15/11/2009
Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Preposições indicando direções
Preposições de lugar
Passado Simples
Estratégias de compreensão oral
Inferência a partir da associação entre informação verbal e não-verbal
O material complementar dessa aula (handout) bem como as orientações para você, professor, foram elaborados pelas autoras e estão disponíveis em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/treasure-map (acesso 17/10/09)
1a aula
Step 1
Essa aula deve acontecer no laboratório de informática da escola. Caso não seja possível o acesso de todos os alunos a computadores conectados à Internet, você, professor, pode acessar o site indicado e projetá-lo no quadro com o auxílio de um datashow.
1. Reúna a turma no laboratório de informática ou numa sala onde haja um computador conectado à web e um projetor e acesse:
http://www.britishcouncil.org/kids-stories-treasure-map-popup.htm (acesso 17/10/09)
Não se esqueça de ligar as caixas de som. Cada cena traz o texto escrito e falado.
Imagem do site http://www.britishcouncil.org/kids-stories-treasure-map-popup.htm (acesso 17/10/09)
2. Abra uma cena de cada vez. A cada cena, pare e explore o vocabulário com os alunos, verificando também sua compreensão da seqüência/estória. Oriente-os a observar a cena e as ilustrações para facilitar a compreensão.
3. Pare quando aparecer a tela com as instruções para impressão do mapa. Neste momento, você deve entregar os mapas para os alunos. Você pode distribuir um mapa para cada aluno ou pedir que pares ou grupos de 3 alunos dividam um mesmo mapa. A partir da próxima cena, o papagaio dará as orientações para que eles sigam o mapa. Pare a cada cena e explique as direções, permitindo aos alunos algum tempo para que desenhem o percurso em seus mapas.
4. Ao terminar a estória, clique no comando “Play the story again?” .
Repita a estória por no máximo mais duas vezes, para que os alunos desenhem suas rotas em seus mapas.
5. Após a última exibição da estória, clique no comando “see route” para que os alunos confiram o percurso que fizeram.
6. Caso eles estejam em dúvida sobre alguma parte, reinicie a estória e pule as primeiras cenas, até o momento em que aparece na tela o comando “view map”.
Clique neste comando e a tela mudará, mostrando o mapa. Siga os passos dos personagens, desta vez apontando a rota no mapa da tela e conferindo a rota traçada pelos alunos.
2a e 3a aulas
Step 2
1. Distribua a folha ilustrada com as direções e peça aos alunos que escrevam as direções abaixo das ilustrações correspondentes. Confira as respostas e pratique a pronúncia das direções com a turma.
Respostas: a) Go through the tunnel, b) Behind, c) Turn right, d) Walk straight ahead for 10 metres, e) Walk 80 metres north, f) Go straight on, g) Turn left, h) Cross the bridge, i) It’s over there, j)
Go along the beach
Step 3
1. Divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo deverá ter o nome de uma cor diferente.
2. Peça aos alunos que escrevam as direções para o esconderijo do tesouro considerando algum espaço da escola, como o pátio, quadra de esportes, auditório ou, caso haja algum parque ou praça seguros nas proximidades da escola, de um destes locais. Não se esqueça de orientá-los sobre as direções (norte, sul, leste e oe ste). Estimule-os a ser bem criativos e a elaborar um mapa bem desafiador.
3. Cada grupo deve trazer uma “arca do tesouro” para ser escondida. Esta arca deve estar cheia de coisas interessantes como doces, livros ou revistas em quadrinhos usadas ou antigas, algum material escolar, como canetas, lápis e borrachas ou outra coisa acessível para o grupo trazer.
4. Cores: Cada grupo deve marcar suas orientações e sua arca com a cor do nome de seu grupo.
5. Assim que esconderem suas arcas (sem que os componentes dos outros grupos vejam), Os grupos devem trocar os mapas entre si e iniciarem a caça ao tesouro.
6. Caso algum grupo encontre uma arca que não esteja marcada com a mesma cor de seu mapa (orientações), deverá ficar em silêncio e deixá-la onde está, sob pena de sair da brincadeira.
7. Ao encontrar o tesouro, o grupo deve dividi-lo entre seus componentes.
Mapas da sua cidade ou bairro
A avaliação dessa aula acontecerá em dois momentos:
1. Avaliação da compreensão oral através do desenho da rota em mapas
2. Avaliação da produção escrita e compreensão leitora através da confecção e interpretação dos mapas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!