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Resgatando histórias: a construção de um livro de memórias familiares

 

06/11/2009

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, ao fim desta proposta de aulas, poderá: despertar o prazer pela leitura e escrita, a partir do incentivo que receberão pela produção de seu próprio livro; conhecer a organização (as partes) de um livro; compreender a importância de se resgatar a memória familiar para a construção de uma identidade; produzir textos (gênero textual Entrevista), apurar os dados, relacionar informações lidas/ouvidas; aprimorar sua capacidade de expressão escrita e oral; refletir sobre as características sociais em diferentes épocas;

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam ter uma noção básica de como se realiza uma entrevista e ter domínio de leitura e escrita, pelo menos no que tange à localização de informações explícitas e fontes de pesquisa. Eles também precisam saber diferenciar um texto narrado em 1ª pessoa dos demais. Explicações a respeito encontram-se na 2ª aula.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA


Professor, essa sequência de aulas tem como objetivo levar os alunos a conhecerem um pouco mais sobre a estrutura de um livro e a tomarem gosto por ele. Além disso, visa levá-los a conhecer mais a sua memória familiar, através de entrevistas e pesquisas, registrando-a, posteriormente, em um livro. Cada aluno deverá entrevistar seus familiares, pesquisar, colher fotos e informações para a construção do livro.

O primeiro passo é a coleta de dados. Para isso, ensine a eles quais são os procedimentos para se conduzir uma entrevista, já que eles terão que entrevistar seus familiares a fim de obter os dados para a elaboração do livro.


Como exemplo, mostre a eles uma entrevista realizada por Jô Soares com o ator mexicano Carlos Villagrá, o Kiko do seriado Chaves. http://www.youtube.com/watch?v=1QqCk-DDD-4 [Acesso em 16/09/09]. Demonstre a diferença de intencionalidade existente entre uma entrevista oral e uma entrevista escrita, que terá que ser feita pelo aluno.


Agora, apresente a eles os procedimentos para se realizar a entrevista:


- O aluno deve estar munido de lápis e papel para tomar nota das repostas, ou de algum aparelho que registre as respostas/falas dos entrevistados -  áudio -, conforme preferir;


- Ele deve ser criterioso ao escolher os entrevistados. Para isso, deve ter em mente as perguntas que pretende fazer e as respostas que precisa obter;


- Para iniciar a entrevista é importante que ele explique ao entrevistado em que consistem as perguntas feitas e qual é o objetivo delas;


- Aconselha-se que se procure para entrevistar pessoas mais velhas da família, que saberão contar mais coisas sobre o passado;


- Ele deve começar com questões fáceis de responder (para deixar o entrevistado à vontade) e apresentar uma questão de cada vez;


- Deve evitar influenciar as respostas dadas e ouvir com atenção o que o entrevistado tem a dizer;


- Incentive o aluno que aproveite para perguntar ao entrevistado se ele tem alguma fotografia, reportagem de jornal ou revista antiga, ou algum objeto – que esteja relacionado com algo da entrevista - que possa dar ou emprestar para que se tire cópia, a fim de anexar depois no livro, como ilustração e utilizar em uma exposição final;

Professor, agora que você já falou sobre o que é indispensável à entrevista, oriente os alunos na formulação das perguntas que devem ser feitas. Os próprios alunos já podem pensar em quem entrevistarão e o que será relevante perguntar para obter bons resultados com a pesquisa. Sugira que eles incluam em seu questionário as seguintes perguntas:

1 - Descubra se a sua família é de origem rural ou urbana. A que atividade os seus avós se dedicavam?


2 - Pergunte sobre a descendência. Tem origem europeia, indígena ou asiática na família? Se sim, quais as marcas que esses descendentes deixaram para a atual geração?


3 - Qual o nível de escolaridade dos seus avós? E de seus pais? O sistema educacional na época deles era público (estadual ou municipal ou federal) ou privado (escola particular)?

4 - Que tipo de punições sofriam na escola? Qual a reação dos pais ao saberem que na escola o filho tinha sido punido dessa forma?

5 - Como se deslocavam até a escola? Havia problemas de segurança que deixavam os pais e filhos temerosos?


6 - Pergunte se houve mudanças no meio-ambiente (cidade em que viveram) de lá para cá, se essas mudanças foram positivas ou negativas.


7 - Pergunte sobre o que mudou em relação ao vestuário , aos costume s e à sociedade da é poca.


Após essas orientações, professor, de aos alunos um prazo de uma semana para que possam realizar uma boa entrevista e pesquisa. É pertinente que você ouça individualmente quais os procedimentos que cada um pretende tomar para saber se eles estão no caminho certo ou se possuem dúvidas. Para a aula seguinte eles terão que levar apenas as entrevistas por escrito alguma foto que tenham obtido.

2ª AULA


Professor, já com o material da pesquisa em mãos, oriente seus alunos a elaborarem um esquema de distribuição das respostas obtidas nas entrevistas, pensando na forma como serão distribuídas no livro. O que é relevante saber primeiro para que a história se torne coerente? E depois?


