19/11/2009
Fernando Celso Villar Marinho, Lílian Spiller
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
- Conceito de vetor
- Trigonometria
- Lei dos Cossenos
O objetivo central desta aula é a definição do Produto Escalar entre dois vetores no plano. Para isso, sugerimos inicialmente a conceituação de vetores perpendiculares e, em seguida, apresentamos uma expressão para conduzir o aluno à definição, como destacamos a seguir.
Nesse momento, apresentamos duas atividades para instigar a descoberta da relação que define o produto escalar.
Dessa forma, convidamos o aluno a conjecturar que vetores perpendiculares de coordenadas (a, b) e (c, d) possuem a . c + b . d = 0. Dessa forma, cria-se uma abertura para se definir que o resultado dessa expressão é importante para determinar se dois vetores são perpendic ulares. A partir daí, apresenta-se a definição de Produto Escalar:É importante ressaltar que o resultado do produto escalar é um número real.
Consideramos relevante apresentar algumas aplicações do produto escalar. Dentre elas, destacamos duas relações entre as medidas dos lados de um triângulo formado por dois vetores e a interpretação geométrica do produto escalar, que recai na fórmula:
Aplicação de atividades que abordem o tema para a fixação dos conteúdos apresentados.
O link abaixo apresenta sugestões de exercícios para serem aplicados ao final desta aula.
http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Atividades_prod_escalar.pdf
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