. Depois dessa avaliação, será explicado o movimento correto do arremesso de peso realizado pelos atletas do atletismo.
Na ultima atividade, será realizado um jogo com a turma dividida em duas equipes, uma equipe em cada lado da quadra. Será mantida a rede de vôlei no meio da quadra (ou uma corda alta dividindo as duas metades da quadra) e distribuídas dez bolas de iniciação (ou outra bola com peso e tamanho parecido). Em seguida, o professor explicará as regras do jogo: a bola só poderá ser arremessada por cima da rede; para marcar um ponto, a bola arremessada terá que passar da linha de fundo da quadra adversária; e para marcar três pontos, o time terá que acertar o gol do time adversário. No decorrer do jogo, o professor irá introduzir novas regras: só poderá jogar a bola com uma das mãos, depois só poderá arremessar a bola a partir da altura do pescoço, realizando assim um movimento similar ao do arremesso de peso.
Para finalizar, o professor reunirá a turma para fazer uma avaliação da aula.
Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br
No final da aula o professor reunirá os alunos e fará algumas perguntas:
- Qual a melhor forma encontrada para arremessar a bola?
- Qual o movimento realizado no arremesso de peso?
- Qual foi a maior dificuldade encontrada na aula?
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei ótima, pois além de ser uma aula que pode estar usando materiais alternativos, me ajudou a montar uma aula para realização de um projeto de faculdade, pois estou cursando Ed. Física.