16/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso da forma futura 'be going to', bem como vocabulário sobre o Natal.
- Aula interativa em sala de aula
- Uso da sala de vídeo (opcional)
AULA 1
Motivação
Mostre aos alunos a gravura de uma Christmas Tree. Se preferir, você pode desenhá-la no quadro.
http://www.inhabitat.com/wp-content/uploads/agreenerchristmastree.gif
Acesso em: 16/10/09
Pergunte aos alunos:
Pergunte, também, como eles geralmente celebram o Natal.
ATIVIDADE 1
Vamos ensinar aos alunos a usar a forma BE + GOING TO + VERB
Diga que vocês vão falar sobre os planos para o natal. Para isso, será necessário usar frases na forma futura. Diga também que quando estamos falando de ações planejadas, usamos a forma BE + GOING TO + VERB.
Escreva no quadro a seguinte frase, destacando o tópico em questão:
I AM GOING TO SPEND CHRISTMAS IN (nome da cidade).
Explique o significado do verbo 'spend' e, oralmente, dê mais exemplos como:
I'M GOING TO SPEND MY VACATION IN (nome da cidade)
MY SISTER LIKES TO SPEND HER HOLIDAYS AT THE BEACH.
Em seguida, pergunte a alguns alunos: WHERE ARE YOU GOING TO SPEND CRISTMAS? Incentive a participação de todos
Depois, peça que eles façam a mesma pergunta aos colegas ao redor. Coloque a pergunta no quadro para facilitar a produção oral dos alunos.Lembre-os de dar respostas completas.
Agora, os alunos vão dizer a você as respostas dos colegas. Lembre-os que ao contar onde os colegas vão passar o natal, deve-se usar o pronome He ou She + is going to + verb
Ex:
Aluno: "Camila is going to spend Christmas in São Paulo"
Ecreva no quadro uma das frases produzidas pelos alunos e peça-os que a transformem para as formas negativa e interrogativa. Exemplo:
Como atividade extra-classe peça que perguntem a seus vizinhos e amigos onde vão passar o Natal. Eles devem, então, escrever cinco frases no caderno contendo as respostas obtidas.
AULA 2
Mostre aos alunos a gravura de um presente e escreva no quadro as palvras PRESENT = GIFT
http://s3.amazonaws.com/pixmac-preview/present-5.jpg
Acesso em 16/10/09
Pergunte que tipo de gifts eles gostariam de ganhar no natal. Promova uma discussão perguntando o que eles julgam ser um GOOD GIFT ou um BAD GIFT.
Observação: Quando na forma plural, a palavra gifts não tem a letra 't' pronunciada. A pronúncia correta seria, então, /gifs/.
Em seguida, diga aos alunos para imaginarem que têm, por exemplo, R$ 20,00 para comprar um GIFT para alguém da família. Escrava no quadro;
Faça a pergunta a dois ou três alunos e, em seguida, peça a eles que perguntem aos colegas ao redor.
Ao final da atividade, peça que eles relatem as frases dos colegas, sempre dando respostas completas em inglês.
Em seguida, entregue aos alunos a Folha de Atividades encontrada em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/cristmas
AULA 3:
Escreva no quadro a palavra SANTA CLAUS e pergunte aos alunos com que idade deixaram de acreditar em sua existência.
http://www1.istockphoto.com/file_thumbview_approve/4323458/2/istockphoto_4323458-santa-claus.jpg
Acesso em 16/10/2009
Música: "All I want for Christmas is you", por Mariah Carey
Pergunte aos alunos: "What do you want for Christmas?". Diga a eles que pensem em algo não material; alguém que eles gostariam de encontrar ou conhecer, good health, peace, good grades at school, entre outros.
Peça que eles dêem suas respostas usando a frase 'ALL I WANT FOR CHRISTMAS IS _____________'. Incentive a participação de todos.
Em seguida, distribua a letra da música "All I want for Christmas is you", da cantora Mariah Carey, disponível em: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/cristmas
A letra completa pode ser encontrada em: http://letras.terra.com.br/mariah-carey/6892/
A música pode ser encontrada no CD da cantora "Mariah Carey - The Ballads", da gravadora Som Livre.
Alternativa: Você pode fazer esta atividade mostrando o vídeo da cantora, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=pA8UHeoYHQM
Os alunos vão completar os espaços em branco enquanto ouvem a canção. Toque a música duas vezes antes de corrigir a atividade. Ao final, toque a música uma terceira vez e incentive que todos cantem juntos.
AULA 4
Secret Santa (Amigo Secreto)
Escreva em pequenos pedaços de papel os nomes de todos os alunos da turma e coloque-os em um envelope. Peça a cada aluno que retire um papel. O nome que cada um sortear vai ser seu amigo secreto.
Atividade:
Cada aluno deve fazer um Christmas card para o colega que ele sorteou.
Acesso em 16/10/09
Observação: Lembre-os que esta é uma atividade de Secret Santa e, portanto, os nomes não podem ser revelados até a entrega dos cartões.
Disponibilize folhas de papel em branco (ou pedaço de cartolina) e peça que sejam dobradas ao meio. Os alunos devem usar canetas hidrocor, brocal e outros materiais para fazerem seus cartões de natal. Todos os cartões devem ser ilustrados e conter frases em inglês.
Para sugestões de frases de cartões de natal, acesse: http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/cristmas
Observação: Lembre-se que a tradução mais comum para "Feliz Natal" é ,em inglês, "Merry Christmas"
Deixe que seus alunos abusem da criatividade e mãos à obra!
AULA 5
Chegou a hora de revelar o amigo secreto de cada aluno. Para tal, de um a um, os alunos devem se levantar e ir até a frente da sala com seus cartões em mãos. Eles devem fazer uma breve descrição, em inglês, de seu amigo secreto.Toda a turma pode tentar descobrir.
Ao ser revelado, entrega-se o cartão de natal e o aluno que o recebeu repete a ação acima descrita.
http://farm4.static.flickr.com/3189/3113986216_fcb78c67ba_b.jpg
Acesso em 16/10/09
Os alunos devem ser avaliados quanto às produções orais e escritas referentes ao uso da forma futura 'be going to'. Fique atento, principalmente, às interações aluno-aluno em sala de aula. Além disso, podem ser avaliados os cartões de natal produzidos em sala de aula. Leve em consireração aspectos como criatividade, interese e cumprimento da tarefa no tempo previsto.
Três estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/12/2012
Quatro estrelasGostei. Os alunos ficaram animados com o amigo secreto.
07/11/2011
Quatro estrelasNatal é uma data tradicional, não há porquê fugir disso. Ao contrário da primeira pessoa que comentou, achei uma forma muito criativa de se trabalhar o tema, aulas motivadoras e interessantes, adorei a ideia dos cartões, os alunos vão amar!
22/04/2011
Uma estrelaUm a aula nem planejada, mas com um conteúdo muito tradicional.
25/11/2010
Três estrelasGostei muito desta aula.