Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fashion - Clothes and Hair - Adjectives

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Adjetivos relacionados à descrição física

Nomes de itens do vestuário

Regras relativas ao uso de adjetivos

Como fazer descrições (características físicas e vestuário) 

Duração das atividades
6 horas / aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Vocabulário básico de adjetivos

Presente simples

Verbo to be

Leitura e compreensão de enunciados simples em inglês

Estratégias e recursos da aula

O material complementar (handout) foi elaborado pelas autoras e está disponível em: 

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/fashion (acesso 17/10/09)

Esse material deve ser fotocopiado e distribuído para os alunos ou duplas de alunos. 

1a e 2a aulas

Step 1

Se possível, use pelo menos um item de vestuário ou acessório diferente do que você usa no seu dia-a-dia. Pode ser uma camiseta bem colorida, roupas pretas (ou brancas), um colar, brincos grandes, óculos escuros, qualquer item que chame a atenção dos alunos. Caso eles não se manifestem percebendo a diferença, pergunte: “vocês notaram alguma coisa diferente em mim?” Introduza então o tópico da aula: “Fashion”.

1. Distribua o handout (disponibilizado no link anterior) para os alunos ou duplas de alunos. Peça que observem as figuras e comentem em pares sobre o estilo de cada um. Após aproximadamente 5 minutos, traga a discussão para toda a turma e escreva as opiniões dos alunos no quadro, em inglês. Provavelmente surgirão adjetivos como: modern, different, casual, sports, etc. Se preferir, salve as imagens encontradas no seguinte site em um CD ou pendrive e projete-as no quadro com o auxílio de um datashow

http://estilo.uol.com.br/moda/ (acesso 17/10/09)

  1. undefined

Imagem do site:  http://estilo.uol.com.br/moda/ (acesso 17/10/09)

2. Peça que observem a tabela e façam a associação entre os itens de vestuário e seus nomes em inglês. Corrija a atividade com toda a turma. Leia cada um em voz alta e peça que os alunos repitam. Peça mais alguns exemplos de peças do nosso vestuário (roupas, calçados, acessórios) e escreva esse novo vocabulário no quadro. 

Step 2

Chame a atenção para o texto e as ilustrações. Pergunte: o que há de semelhante entre essas pessoas? (Todas têm cabelos curtos.)

  1. Leia o enunciado e peça que os alunos leiam o texto. Estabeleça um limite de aproximadamente 10 minutos. Corrija com toda a turma e pergunte se concordam com o texto e que apresentem justificativas. Resposta: “Short hair cuts are timeless; they can make you look younger and at the same time more intelligent. They can boost your confidence and simply make you feel more in control. It's a great option for career women who want to project a strong yet feminine image and spend less time managing their hair.”
  2. Peça que os alunos traduzam “hot dog” e pergunte o porquê dessa tradução. Provavelmente afirmarão que em inglês “tudo é ao contrário”. Não se estenda nessa explicação nesse momento já que essas regras serão analisadas posteriormente. Leia o enunciado e faça a primeira tradução como exemplo.

Resposta: a) estilo de cabelo curto ideal / b) faz você se sentir feliz e confiante / c) Cortes de cabelo curto são atemporais / d) eles podem fazer você parecer mais jovem e ao mesmo tempo mais inteligente  e) É uma ótima opção f) uma imagem forte mas feminina 

3a aula

Step 3

1. Leia o enunciado e estabeleça um prazo de 10 minutos para que os alunos leiam todo o quadro. Antes de fazer a atividade, eles devem identificar cada uma das regras apresentadas: adjetivos vêm antes de substantivos, adjetivos podem ocorrer após o substantivos se ligados a ele por verbos como be, become, get, feel, look, seem, adjetivos não possue m plural. Os alunos devem então fazer a atividade e comparar suas respostas em pares. Circule e auxilie caso necessário.

