29/10/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar diferentes formas de saltos: em distância e triplo;
Coordenar movimentos dos membros superiores conjugados com membros inferiores para a execução dos saltos;
Identificar situações do dia a dia onde são utilizados saltos, em que são necessários uma boa coordenação para a execução dos movimentos;
Associar jogos e brincadeiras onde são utilizados os saltos.
Não há necessidades de conhecimentos prévios
Nesta aula, o professor perguntará para os alunos quais são as provas de salto do atletismo, que foram assistidas no vídeo do Pateta e comentadas pela turma na primeira aula. Depois de aparecer como resposta os quatro tipos de saltos (distância, triplo, altura e vara), o professor explicará a origem e os recordes do salto em distância e do salto triplo.
Professor, peça aos alunos que indiquem brincadeiras onde os saltos são elementos relevantes. Escolha algumas dessas brincadeiras para iniciar a parte prática da aula. Após esse início, será realizado um “pique”. O professor indicará um pegador e um fugitivo, enquanto o resto da turma se espalhará pela quadra e sentará com as duas pernas esticadas à frente. Ao sinal do professor, o pegador deve pegar o fugitivo. Caso consiga, os papéis se invertem. Caso contrário, o fugitivo deve conseguir se aproximar de um colega sentado e saltar suas pernas, sentando logo ao lado. O colega que teve as pernas saltadas passa, então, a ser o novo pegador, enquanto o antigo pegador deve fugir.
Na próxima atividade, o professor montará duas “estações”, deixando os alunos escolherem em qual das estações irão começar, apenas lembrando que todos irão passar pelas duas estações. Na primeira estação, serão colocados três bambolês no chão, um na frente do outro, e após os bambolês, será colocado um colchão. Nesta estação os alunos irão pular nos bambolês e depois realizar o salto. Como desafio ao grupo, o professor irá aumentar a distância entre os bambolês e fazer as seguintes variações quanto a forma de pular os bambolês antes de saltar no colchão: com os dois pés juntos, só com o pé direito, só com o pé esquerdo, e finalmente reproduzindo o salto triplo onde os alunos irão pular os dois primeiros bambolês com o mesmo pé e no terceiro eles trocam o pé.
Já na segunda estação, os alunos realizarão o salto em distância caindo no colchão. Nesta atividade, o professor escolherá um dos alunos para marcar com giz, a distância do salto dos colegas. Depois de alguns saltos, quem está marcando os saltos troca de função com um dos colegas. No final do tempo estipulado pelo professor os alunos trocarão de estação.
Para terminar, os alunos serão reunidos para realizar uma avaliação da aula.
Nesta aula, o professor perguntará para os alunos quais são as provas de salto do atletismo, que foram assistidas no vídeo do Pateta e comentadas pela turma na primeira aula. Depois de aparecer como resposta os quatro tipos de saltos (distância, triplo, altura e vara), o professor explicará a origem e os recordes do salto em distância e do salto triplo.
Professor, peça aos alunos que indiquem brincadeiras onde os saltos são elementos relevantes. Escolha algumas dessas brincadeiras para iniciar a parte prática da aula. Após esse início, será realizado um “pique”. O professor indicará um pegador e um fugitivo, enquanto o resto da turma se espalhará pela quadra e sentará com as duas pernas esticadas à frente. Ao sinal do professor, o pegador deve pegar o fugitivo. Caso consiga, os papéis se invertem. Caso contrário, o fugitivo deve conseguir se aproximar de um colega sentado e saltar suas pernas, sentando logo ao lado. O colega que teve as pernas saltadas passa, então, a ser o novo pegador, enquanto o antigo pegador deve fugir.
Na próxima atividade, o professor montará duas “estações”, deixando os alunos escolherem em qual das estações irão começar, apenas lembrando que todos irão passar pelas duas estações. Na primeira estação, serão colocados três bambolês no chão, um na frente do outro, e após os bambolês, será colocado um colchão. Nesta estação os alunos irão pular nos bambolês e depois realizar o salto. Como desafio ao grupo, o professor irá aumentar a distância entre os bambolês e fazer as seguintes variações quanto a forma de pular os bambolês antes de saltar no colchão: com os dois pés juntos, só com o pé direito, só com o pé esquerdo, e finalmente reproduzindo o salto triplo onde os alunos irão pular os dois primeiros bambolês com o mesmo pé e no terceiro eles trocam o pé.
Já na segunda estação, os alunos realizarão o salto em distância caindo no colchão. Nesta atividade, o professor escolherá um dos alunos para marcar com giz, a distância do salto dos colegas. Depois de alguns saltos, quem está marcando os saltos troca de função com um dos colegas. No final do tempo estipulado pelo professor os alunos trocarão de estação.
Para terminar, os alunos serão reunidos para realizar uma avaliação da aula.
Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br
No final da aula o professor perguntará aos alunos quais os tipos de saltos existentes no atletismo, qual a diferença entre o salto triplo e o salto em distância e qual das estações eles acharam mais fácil e por que.
Estimule os alunos a fazerem associações, do tipo: Em que situações do dia a dia temos que saber executar diferentes formas de saltos?
Cinco estrelas 2 classificações
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29/02/2012
Cinco estrelaspo quado tiver trabanho vo pegar esse texto
18/03/2011
Cinco estrelasme ajudou muito ! obrigada !