Explique aos alunos que eles deverão, a partir de todas as informações coletadas, criar um grande texto, que pode ser dividido em capítulos, narrando a sua trajetória familiar. Oriente-os a pensar quais as possibilidades de capítulos diferentes podem surgir. Por exemplo: um dos alunos tem em sua família descendência indígena e conseguiu entrevistar a avó que falou sobre o assunto. Ele deve, portanto, prever que um capítulo do livro será destinado ao tema, recebendo o título pertinente, à escolha do aluno.


O texto deve ser narrado em primeira pessoa. Oriente que a narração em primeira pessoa acontece quando o narrador participa dos acontecimentos. Então ele tem dupla função: é personagem e narrador, já que faz parte da história.
É preciso que o aluno compreenda que ele terá de transformar todas as informações colhidas no decorrer das entrevistas em um texto coeso e coerente. Então, após prever os capítulos que poderão ser construídos, ele pode iniciar a produção escrita.


Outro aspecto importante é que, durante o momento em que estiver escrevendo, o aluno busque um equilíbrio em relação à extensão dos capítulos. Isso evitará uma desarmonia textual indesejada, que prejudica a qualidade estética do trabalho. Além disso, para cada capítulo é importante que seja anexada uma foto ou feita uma ilustração para retratar o que está sendo dito. Então, durante a escrita, mesmo que não definitiva do texto, ele já deve pensar em como ficará o trabalho final. Exija capricho nos trabalhos confeccionados, demonstre que a preocupação com a estética do que está sendo produzindo não é mero formalismo, mas que é fundamental para melhorar a compreensão por parte dos leitores e apreciadores do texto.


Deixe-os livres para escolher se irão começar contando a história de seus antepassados ou se começarão dizendo de si, fazendo um processo de retorno ao passado. O importante é que o aluno saiba estabelecer uma sequência coerente em relação aos fatos, que não redundante, contraditório, ou prolixo em demasia.


Destine essa aula para a produção. Caso o tempo não seja suficiente para a conclusão da escrita, ocupe outra aula com o processo. É importante que o momento da escrita seja feito em classe, sob a sua orientação, professor, que deve estar atento a todos os detalhes de produção.


Textos escritos, recolha-os, faça correções e sugestões.

3ª AULA


Agora, professor, devolva os textos dos alunos, comente as correções que forem coletivas e oriente individualmente os casos que necessitarem de auxilio particular. Peça a reescrita do texto e, caso ainda julgar necessário, utilize mais uma aula antes de pedir a escrita do trabalho final. Apenas quando os resultados forem realmente satisfatórios, peça aos alunos que passem o texto a limpo já nas folhas de papel A4.


Se o tempo de aula for suficiente, oriente-os a confeccionar a parte interna do livro, que corresponde ao texto. Como essas já serão as cópias definitivas, eles já têm que estar preocupados com o espaço das ilustrações.

Recomenda-se que, de acordo com o tamanho de cada capítulo, seja destinada uma folha para cada um, acompanhada da sua respectiva foto ou ilus tração. Não se esqueç a aqui que a foto a se faz menção co rresp onde a qualquer material que tenha sido doado ou emprestado pelo entrevistado. Materiais que não possam ser anexados ao livro serão expostos numa exposição, na última aula.


Peça que dêem especial destaque aos títul os, compondo-os com letras trabalhadas como eram as capitulares dos antigos manuscritos. Mostre as imagens abaixo e explique que letras capitulares eram feitas pelos copistas de textos antigos, em que a primeira letra de uma sequência textual era sempre colocada em destaque, seja compondo um desenho ou apenas em fo rm ato maior que o restante do texto. Ainda hoje se usa a primeira letra em tamanho diferenciado para marcar o início de um texto.

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://gatopreto.ciberarte.com.br/wp-content/uploads/2008/03/naometoque02.jpg&imgrefurl=http://gatopreto.ciberarte.com.br/portfolio/246/nao-me-toque-em-pe-de-guerra.html&usg=__F-RY0XkOSHXsNTjFzA2q1YG3pDo=&h=368&w=490&sz=63&hl=pt-BR&start=20&um=1&tbnid=PdYkKNqgIrrg5M:&tbnh=98&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Dcapitulares%26hl%3Dpt-BR%26um%3D1 - [Acesso em 19/10/09].

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://guindo.pntic.mec.es/~jmag0042/capitulares.gif&imgrefurl=http://guindo.pntic.mec.es/~jmag0042/capitular.html&usg=__tUkHf4-4papQrihe3ERyef9ruME=&h=332&w=340&sz=32&hl=pt-BR&start=3&um=1&tbnid=JLGHtHpXu6Vj9M:&tbnh=116&tbnw=119&prev=/images%3Fq%3Dcapitulares%26hl%3Dpt-BR%26um%3D1 - [acesso em 19/10/09].


Logo abaixo do título, peça ao aluno que coloque o seu nome.


4ª AULA

Professor, nesta aula os alunos vão desenvolver as outras partes que compõem o livro.


