Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


DESENHO GEOMÉTRICO – CRIAÇÃO DE UMA LOGOMARCA UTILIZANDO AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS

 

07/11/2009

Autor y Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Proporcionalidade e Equivalência
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a aplicar os conceitos de transformações geométricas na criação de uma logomarca.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada (100 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer e aplicar as transformações geométricas a serem utilizadas (Homotetia, Rotação, Translação, Simetria Central ou Meio-Giro e Simetria Axial ou Reflexão) e seus elementos e propriedades.

Estratégias e recursos da aula

Materiais necessários para a realização da atividade:

             - Lápis ou lapiseira;

            - Caneta hidrográfica colorida;

            - Lápis de cor;

            - Papel sulfite A4;

            - Par de esquadros;

            - Compasso.

- Introdução ao tema

Professor, faça uma breve revisão sobre as transformações, relembrando suas propriedades e características. Cite situações em que essas transformações pontuais podem ser utilizadas em nosso dia-a-dia.

            Mostre imagens de algumas marcas que podem ter sido feitas através de transformações geométricas e instigue os alunos a identificar quais são elas.

            Imagens que podem ser utilizadas:

 

Imagem 1 - Logomarca da Adidas: http://4.bp.blogspot.com/_aEgTedPqUK4/R2lhJ-9xhXI/AAAAAAAAC0U/eU0y6omS_og/s1600-h/logo.jpg

Imagem 2 – Logomarca do antivírus AVG: http://2.bp.blogspot.com/_aEgTedPqUK4/SeUZOqUU2RI/AAAAAAAASHw/FEbHbkQa43k/s1600-h/avg+logo.jpg

Imagem 3 – Logomarca da Cacau Show: http://2.bp.blogspot.com/_aEgTedPqUK4/SHwC3xZQqJI/AAAAAAAAHws/4UTvSkdquP0/s1600-h/cacau+logo.jpg

No site http://mundodasmarcas.blogspot.com/ podem ser encontrados logotipos de diversas empresas.

- Atividade

Divida em grupos de quatro alunos cada.

          Proponha a cada grupo que crie uma logomarca para uma empresa diferente. Nessa atividade, o grupo estará livre para escolher a que tipo de empresa irão destinar seus desenhos e as transformações que serão aplicadas.

          Ao término dessa primeira etapa, solicite aos grupos que entreguem uma espécie de relatório, contendo o nome da empresa, segmento da mesma, descrição do processo de criação da logomarca e de como foi feita a transformação aplicada.

Outra sugestão para realização dessa mesma atividade:

            Se na escola houver um laboratório de informática disponível para os alunos usarem nessa aula, a criação da marca poderá ser desenvolvida utilizando o software livre GeoGebra, que está disponível para download no site http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55 . Veja na imagem abaixo a interface:

Na barra de tarefas do programa há um botão    com opções de diversas transformações geométricas.

No GeoGebra o aluno poderá criar e desenhar várias figuras através de suas ferramentas     . No link http://videolog.uol.com.br/video.php?id=318748 você encontra um vídeo contendo instruções sobre o programa.

            Durante a aula oriente os alunos e faça observações quanto à diferença de ação do desenho de uma transformação geométrica manual e feita pelo software. Exemplo: Quando fazemos um desenho aplicando a Homotetia manualmente, precisamos fazer vários traços auxiliares, unindo os pontos da figura ao centro de homotetia e utilizamos a razão entre as figuras em forma de fração (ex. ½), contando também com o Teorema de Tales para dividir os segmentos e aplicar a razão. No GeoGebra, desenhamos a figura original e determinamos também o centro de homotetia. Selecionando a ferramenta “Ampliar ou reduzir objeto a partir de um ponto por um determinado fator”  , clicamos na figura e no ponto que será o centro de homotetia, a seguir, abre-se uma caixa de diálogos (como na imagem abaixo) na qual digitamos o fator (ex. 0,5).

Na f igura abaixo vemos um exemplo de logomarca possível de ser criada no GeoGebra, utilizando a ho motetia.

Essa atividade terá o mesmo fundamento do que a sugerida anteriormente e seguirá o mesmo processo (criação da logomarca para uma empresa, relatório com todos os dados do trabalho). Mas nesse caso, seria interessante que os alunos fizessem o trabalho em dupla, pois assim poderiam trabalhar melhor.

Recursos Complementares

Encontre informações complementares em:

http://www.sato.prof.ufu.br/Constr-ReguaCompasso/Constr-ReguaCompasso.html

http://blogs.esecs.ipleiria.pt/eb1mat/files/2007/03/texto2.pdf

JORGE, Sonia Maria Gonçalves. Desenho Geométrico: ideias e imagens, volume 4. São Paulo: Saraiva, 2008.

PINHEIRO, Virgilio Athayde. Geometrografia 2. Rio de Janeiro: Aula Editora, 1986.

Avaliação

Avalie os alunos pelos trabalhos produzidos. Observe se souberam utilizar e aplicar de forma adequada as transformações. Use também os relatórios entregues como meio de avaliação.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Andreia Feleck, E.E.E.Médio Elvira Jost , Rio Grande do Sul - dijo:
    deiaschnorr@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela ótima idéia!!! Vou tentar aplicar com meus alunos


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.