Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Interpretando Peter Pan

 

21/10/2009

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • interpretar retirando informações oferecidas pelo texto;
  • interpretar fazendo inferências;
  • resolver exercícios envolvendo os questionamentos apresentados.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Ler com fluência e rapidez.

Estratégias e recursos da aula
  • Leituras, exercícios.
  • Utilização da sala de vídeo.

 

AULA 1

Atividade 1

O professor deverá dizer aos alunos que nas próximas aulas estudarão um texto e que a compreensão deste depende de conhecimento sobre o personagem Peter Pan.
O professor deverá perguntar aos alunos se já leram algum texto com esse personagem ou assistiram ao filme. Em seguida, deverá colocar os alunos em grupo de três a cinco alunos, tendo o cuidado de deixar em cada grupo algum aluno que já conheça o personagem para que esse aluno conte em poucas palavras o que sabe sobre Peter Pan e possa auxiliar nas respostas a questões propostas.


Lembrete para o professor: (Peter Pan é um personagem criado pelo escritor inglês J. M. Barrie . É um menino que se recusava a crescer, porque sabia que isso significava transformar-se e ficar diferente.)

Levar os alunos à sala de vídeo para assistirem ao filme Peter Pan. Há no mercado várias versões, o professor deverá escolher a que se adeque melhor ao nível de sua turma.

Aula 2
Atividade 1

A professora deverá promover a seguinte discussão, que deverá, ao final, ser apresentada oralmente pelos alunos dos grupos à turma.


1- Levantamento de algumas diferenças entre mundo dos adultos e o mundo das crianças.
a – Quanto ao comportamento.
b- Quanto à forma de pensar.
c- O que Peter Pan perderia se crescesse?
d- O que ele ganharia crescendo?.
e- Se os componentes do grupo tivessem tido oportunidade, o que escolheriam crescer ou continuariam crianças.

2- Levantamento sobre o mundo dos adolescentes.
a- Quanto aos comportamentos.
b- Quais seus maiores problemas.
c- Algumas diferenças entre mundo dos adolescentes e o mundo das crianças.
d- Algumas diferenças entre mundo dos adolescentes e o mundo dos adultos.

Aula 3
Atividade 1


Apresentação das conclusões dos grupos.

Aula 4

Atividade 1


Entregar aos alunos xerox do texto abaixo.


Era Primavera. Wendy estava sentada no chão, muito perto da lareira, para ter luz para costurar, pois não havia mais qualquer luz no quarto. Enquanto ela estava sentada, ouviu um grasnar. Em seguida a janela abriu-se de repente como se estivesse velha e não conseguisse fechar-se, e Peter saltou para o chão.
Wendy viu imediatamente que apesar dos anos terem se passado, ele não mudara em nada e ainda tinha todos os dentes de leite. Ele era um menininho e ela já era uma adulta.

- Olá, Wendy – disse Peter, não lhe notando qualquer diferença, pois pensava principalmente em si próprio, e àquela luz tão fraca, o vestido branco de Wendy bem podia ser a camisola com que a vira pela primeira vez.

- Olá, Peter – replicou ela com voz fraca, fazendo-se o mais pequena possível. – Estás à espera que eu voe contigo?
- Claro que foi por isso que eu vim – respondeu gravemente. – Já te esqueceste que é Primavera, no País da Fantasia?

Ela sabia que era inútil dizer-lhe que deixara passar muitas primaveras.
- Não posso ir – disse, desculpando-se. – Já não sei voar.
- Eu te ensino outra vez.
- Ó Peter, não desperdices o pó das fadas comigo.

Ele se levantara- e agora, por fim, um receio o assaltava.
- O que é? – gritou, recuando.
- Vou acender a luz e tu poderás ver.
Pela primeira vez na sua vida, Peter sentiu-se assustado.
- Não acendas a luz – gritou.

Wendy passou as mãos pelo cabelo do rapaz. Não era uma mocinha com o coração dilacerado por ele; era uma adulta sorrindo de tudo aquilo, mas o seu sorriso estava molhado de lágrimas.
Então Wendy acendeu a luz e Peter viu. Soltou um grito de dor e, quando a bela criatura se inclinou para o erguer n os braços, ele recuou rapidam ente.

- O que é isto? – gritou outra vez.
Ela teve de lhe dizer.
- Sou adulta, Peter. Cresci há muito tempo.
- Prometeste não crescer.
- Não pude deixar de o fazer. Sou uma mulher adulta.
- Não, não és.
- Sou. E a pequenita que está na minha cama é a minha filha.
- Não é nada!

Mas ele pensava que sim e, com a espada na mão, deu um passo para a cama onde dormia a criança. Claro que não a atacou. Em vez disso sentou-se no chão e começou a soluçar; e Wendy não soube confortá-lo, embora em tempos tivesse sido capaz de o fazer facilmente. Agora era apenas uma mulher e saiu do quarto para tentar pensar.

J. M. Barrie, Peter Pan


Texto disponível no site:
http://umquartodefadas.blogspot.com/2008/11/procura-de-peter-pan.html


Compreensão e interpretação


A leitura do texto e o filme devem ter subsidiado os alunos para responderem corretamente as questões propostas abaixo.
1- Procure no texto referências que permitam afirmar que:


Wendy já não é criança,                             mas Peter continua a ser.
_______________________                        ___________________________
Wendy sente culpa por ter crescido,             mas também sente que vale a pena crescer.
_____________________________             ____________________________________


2- Da leitura pode-se concluir que:
a- Crescer é perder. O que Wendy perdeu?
b- Crescer é ganhar. O que Wendy ganhou?
3- O que se pode entender por: «ó Peter, não desperdices o pó das fadas comigo» (l.19)
4- Você acredita que Peter Pan realmente podia voar? Qual será o sentido que pode-se entender por "voar"?
5- Você deve ter percebido que o texto está sem título. Crie um título que represente bem o assunto tratado.
6- O país de fantasia existe?

Avaliação


O professor deverá recolher as respostas escritas dos alunos para avaliação individual. Deverá posteriormente socializar com a turma as respostas interessantes.

Para incentivá-los a melhorar sempre, deverá elogiar e chamar a atenção dos estudantes para algumas respostas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eunice Evangelista Fraga, Escola Municipal Raimundo das Chagas Quintão , Minas Gerais - disse:
    eu.evangelista@yahoo.com.br

    17/06/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito do trabalho com o filme de desenho Peter Pan, as atividades são coerentes ao texto e desenvolve o raciocínio dos alunos. Na minha opinião a unica parte que eu acrescentaria é pedir para que eles ilustrassem o tema com desenhos. Gostei muito Nota míxima! Boa Tarde 17/06/12


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.