Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Christmas!

 

16/11/2009

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso da forma futura 'be going to', bem como vocabulário sobre o Natal.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Verb To be
  • Vocabulário referente aos membros da família
Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa em sala de aula

- Uso da sala de vídeo (opcional)

AULA 1

Motivação

Mostre aos alunos a gravura de uma Christmas Tree. Se preferir, você pode desenhá-la no quadro.


http://www.inhabitat.com/wp-content/uploads/agreenerchristmastree.gif

Acesso em: 16/10/09

Pergunte aos alunos:

  • What is it?
  • Do you decorate a Christmas tree in your house?
  • When is Christmas?
  • What do we celebrate at Christmas?

 

Pergunte, também, como eles geralmente celebram o Natal.

  • Do you travel at Christmas?
  • What do you eat for Christmas dinner?

 

ATIVIDADE 1

Vamos ensinar aos alunos a usar a forma BE + GOING TO + VERB

Diga que vocês vão falar sobre os planos para o natal. Para isso, será necessário usar frases na forma futura. Diga também que quando estamos falando de ações planejadas, usamos a forma BE + GOING TO + VERB.

Escreva no quadro a seguinte frase, destacando o tópico em questão:

I AM GOING TO SPEND CHRISTMAS IN (nome da cidade).

 

Explique o significado do verbo 'spend' e, oralmente, dê mais exemplos como:

I'M GOING TO SPEND MY VACATION IN (nome da cidade)

MY SISTER LIKES TO SPEND HER HOLIDAYS AT THE BEACH.

 

Em seguida, pergunte a alguns alunos: WHERE ARE YOU GOING TO SPEND CRISTMAS? Incentive a participação de todos

Depois, peça que eles façam a mesma pergunta aos colegas ao redor. Coloque a pergunta no quadro para facilitar a produção oral dos alunos.Lembre-os de dar respostas completas.

Agora, os alunos vão dizer a você as respostas dos colegas. Lembre-os que ao contar onde os colegas vão passar o natal, deve-se usar o pronome He ou She + is going to + verb

Ex:

Aluno: "Camila is going to spend Christmas in São Paulo"

Ecreva no quadro uma das frases produzidas pelos alunos e peça-os que a transformem para as formas negativa e interrogativa. Exemplo:

  • CARLOS IS GOING TO SPEND CHRISTMAS IN PORTO ALEGRE
  • CARLOS ISN'T GOING TO SPEND CHRISTMAS IN PORTO ALEGRE
  • IS CARLOS GOING TO SPEND CHRISTMAS IN PORTO ALEGRE?

 

Como atividade extra-classe peça que perguntem a seus vizinhos e amigos onde vão passar o Natal. Eles devem, então, escrever cinco frases no caderno contendo as respostas obtidas.

AULA 2


Mostre aos alunos a gravura de um presente e escreva no quadro as palvras PRESENT = GIFT

 

 http://s3.amazonaws.com/pixmac-preview/present-5.jpg

Acesso em 16/10/09

Pergunte que tipo de gifts eles gostariam de ganhar no natal. Promova uma discussão perguntando o que eles julgam ser um GOOD GIFT ou um BAD GIFT.

Observação: Quando na forma plural, a palavra gifts não tem a letra 't' pronunciada. A pronúncia correta seria, então, /gifs/.

Em seguida, diga aos alunos para imaginarem que têm, por exemplo, R$ 20,00 para comprar um GIFT para alguém da família. Escrava no quadro;

  • What are you going to buy your mother/father?
  • Where are you going to buy it?


Faça a pergunta a dois ou três alunos e, em seguida, peça a eles que perguntem aos colegas ao redor.

Ao final da atividade, peça que eles relatem as frases dos colegas, sempre dando respostas completas em inglês.

Em seguida, entregue aos alunos a Folha de Atividades encontrada em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/cristmas

AULA 3:

Escreva no quadro a palavra SANTA CLAUS e pergunte aos alunos com que idade deixaram de acreditar em sua existência.

undefined

http://www1.istockphoto.com/file_thumbview_approve/4323458/2/istockphoto_4323458-santa-claus.jpg

Acesso em 16/10/2009

Música: "All I want for Christmas is you", por Mariah Carey

Pergunte aos alunos: "What do you want for Christmas?". Diga a eles que pensem em algo não material; alguém que eles gostariam de encontrar ou conhecer, good health, peace, good grades at school, entre outros.

