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Jogos de arremessos e brincadeiras como estratégias para o ensino do handebol nas aulas de EF.

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer novas brincadeiras e suas variações, ampliando o acervo de práticas da cultura corporal.


Experimentar diversas formas de arremessar: parado, em movimento, com uma mão, com duas mãos.


Executar movimentos que estimulem a coordenação óculo-manual.


Executar diferentes tipos de fintas.

Estimular através de atividades lúdicas uma maior interação entre os colegas.

Duração das atividades
Uma aula. de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula os alunos não precisam ter conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

As brincadeiras e os jogos populares são atividades tradicionais que fazem parte da cultura corporal de movimento, dessa forma podem servir como importante ferramenta para o aprendizado  de maneira lúdica do handebol.  Essas atividades também estimulam uma maior intração entre os colegas de turma que tem a oportunidade de vivenciar situações em grupo diferentes das vividas em sala de aula.                                                                            

Caro professor, a primeira atividade desenvolvida será a brincadeira pique com bola, divida a turma em dois grupos mistos com o mesmo número de jogadores cada um (você pode dar nome aos grupos, por exemplo, grupo A e B) cada grupo atuará em uma metade da quadra, escolha um aluno de cada grupo para iniciar a brincadeira. O pique funciona da seguinte forma, o aluno escolhido pelo professor como o primeiro pegador deve receber uma bola, com esta bola ele tentará pegar um dos colegas do grupo através de um arremesso certeiro nas pernas dos colegas, assim que o pegador acertar um de seus colegas ele passa a ser também fugitivo e o aluno atingido pela bola passa a ser o novo pegador.
Dicas: Aumente o número de alunos pegadores, dessa forma mais alunos podem experimentar a função de pegador e a atividade torna-se mais dinâmica.

Professor, antes de iniciar a segunda atividade peça aos seus alunos que formem novos grupos, misturando os alunos dos dois grupos anteriores (dessa forma você possibilita que os alunos interajam com um número maior de colegas). A atividade desenvolvida será o pique com bola em dupla, neste pique a turma deve estar dividida em dois grupos cada grupo em uma metade da quadra. Peça aos alunos que formem duplas, apenas o pegador de cada grupo deve ficar sozinho, os alunos fugitivos devem deslocar-se pela quadra de mãos dadas, assim como no pique anterior o pegador deve pegar os alunos fugitivos através de um arremesso certeiro nas pernas dos colegas, o aluno atingido pela bola deve soltar a mão do seu colega de dupla e entrar para o pique, ou seja, passa a ser o novo pegador, o aluno da dupla que não foi atingido pela bola forma uma nova dupla com o aluno que estava na função de pegador.


A terceira atividade será o jogo dos arremessos nos alvos móveis, neste jogo a turma continua dividida em dois grupos mistos, um grupo joga contra o outro. O jogo acontece da seguinte forma, um grupo ocupa o espaço no fundo da quadra e tem como objetivo conduzir a bola através de sucessivos dribles / quiques (contatos da bola com o solo) até a linha de fundo do lado contrário, o outro grupo ocupará as linhas laterais da quadra e tem como objetivo acertar através de arremessos as bolas que estão sendo conduzidas pela equipe adversária.Uma equipe deve conduzir a bola até a linha de fundo contrária e em seguida retornar ao local de onde partiram, sempre se deslocando pelo meio da quadra, trocando em seguida de posição com a equipe adversária que estava em cima das linhas laterais. Cada jogador da equipe deve ter uma bola. Ao final de cada rodada é feita à contagem de pontos. A pontuação do jogo ocorre assim, cada vez que um aluno que está posicionado em cima das linhas laterais da quadra consegue acertar a bola de um aluno da equipe contrária que está em deslocamento pela quadra ele marca um ponto para a sua equipe.
Dicas: Professor se a sua escola não possui um número grande de bolas, realize essa atividade em duplas, o que reduzirá pela metade o número de bolas necessárias. Introduza uma pequena variação na forma dos alunos atravessarem a quadra, ao invés de cada um atravessar a quadra driblando (quicando a bola), peça que os alunos da mesma dupla façam este deslocamento trocando passes picado (a bola deve tocar ao solo antes de chegar nas mãos do companheiro).Para o outro grupo que tentará através de arremessos acertar a bola dos alunos que estão atravessando a quadra, peça que cada um dos alunos da dupla ocupe uma das linhas laterais da quadra exatamente na direção do seu companheiro, para que os dois possam arremessar (alternadamente) a mesma bola. Podemos usar bolas de diferentes tamanhos, formas e feitas de diferentes tipos de material.

A quarta atividade será o jogo dos arremessos nos alvos fixos, neste jogo a turma continua com a mesma formação da atividade anterior, dividida em dois grupos mist os, com o mesmo número de alunos em cada g rupo, e um grupo jog ando contra o outro. Pendure em cada trave três alvos diferentes; uma garrafa pet (2 litros), uma camisa e um arco. Cada time tem como objetivo realizar arremessos certeiros nos alvos que estão pendurados na trave do campo da equipe adversária e proteger os alvos que estão pendurados na trave do seu próprio campo.Cada vez que um dos alvos for acertado, a equipe do aluno que arremessou a bola marca um ponto. Os alunos podem deslocar-se por toda a quadra exceto dentro das áreas dos gols, neste jogo não utilizamos nenhum aluno na posição de goleiro. A movimentação da equipe em direção a quadra adversária se dará através de troca de passes entre os jogadores da mesma equipe, não sendo permitido deslocar driblando (quicando a bola). Durante o jogo também não permita que os alunos recuperem a bola da equipe adversária tomando a bola das mãos dos colegas, a bola só pode ser retomada através de uma interceptação de um passe. Divida o tempo total de jogo em duas partes iguais (dois tempos de jogo) ao final da primeira metade reserve alguns minutos (no máximo 5 minutos) para que os alunos discutam entre eles estratégias para melhorar o desempenho da equipe nas movimentações ofensivas e defensivas.


Dicas: Utilize diferentes formas de contar os pontos, por exemplo, garrafa pet vale três pontos, camisa dois pontos e arco um ponto. Esta atividade deve acontecer tendo em cada equipe no máximo doze ou treze jogadores, se a turma for grande (mais de vinte e cinco alunos) forme três equipes e promova um revezamento entre elas durante a aula.

Recursos Complementares

Consulte este livro:
MONTEIRO, A. A.; ALMEIDA, T. T. O. Educação Física no ensino fundamental: com atividades de inclusão. São Paulo: Cortez, 2008.

Vídeos indicados:


www.youtube.com/watch?v=RNPr8X21bUs

www.youtube.com/watch?v=Zh5VIz4A3to

Avaliação

Avaliação: No final da aula promova um debate entre os alunos, peça que eles apontem questões positivas e negativas sobre cada uma das atividades e também sobre a participação da turma de uma maneira geral na aula.

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