19/11/2009
Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Adjetivos relacionados à descrição física
Nomes de itens do vestuário
Regras relativas ao uso de adjetivos
Como fazer descrições (características físicas e vestuário)
Vocabulário básico de adjetivos
Presente simples
Verbo to be
Leitura e compreensão de enunciados simples em inglês
O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/fashion (acesso 17/10/09)
Esse material deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos.
1a e 2a aulas
Step 1
Se possível, use pelo menos um item de vestuário ou acessório diferente do que você usa no seu dia-a-dia. Pode ser uma camiseta bem colorida, roupas pretas (ou brancas), um colar, brincos grandes, óculos escuros, qualquer item que chame a atenção dos alunos. Caso eles não se manifestem percebendo a diferença, pergunte: “vocês notaram alguma coisa diferente em mim?” Introduza então o tópico da aula: “Fashion”.
1. Distribua o handout (disponibilizado no link anterior) para os alunos ou duplas de alunos. Peça que observem as figuras e comentem em pares sobre o estilo de cada um. Após aproximadamente 5 minutos, traga a discussão para toda a turma e escreva as opiniões dos alunos no quadro, em inglês. Provavelmente surgirão adjetivos como: modern, different, casual, sports, etc. Se preferir, salve as imagens encontradas no seguinte site em um CD ou pendrive e projete-as no quadro com o auxílio de um datashow.
http://estilo.uol.com.br/moda/ (acesso 17/10/09)
Imagem do site: http://estilo.uol.com.br/moda/ (acesso 17/10/09)
2. Peça que observem a tabela e façam a associação entre os itens de vestuário e seus nomes em inglês. Corrija a atividade com toda a turma. Leia cada um em voz alta e peça que os alunos repitam. Peça mais alguns exemplos de peças do nosso vestuário (roupas, calçados, acessórios) e escreva esse novo vocabulário no quadro.
Step 2
Chame a atenção para o texto e as ilustrações. Pergunte: o que há de semelhante entre essas pessoas? (Todas têm cabelos curtos.)
Resposta: a) estilo de cabelo curto ideal / b) faz você se sentir feliz e confiante / c) Cortes de cabelo curto são atemporais / d) eles podem fazer você parecer mais jovem e ao mesmo tempo mais inteligente e) É uma ótima opção f) uma imagem forte mas feminina
3a aula
Step 3
1. Leia o enunciado e estabeleça um prazo de 10 minutos para que os alunos leiam todo o quadro. Antes de fazer a atividade, eles devem identificar cada uma das regras apresentadas: adjetivos vêm antes de substantivos, adjetivos podem ocorrer após o substantivos se ligados a ele por verbos como be, become, get, feel, look, seem, adjetivos não possue m plural. Os alunos devem então fazer a atividade e comparar suas respostas em pares. Circule e auxilie caso necessário.
Respostas: a) ideal short hair style , b) a strong yet feminine image, c) makes you feel happy and confident , d) make you look younger and at the same time more intelligent, e) Short hair cuts
2. Essa atividade requer o uso do dicionário. Você pode pedir com antecedência, professor, que os alunos tragam seus dicionários para a aula. Caso a escola nem os alunos não possuam dicionários, essa atividade pode ser realizada como para casa. Opcionalmente, os alunos podem ser levados ao laboratório de informática e consultarem dicionários que estão disponíveis na Internet.
http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php (acesso 17/10/09)
http://www1.uol.com.br/babylon/ (acesso 17/10/09)
Respostas: BIG≠SMALL, LONG≠SHORT, BEAUTIFUL≠UGLY, STRONG≠WEAK, TALL≠SHORT, OLD≠YOUNG, NEW, NAR ROW≠WIDE, EXPENS IVE≠CHEAP, GOOD≠BAD, FASHIONABLE≠UNFASHIONABLE, COMFORTABLE ≠ UNCOMFORTABLE, HAPPY≠UNHAPPY, SAD
4a aula
Step 4
Obs: Essas atividades também podem ser feitas como para casa.
5a e 6a aulas
Step 5
Divida a turma em grupos grandes (10 alunos) e explique a atividade: cada grupo deverá preparar um desfile para apresentar para a turma. Dois alunos de cada grupo devem ser os apresentadores e descrever todo o vestuário dos(as) modelos. Os outros alunos do grupo serão os(as) modelos.
Opcional:
Os alunos podem fotografar o desfile e preparar um catálogo com os modelos da sua coleção. Esse catálogo deve conter as fotos, a descrição das roupas bem como o preço de cada uma.
Opcional 2
Os alunos podem criar um catálogo com fotos de revistas ou desenhos, fazer a descrição das peças em inglês e atribuir-lhes preços.
Site sobre adjective placement: http://esl.about.com/library/grammar/blgr_adjective_order.htm (acesso 17/10/09)
A atividade sugerida no Step 5, fornecerá a você, professor, a oportunidade de avaliar a produção oral dos alunos através da condução do desfile e a produção escrita, ou seja, a produção de um catálogo de moda.
Quatro estrelas 4 classificações
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22/07/2010
Cinco estrelasAdorei a aula. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasA atividade é excelente e apresenta muitas opções de trabalho. Envolve tanto a oralidade quanto a escrita, além da socialização e interação entre grupos. Gostei muito e recomendo.
24/03/2010
Cinco estrelasparabéns, a atividade é excelente para ser trabalhada.
24/03/2010
Quatro estrelasUma ótima aula para se trabalhar com os alunos do ensino médio. Prazerosa e desperta curiosidade em aprender sobre o assunto, principalmente no público jovem.