Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


How about going to the movies?

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Kaciana Fernandes Alonso
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Praticar funções comunicativas: Falar sobre preferências, dar opinião, concordar ou não, convidar seus amigos para ver um filme, ser persuasivo (convencer o outro a assistir o filme de sua preferência).
  • Desenvolver estratégias de leitura (skimming e scanning)
  • Levantar as características do gênero resenha de filme (movie review)
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Instruções para o professor:

Os alunos recebem duas resenhas de filme à escolha do professor. Primeiro, o professor trabalha as características essenciais desse gênero. Em seguida, os alunos são convidados a escolherem um filme de sua preferência. Então,  eles terão a tarefa de tentar convencer dois amigos para assistir a esse filme, usando informação que obtiveram na resenha do filme. Após chegarem a um acordo sobre qual filme assistir, os grupos reportarão suas escolhas para toda a sala.

Como uma extensão dessa atividade os alunos podem votar nos três filmes que eles gostariam de assistir. Eles – a turma toda-, então, assistem aos trailers desses três filmes para, finalmente, escolherem um filme para assistir.

Movie session: O professor pode trazer o filme e passar algumas cenas para os alunos. É importante que os alunos tenham uma tarefa a cumprir ao assistir o filme.

Click no link http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/climene-arruda/self--study-activity como um exemplo de atividade que eles podem fazer ao assistirem o filme ou algumas cenas do filme.

Observação: A tarefa proposta nessa aula simula um evento comunicativo. Os estudantes obtêm informação (leitura da resenha) para tomada de decisões (resolver um problema): qual filme assistir. O foco da atividade é no significado e eles terão que negociar esse significado para chegarem a um resultado (escolha do filme).

WARM-UP:

Pergunte aos alunos se eles geralmente lêem resenhas de filme antes de ir ao cinema. Caso não, sugira que eles o façam a próxima vez que forem escolher um filme para assistir e observar se foi proveitoso a leitura da resenha para obtenção de informação sobre o filme.

Peça aos alunos para responderem a seguinte pergunta:

1-What information do you expect to find in a movie review?

READING:

A-You are going to receive two movie reviews and you will have to choose one of your preference. First, take a look at the two movies reviews and check the essential characteristics of a movie review.

O professor deve escrever no quadro as respostas dos alunos para construir junto com eles as características do gênero resenha de filme.

1-What are the essential components of a movie review? Movie Title, movie picture, genre ; comedy, science fiction, etc; synopsis (plot) , critics reviews, user reviews, cast, show times , trailers, credits ad awards,  release date, etc.

Now,  let’s continue analyzing a movie review.

2-What is the purpose of a movie review ? To arise people’s curiosity about a story, to inform people about a movie, …

3- What is the possible influence on its readers? People may watch or not the movie.

4-Who usually reads it? People who like movies or are willing to watch the movie.

5- Why people read it? To get to know about a movie, if it is recommended or not,  to get information about the actors; actresses, about the production, the songs, etc Also to leave comments about the movie.

6- Who writes it? Who else can add comments? Professionals. Readers can also add comments and evaluate the film.

7-Where can you find a movie review? On the Internet, newspapers, magazines

8-Is the language formal or informal? Formal ( or semi-formal for users comments)

9- How is the text organized?  The text is usually organized in short narratives combined with descriptions of places and characters. They use a lot of adjectives. They use some suspense to make people want to see the movie.

OBS: Sugestão de sites para encontrar mov ie reviews e the mo vie trailers

http://movies.yahoo.com/

http://www.imdb.com/

B-Now read the two movie reviews and choose one you like.

SPEAKING:

ROLE-PLAY

Invite your friends to watch the movie you have picked. Give details and set a date and time with them.

Example:

A- Hey, How about watching WALL-E this Saturday?

B- WALL-E? Is it a children’s movie? What is it about?

A- Well, it’s a children’s movie but I guess it is really good. It is about….

If you agree:

B- Ok. Where’s it playing?

A-At…

B-At what time?

A-Six o’clock, I think.

B-All right. I’ll give you a call.

A-Good.

If you disagree:

B- Oh no, I don’t like this kind of movie. How about seeing ………? It is about a ……

A-All right then.

Alguns grupos podem apresentar seus role plays para a sala toda.

REPORT:

Our group is going to watch ……… (o professor escreve os filmes de cada grupo no quadro).

EXTENSION: The whole class vote for three movies. You watch these three movie trailers and finally you choose one film the whole class would like to watch.

Avaliação

O professor pode avaliar a produção oral dos alunos. Pode-se avaliar o cumprimento da tarefa em si, o que seria uma oportunidade retrospectiva para avaliar o processo. Algumas sugestões de perguntas:

1-    O que você aprendeu ao fazer essa tarefa?

2-    O que gostou? (ou não gostou?)

3-    O que foi difícil? Como fez para resolver essa dificuldade?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.