07/11/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno aprenderá a identificar, definir e medir ângulos utilizando o transferidor.
O aluno deverá ter noções de plano, semirreta e ponto.
Materiais necessários para realização da atividade:
- Par de esquadros;
- Transferidor;
- Lápis ou lapiseira;
- Borracha;
- Cola;
- Tesoura de ponta arredondada;
- Papéis coloridos;
- Lápis de cor;
- Cartolina branca cortada em círculos de 30 cm de diâmetro;
- Revistas antigas.
- Introdução ao tema
Professor, converse com os alunos sobre o tema a ser estudado. Pergunte a eles se já ouviram falar e qual a ideia que têm sobre ângulos.
Depois, desenhe um ângulo qualquer no quadro e faça perguntas sobre cada elemento desenhado e os instigue a definir um ângulo.
A seguir, mostre imagens e peça para que a turma identifique nas mesmas, algo que represente um ângulo e seus elementos.
Exemplos de imagens que podem ser utilizadas na aula:
Imagem 1 - Foto de bailarinos - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Dq1.jpg
Imagem 2 – foto do corredor do Long Royal York Hallway - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Long_Royal_York_Hallway.jpg
Imagem 3 – foto da Torre de Pisa = http:// pt.wikipedia.org/wiki/ Ficheiro:Leaning_tower_of_ pisa_2.jpg
Depois de realizada a identificação de ângulos nas imagens, fale aos alunos sobre a unidade de medida de um ângulo e apresente o transferidor.
Demonstre como é feita a medição de um ângulo com o transferidor e a forma correta de usá-lo para desenhar um ângulo com medida determinada.
- Atividade
Proponha como atividade de fixação dos tópicos apresentados, a construção de um grande relógio.
Essa atividade poderá ser feita em grupos de até 4 alunos.
Distribua para cada grupo, um círculo em cartolina branca (30 cm de diâmetro). É importante que a cartolina já esteja cortada no formato, pois nessa etapa do Desenho Geométrico, os alunos ainda não aprenderam a manusear o compasso.
Disponibilize também papéis coloridos, revistas velhas, tesoura, cola, lápis de cor e outros materiais que achar necessário para o trabalho.
Para construir o relógio, o aluno deverá perceber que a cada 5 minutos (maneira pela qual são distribuídas as marcações do relógio) terá um ângulo de 30º formado pelo marcador, a interseção dos ponteiros e o marcados seguinte. Assim, deverá dividir os 360º da volta inteira em doze ângulos de 30º.
Veja exemplo na figura abaixo:
Link para imagem: http://www.4shared.com/file/141599069/eef01277/relogio_aula7.html
Sugira ao grupo que componham um fundo bem criativo para o relógio.
Ao fazer os ponteiros do relógio, peça para que os alunos escolham uma hora qualquer e deixem indicada a medida do ângulo formado pelos ponteiros que estão marcando a hora escolhida.
Encontre informações complementares sobre o assunto da aula em:
http://www.brasilescola.com/matematica/angulos.htm
JORGE, Sonia Maria Gonçalves. Desenho Geométrico: ideias e imagens, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2008
Professor, avalie os alunos observando se durante a realização da atividade, souberam traçar corretamente os ângulos, dividir o círculo de forma exata e utilizar os instrumentos de desenho adequadamente. Para auxiliar na avaliação, verifique também o resultado final obtido após a confecção dos relógios.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/09/2010
Quatro estrelasÉ uma maneira interessante de introduzir o assunto ângulos, já que o relógio é algo concreto e que os alunos utilizam diariamente. Gostei da aula, vou desenvolvê-la mas complementando com outra aula que encontrei no portal chamada: "Dando voltas" que traz um jogo para trabalhar um pouco mais os conceitos de ângulos.
27/09/2010
Quatro estrelasGostei, estava procurando sugestões para uma aula diferente sobre ângulos e esta me chamou a atenção pelo fato de trabalhar com o relógio que é algo bem conhecido e utilizado pelos alunos. É uma maneira interessante de iniciar o assunto com alunos que não tem muita noção de ângulos.