Peça que eles dêem suas respostas usando a frase 'ALL I WANT FOR CHRISTMAS IS _____________'. Incentive a participação de todos.

Em seguida, distribua a letra da música "All I want for Christmas is you", da cantora Mariah Carey, disponível em: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/cristmas

A letra completa pode ser encontrada em: http://letras.terra.com.br/mariah-carey/6892/

A música pode ser encontrada no CD da cantora "Mariah Carey - The Ballads", da gravadora Som Livre. 

Alternativa: Você pode fazer esta atividade mostrando o vídeo da cantora, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=pA8UHeoYHQM

Os alunos vão completar os espaços em branco enquanto ouvem a canção. Toque a música duas vezes antes de corrigir a atividade. Ao final, toque a música uma terceira vez e incentive que todos cantem juntos.

AULA 4

Secret Santa (Amigo Secreto)

Escreva em pequenos pedaços de papel os nomes de todos os alunos da turma e coloque-os em um envelope. Peça a cada aluno que retire um papel. O nome que cada um sortear vai ser seu amigo secreto.

Atividade:

Cada aluno deve fazer um Christmas card para o colega que ele sorteou.

undefined

http://3.bp.blogspot.com/_pRrgVOeyl_Q/SQeEhVL0g0I/AAAAAAAABbc/yieu72ewtnc/s320/BlueDoveCard(open).jpg

Acesso em 16/10/09

Observação: Lembre-os que esta é uma atividade de Secret Santa e, portanto, os nomes não podem ser revelados até a entrega dos cartões.

Disponibilize folhas de papel em branco (ou pedaço de cartolina) e peça que sejam dobradas ao meio. Os alunos devem usar canetas hidrocor, brocal e outros materiais para fazerem seus cartões de natal. Todos os cartões devem ser ilustrados e conter frases em inglês.

Para sugestões de frases de cartões de natal, acesse: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/cristmas

Observação: Lembre-se que a tradução mais comum para "Feliz Natal" é ,em inglês, "Merry Christmas"

Deixe que seus alunos abusem da criatividade e mãos à obra!

AULA 5

Chegou a hora de revelar o amigo secreto de cada aluno. Para tal, de um a um, os alunos devem se levantar e ir até a frente da sala com seus cartões em mãos. Eles devem fazer uma breve descrição, em inglês, de seu amigo secreto.Toda a turma pode tentar descobrir.

Ao ser revelado, entrega-se o cartão de natal e o aluno que o recebeu repete a ação acima descrita.

undefined

http://farm4.static.flickr.com/3189/3113986216_fcb78c67ba_b.jpg

Acesso em 16/10/09

Avaliação

Os alunos devem ser avaliados quanto às produções orais e escritas referentes ao uso da forma futura 'be going to'. Fique atento, principalmente, às interações aluno-aluno em sala de aula. Além disso, podem ser avaliados os cartões de natal produzidos em sala de aula. Leve em consireração aspectos como criatividade, interese e cumprimento da tarefa no tempo previsto.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 0/4 - 0%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 1/4 - 25%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosana Cardoso, Cemade , Paraná - disse:
    roap.cardoso@yahoo.com.br

    14/12/2012

    Quatro estrelas

    Gostei. Os alunos ficaram animados com o amigo secreto.


  • Vanessa, UFU , Minas Gerais - disse:
    luludason@yahoo.com.br

    07/11/2011

    Quatro estrelas

    Natal é uma data tradicional, não há porquê fugir disso. Ao contrário da primeira pessoa que comentou, achei uma forma muito criativa de se trabalhar o tema, aulas motivadoras e interessantes, adorei a ideia dos cartões, os alunos vão amar!


  • Gislene, nenhuma , São Paulo - disse:
    gislenera@yahoo.com.br

    22/04/2011

    Uma estrela

    Um a aula nem planejada, mas com um conteúdo muito tradicional.


  • Audecir Silva dos Santos, COLEGIO MUNICIPAL ADEVAN VERCOSA E SILVA , Alagoas - disse:
    audecirsantos@hotmail.com

    25/11/2010

    Três estrelas

    Gostei muito desta aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.