02/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Instruções para o professor:
Os alunos recebem duas resenhas de filme à escolha do professor. Primeiro, o professor trabalha as características essenciais desse gênero. Em seguida, os alunos são convidados a escolherem um filme de sua preferência. Então, eles terão a tarefa de tentar convencer dois amigos para assistir a esse filme, usando informação que obtiveram na resenha do filme. Após chegarem a um acordo sobre qual filme assistir, os grupos reportarão suas escolhas para toda a sala.
Como uma extensão dessa atividade os alunos podem votar nos três filmes que eles gostariam de assistir. Eles – a turma toda-, então, assistem aos trailers desses três filmes para, finalmente, escolherem um filme para assistir.
Movie session: O professor pode trazer o filme e passar algumas cenas para os alunos. É importante que os alunos tenham uma tarefa a cumprir ao assistir o filme.
Click no link http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/climene-arruda/self--study-activity como um exemplo de atividade que eles podem fazer ao assistirem o filme ou algumas cenas do filme.
Observação: A tarefa proposta nessa aula simula um evento comunicativo. Os estudantes obtêm informação (leitura da resenha) para tomada de decisões (resolver um problema): qual filme assistir. O foco da atividade é no significado e eles terão que negociar esse significado para chegarem a um resultado (escolha do filme).
WARM-UP:
Pergunte aos alunos se eles geralmente lêem resenhas de filme antes de ir ao cinema. Caso não, sugira que eles o façam a próxima vez que forem escolher um filme para assistir e observar se foi proveitoso a leitura da resenha para obtenção de informação sobre o filme.
Peça aos alunos para responderem a seguinte pergunta:
1-What information do you expect to find in a movie review?
READING:
A-You are going to receive two movie reviews and you will have to choose one of your preference. First, take a look at the two movies reviews and check the essential characteristics of a movie review.
O professor deve escrever no quadro as respostas dos alunos para construir junto com eles as características do gênero resenha de filme.
1-What are the essential components of a movie review? Movie Title, movie picture, genre ; comedy, science fiction, etc; synopsis (plot) , critics reviews, user reviews, cast, show times , trailers, credits ad awards, release date, etc.
Now, let’s continue analyzing a movie review.
2-What is the purpose of a movie review ? To arise people’s curiosity about a story, to inform people about a movie, …
3- What is the possible influence on its readers? People may watch or not the movie.
4-Who usually reads it? People who like movies or are willing to watch the movie.
5- Why people read it? To get to know about a movie, if it is recommended or not, to get information about the actors; actresses, about the production, the songs, etc Also to leave comments about the movie.
6- Who writes it? Who else can add comments? Professionals. Readers can also add comments and evaluate the film.
7-Where can you find a movie review? On the Internet, newspapers, magazines
8-Is the language formal or informal? Formal ( or semi-formal for users comments)
9- How is the text organized? The text is usually organized in short narratives combined with descriptions of places and characters. They use a lot of adjectives. They use some suspense to make people want to see the movie.
OBS: Sugestão de sites para encontrar mov ie reviews e the mo vie trailers
B-Now read the two movie reviews and choose one you like.
SPEAKING:
ROLE-PLAY
Invite your friends to watch the movie you have picked. Give details and set a date and time with them.
Example:
A- Hey, How about watching WALL-E this Saturday?
B- WALL-E? Is it a children’s movie? What is it about?
A- Well, it’s a children’s movie but I guess it is really good. It is about….
If you agree:
B- Ok. Where’s it playing?
A-At…
B-At what time?
A-Six o’clock, I think.
B-All right. I’ll give you a call.
A-Good.
If you disagree:
B- Oh no, I don’t like this kind of movie. How about seeing ………? It is about a ……
A-All right then.
Alguns grupos podem apresentar seus role plays para a sala toda.
REPORT:
Our group is going to watch ……… (o professor escreve os filmes de cada grupo no quadro).
EXTENSION: The whole class vote for three movies. You watch these three movie trailers and finally you choose one film the whole class would like to watch.
O professor pode avaliar a produção oral dos alunos. Pode-se avaliar o cumprimento da tarefa em si, o que seria uma oportunidade retrospectiva para avaliar o processo. Algumas sugestões de perguntas:
1- O que você aprendeu ao fazer essa tarefa?
2- O que gostou? (ou não gostou?)
3- O que foi difícil? Como fez para resolver essa dificuldade?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!