Respostas: a) ideal short hair style , b) a strong yet feminine image, c) makes you feel happy and confident , d) make you look younger and at the same time more intelligent, e) Short hair cuts

2. Essa atividade requer o uso do dicionário. Você pode pedir com antecedência, professor, que os alunos tragam seus dicionários para a aula. Caso a escola nem os alunos não possuam dicionários, essa atividade pode ser realizada como para casa. Opcionalmente, os alunos podem ser levados ao laboratório de informática e consultarem dicionários que estão disponíveis na Internet.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/index.php (acesso 17/10/09)

http://www1.uol.com.br/babylon/ (acesso 17/10/09)

 Respostas: BIG≠SMALL, LONG≠SHORT, BEAUTIFUL≠UGLY, STRONG≠WEAK, TALL≠SHORT, OLD≠YOUNG, NEW, NAR ROW≠WIDE, EXPENS IVE≠CHEAP, GOOD≠BAD, FASHIONABLE≠UNFASHIONABLE, COMFORTABLE ≠ UNCOMFORTABLE, HAPPY≠UNHAPPY, SAD

4a aula

Step 4

  1. Nessa atividade, os alunos devem descrever as figuras, mencionando tanto as características físicas quanto o vestuário. Estimule-os a usar os adjetivos estudados e fazer uma descrição detalhada. Enquanto os alunos fazem a atividade, circule e auxile-os com vocabulário se necessário. Peça que comparem suas descrições em grupos e ao final da atividade peça a alguns voluntários que leiam suas respostas.
  2. Leia o enunciado e oriente os alunos a ler todas as afirmações antes de fazer a atividade. Peça que escrevam frases verdadeiras sempre que possível, uma vez que contextualizar o novo vocabulário é de extrema importancia para o aprendizado. Peça que comparem suas descrições em grupos e ao final da atividade peça a alguns voluntários que leiam suas respostas. Pergunte sempre se há respostas diferentes, já que assim os alunos podem enriquecer o vocabulário, se divertirem, compartilhar opiniões, experiencias  e praticar mais o “speaking”. 

 Obs: Essas atividades também podem ser feitas como para casa.

5a e 6a aulas

Step 5

Divida a turma em grupos grandes (10 alunos) e explique a atividade: cada grupo deverá preparar um desfile para apresentar para a turma. Dois alunos de cada grupo devem ser os apresentadores e descrever todo o vestuário dos(as) modelos. Os outros alunos do grupo serão os(as) modelos.

Opcional:

Os alunos podem fotografar o desfile e preparar um catálogo com os modelos da sua coleção. Esse catálogo deve conter as fotos, a descrição das roupas bem como o preço de cada uma.

Opcional 2

Os alunos podem criar um catálogo com fotos de revistas ou desenhos, fazer a descrição das peças em inglês e atribuir-lhes preços.

Recursos Complementares

Site sobre adjective placement: http://esl.about.com/library/grammar/blgr_adjective_order.htm (acesso 17/10/09)

Avaliação

A atividade sugerida no Step 5, fornecerá a você, professor, a oportunidade de avaliar a produção oral dos alunos através da condução do desfile e a produção escrita, ou seja, a produção de um catálogo de moda. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Divania, E. E. B. Dogello Goss , Santa Catarina - disse:
    divania.casadei@hotmail.com

    22/07/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. Parabéns


  • Geralda Eni Gonçalves, CEEBJA CAMPO COMPRIDO E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    enyagon@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A atividade é excelente e apresenta muitas opções de trabalho. Envolve tanto a oralidade quanto a escrita, além da socialização e interação entre grupos. Gostei muito e recomendo.


  • luciene ramos pereira queiroz, EEEFM POLIVALENTE DE LINHARES I , Espírito Santo - disse:
    carlinqueiroz@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    parabéns, a atividade é excelente para ser trabalhada.


  • Wellington Silva, CERE-Padre José Alves de Macêdo , Ceará - disse:
    Wellingtonsilvaatorlove@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Uma ótima aula para se trabalhar com os alunos do ensino médio. Prazerosa e desperta curiosidade em aprender sobre o assunto, principalmente no público jovem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.