Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aula 9: Vivenciando o arremesso de peso no CAp-UFRJ.

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Executar o arremesso de peso de deferentes formas;

Desenvolver a coordenação motora de movimentos conjugados de membros superiores e inferiores;

Vivenciar uma modalidade esportiva através de movimentos naturais de arremesso;

Cooperar com as atividades respeitando as tarefas estabelecidas;

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula, o professor conversará com os alunos sobre a modalidade arremesso de peso, mostrando o peso da bola de ferro e os recordes mundiais e olímpicos.

Após essa conversa, será realizada uma atividade denominada "pique-pega". Neste pique, o pegador irá começar com uma bola na mão, e para pegar o restante da turma terá que arremessar em outro aluno. Quando alguém for “queimado”, passa a ser o pegador.

Dica: Por questão de segurança peça aos alunos para que arremessem apenas na região das pernas(membros inferiores)

Dica: Aumentar gradativamente o número de pegadores nesta atividade.

Em seguida, o professor colocará uma rede de vôlei no meio da quadra (ou uma corda alta dividindo as duas metades da quadra) e dividirá a turma em duplas, ficando um de cada lado da rede. Depois será distribuída uma bola de iniciação (ou outra bola com peso e tamanho parecido) para cada dupla. Ao sinal do professor, todos deverão arremessar a bola por cima da rede para sua dupla. Nesta atividade, as duplas começam próximas a rede e vão se afastando depois de cada arremesso.

Antes de passar para a próxima atividade, o professor reunirá a turma e realizará uma rápida avaliação, com perguntas: Todos conseguiram executar os arremessos?; Qual foi a maior dificuldade encontrada na atividade (distância, peso da bola, ou altura da rede)?; Qual foi a melhor forma encontrada para arremessar a bola. Depois dessa avaliação, será explicado o movimento correto do arremesso de peso realizado pelos atletas do atletismo. 

Na ultima atividade, será realizado um jogo com a turma dividida em duas equipes, uma equipe em cada lado da quadra. Será mantida a rede de vôlei no meio da quadra (ou uma corda alta dividindo as duas metades da quadra) e distribuídas dez bolas de iniciação (ou outra bola com peso e tamanho parecido). Em seguida, o professor explicará as regras do jogo: a bola só poderá ser arremessada por cima da rede; para marcar um ponto, a bola arremessada terá que passar da linha de fundo da quadra adversária; e para marcar três pontos, o time terá que acertar o gol do time adversário. No decorrer do jogo, o professor irá introduzir novas regras: só poderá jogar a bola com uma das mãos, depois só poderá arremessar a bola a partir da altura do pescoço,  realizando assim um movimento similar ao do arremesso de peso.

Para finalizar, o professor reunirá a turma para fazer uma avaliação da aula.

Recursos Complementares

Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arremesso_de_peso

Avaliação

No final da aula o professor reunirá os alunos e fará algumas perguntas:

- Qual a melhor forma encontrada para arremessar a bola?

- Qual o movimento realizado no arremesso de peso?

- Qual foi a maior dificuldade encontrada na aula?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • monica correa, FACULDAE PROF. NAIR FORTES ABU- MERHY , Minas Gerais - disse:
    correamonica@ymail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei ótima, pois além de ser uma aula que pode estar usando materiais alternativos, me ajudou a montar uma aula para realização de um projeto de faculdade, pois estou cursando Ed. Física.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.