Eles devem fazer um sumário. Explique aos alunos o que é um sumário, como ele é construído e, se for preciso, leia alguns com ele. Para isso, você pode usar os livros didáticos que os alunos trazem com eles nesse dia de aula. Isso facilitaria o acompanhamento das explicações por todos. Pode também levá-los à bilbioteca e pedir que cada um pegue um livro de literatura e, a partir daí, você dá as orientações e mostra as formas como esse texto é construído). Atente para os cuidade de que cada título corresponda a sua respectiva página. Explique que esse elemento facilita que se encontrem as partes de interesse no livro com mais facilidade.


Em seguida, peça a eles que cortem uma cartolina no tamanho correspondente a duas folhas de papel A4. Dobre-a ao meio, de forma que ela fique no formato de uma capa. Na parte frontal, o aluno deverá colocar o título do livro, o seu nome e pode criar um nome de editora. No espaço restante eles deverão fazer uma ilustração. Na parte de trás da capa ele pode escrever uma pequena apresentação sobre o livro, falando o que o leitor encontrará ao lê-lo.


Os alunos fi cam livres para colocar outros recursos, como contracapa ou dedicatória. Não intimide a processo criativo de seu aluno, dê espaço para que ele produza com criatividade.


Agora que todas as partes estão prontas, basta juntá-las. Pegue as folhas de papel A4. Coloque-as dentro da capa de cartolina. Com o furador de papel, faça dois furos na cartolina e passe o fio de lã ou cetim para que ele possa prender as folhas. Está pronto o livro com as memórias familiares!


A dinâmica agora, professora, é que seja feito um rodízio de livros na sala de aula, de forma que todos os livros sejam lidos por todos os colegas. Você verá, professor, como a perspectiva de ler sobre a vida do colega despertará neles o entusiasmo pela leitura dos livros.

5ª AULA


A dinâmica agora, professora, é que seja feito um rodízio de livros prodzidos pelos alunos na sala de aula, de forma que todos os livros sejam lidos por todos os colegas. Você verá, professor, como a perspectiva de ler sobre a vida do colega despertará neles o entusiasmo pela leitura dos livros. Durante esta etapa, permita que os alunos comentem entre si sobre os livros e abra espaço para que eles tirem dúvidas entre si sobre a leitura feita. Isso os preparará para a etapa da aula seguinte, que consiste em uma exposição dos livros durante o intervalo, com monitoramento dos alunos/escritores.

6ª AULA


Esta última proposta não acontecerá em momento de aula. Sugere-se que seja organizada uma exposição no intervalo com os livros dos alunos. Os livros podem ser expostos em uma bancada montada no pátio da escola. Cada aluno fica responsável por cuidar de s eu livro. Fazer o empréstimo durante o intervalo, tirar dúvidas dos leitores, etc.


Neste momento, também, pode ser apresentado algum material que tenha sido doado ou emprestado por algum familiar. Por exemplo, se a avó de um aluno – que era professora – fala com o neto sobre o uso da palmatória e tem uma guardada como relíquia, pode emprestá-la para compor a exposição. Essa é a hora de os alunos mostrarem todos os resultados que obtiveram com o seu trabalho.


Fica também como sugestão que você, professor, monte um caderno de comentário para os visitantes. Todo aluno que ler algum livro ou apreciar a exposição pode deixar um comentário no caderno sobre o mesmo. Os comentários podem ser um incentivo aos alunos. Eles sentirão seu trabalho valorizado. Todos esses aspectos acab am sendo canalizados para a importância de se ler e escrever. Eles sentirão que há pessoas interessadas nos trabalhos produzidos por eles. Perceberão que a palavra pode influenciar e cativar as pessoas ao seu redor e acabarão percebendo que essa é a função do livro: seduzir os seus leitores, assim como o escritor do texto fora, antes, seduzido pelas palavras.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, avalie os alunos em relação à qualidade da entrevista apresentada. É possível também analisar a capacidade de produção escrita do aluno durante a produção textual. Outro aspecto passível de análise é a capacidade de organização de idéias e o capricho na confecção do livro. Observe, ao final, o interesse do aluno pelo texto do colega.

Nesta etapa, incentive a troca de textos produzidos entre os alunos e as reescritas até que o texto fique bem escrito gramaticalmente e tenha informações relevantes sobre as histórias de vida narradas. Lembre-se que um texto pode levar tempo para ficar pronto. Quando você perceber que os alunos já não conseguem identificar 'problemas' nos textos lido, é hora de você ser a leitora e fazer as suas sugestões de correção e de aprimoramento da escrita. Cuidado para não encher de marcas o texto do aluno e não inutilizá-lo. Peça que reescrevam os textos e acompanhe a reescrita, orientando-os na compreensão da sua correção.

Estabeleça um código de correção com os alunos e explique bem os símbolos e o que representam quando aparecem no texto. Também é muito bom que você utilize uma folha que tenha uma das margens maior do que a outra e nesse espaço você possa registrar algum recado ou dar exemplos, sugestões de redação do trecho ao aluno. Esse código pode ser usado sempre e em todas as atividades de escrita.
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