02/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
Com essa aula o aluno terá a oportunidade de desenvolver a habilidade de interpretar e traduzir frases que podem ser representadas na linguagem matemática. O intuito é fornecer condições para que posteriormente o aluno seja capaz de extrair corretamente dados de problemas relacionados a equações.
É necessário que o professor já tenha trabalhado as primeiras noções sobre notação algébrica e que o aluno tenha a compreensão da utilização de incógnitas para representar valores desconhecidos.
A proposta da aula é que em dupla, os alunos realizem um ditado matemático sobre expressões algébricas. A parceria nesse trabalho pode favorecer a discussão e a troca de informações até que eles entrem num consenso sobre a melhor resposta. Os alunos costumam ser muito resistentes ao ditado, mas essa prática pode contribuir para que eles desenvolvam maior concentração e atenção ao interpretar. É muito importante que professor deixe claro previamente quantas vezes a frase será lida para que eles se organizem. A sugestão o professor inicialmente leia duas vezes e após o tempo de resolução, leia pela última vez para que eles confiram. O ditado terá duas fases; na primeira, o professor lê a frase e eles registram a expressão algébrica correspondente, e na segunda, o professor apresenta uma tira de papel contendo uma expressão e as duplas criam uma frase que a represente. É importante que apenas as os integrantes da dupla se comuniquem, porque posteriormente, duas a duas, as duplas se unam para comparar suas respostas e discutir as divergências. Para esse momento, é importante os alunos terem em mãos o que foi ditado para lembrarem o que os levou a obter tais interpretações. Portanto, o professor deve providenciar cópias desse material para entregá-los nesse momento. Durante esse momento, o professor orienta aos alunos que alterações ainda podem ser feitas, caso eles percebam algum erro. Por fim, no último momento da aula, o professor avisa que não poderão ser realizadas mais correções e parte para a discussão coletiva, quando um representante de cada grupo pode ser chamado para apresentar sua resposta e justificar-se. Esse momento poderá ser enriquecido com as contribuições de todos os grupos e ponderações do professor. Ao final, cada grupo avalia a quantidade de acertos e entrega os registros ao professor.
Sugestões de expressões para o ditado.
Primeira fase
1) O dobro de um número
2) O triplo de um número adicionado ao seu quadrado.
3) A metade de um número subtraída de 4.
4) O sêxtuplo de um número reduzido à metade.
5) Um número foi adicionado a 3 e teve o resultado dividido por 8.
6) O dobro da terça parte de um número.
7) O quíntuplo da adição de um número com seu quadrado.
8) A adição entre um número e seu consecutivo.
9) A diferença entre o dobro de um número e sua terça parte.
10) O quádruplo da diferença entre 5 e x.
11) A diferença entre um número e seu antecessor.
12) O quociente do dobro de um número por 12.
Segunda fase
A avaliação pode acontecer durante toda a realização da atividade através da observação das trocas entre os alunos. Além disso, os registros entregues somados às falas dos alunos durante a discussão coletiva são outra excelente fonte para o professor diagnosticar equívocos e fazer interferências em outras aulas.
Três estrelas 1 classificações
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07/10/2011
Três estrelasAtividade excelente para ajudar na compreensao da linguagem matemática