Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENHO GEOMÉTRICO – ÂNGULOS: O QUE SÃO E COMO MEDIMOS

 

07/11/2009

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a identificar, definir e medir ângulos utilizando o transferidor.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada (100 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noções de plano, semirreta e ponto.

Estratégias e recursos da aula

Materiais necessários para realização da atividade:

            - Par de esquadros;

            - Transferidor;

            - Lápis ou lapiseira;

            - Borracha;

            - Cola;

            - Tesoura de ponta arredondada;

            - Papéis coloridos;

            - Lápis de cor;

            - Cartolina branca cortada em círculos de 30 cm de diâmetro;

            - Revistas antigas.

- Introdução ao tema

Professor, converse com os alunos sobre o tema a ser estudado. Pergunte a eles se já ouviram falar e qual a ideia que têm sobre ângulos.

Depois, desenhe um ângulo qualquer no quadro e faça perguntas sobre cada elemento desenhado e os instigue a definir um ângulo.

A seguir, mostre imagens e peça para que a turma identifique nas mesmas, algo que represente um ângulo e seus elementos.

Exemplos de imagens que podem ser utilizadas na aula:

Imagem 1 - Foto de bailarinos - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dq1.jpg

Imagem 2 – foto do corredor do Long Royal York Hallway - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Long_Royal_York_Hallway.jpg

Imagem 3 – foto da Torre de Pisa = http:// pt.wikipedia.org/wiki/ Ficheiro:Leaning_tower_of_ pisa_2.jpg

            Depois de realizada a identificação de ângulos nas imagens, fale aos alunos sobre a unidade de medida de um ângulo e apresente o transferidor.

            Demonstre como é feita a medição de um ângulo com o transferidor e a forma correta de usá-lo para desenhar um ângulo com medida determinada.

- Atividade

            Proponha como atividade de fixação dos tópicos apresentados, a construção de um grande relógio.

            Essa atividade poderá ser feita em grupos de até 4 alunos.

            Distribua para cada grupo, um círculo em cartolina branca (30 cm de diâmetro). É importante que a cartolina já esteja cortada no formato, pois nessa etapa do Desenho Geométrico, os alunos ainda não aprenderam a manusear o compasso.

            Disponibilize também papéis coloridos, revistas velhas, tesoura, cola, lápis de cor e outros materiais que achar necessário para o trabalho.

            Para construir o relógio, o aluno deverá perceber que a cada 5 minutos (maneira pela qual são distribuídas as marcações do relógio) terá um ângulo de 30º formado pelo marcador, a interseção dos ponteiros e o marcados seguinte. Assim, deverá dividir os 360º da volta inteira em doze ângulos de 30º.

Veja exemplo na figura abaixo:

Link para imagem: http://www.4shared.com/file/141599069/eef01277/relogio_aula7.html

            Sugira ao grupo que componham um fundo bem criativo para o relógio.

            Ao fazer os ponteiros do relógio, peça para que os alunos escolham uma hora qualquer e deixem indicada a medida do ângulo formado pelos ponteiros que estão marcando a hora escolhida.

Recursos Complementares

Encontre informações complementares sobre o assunto da aula em:

http://www.brasilescola.com/matematica/angulos.htm

JORGE, Sonia Maria Gonçalves. Desenho Geométrico: ideias e imagens, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2008

Avaliação

Professor, avalie os alunos observando se durante a realização da atividade, souberam traçar corretamente os ângulos, dividir o círculo de forma exata e utilizar os instrumentos de desenho adequadamente. Para auxiliar na avaliação, verifique também o resultado final obtido após a confecção dos relógios.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • neiva franciscan, REINALDO SASS C E E FUND MEDIO PROF , Paraná - disse:
    neivinhaf@yahoo.com.br

    27/09/2010

    Quatro estrelas

    É uma maneira interessante de introduzir o assunto ângulos, já que o relógio é algo concreto e que os alunos utilizam diariamente. Gostei da aula, vou desenvolvê-la mas complementando com outra aula que encontrei no portal chamada: "Dando voltas" que traz um jogo para trabalhar um pouco mais os conceitos de ângulos.


  • neiva franciscan, REINALDO SASS C E E FUND MEDIO PROF , Paraná - disse:
    neivinhaf@yahoo.com.br

    27/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei, estava procurando sugestões para uma aula diferente sobre ângulos e esta me chamou a atenção pelo fato de trabalhar com o relógio que é algo bem conhecido e utilizado pelos alunos. É uma maneira interessante de iniciar o assunto com alunos que não tem muita noção de ângulos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.