Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de passe e brincadeiras como estratégias para o ensino do handebol nas aulas de EF.

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinício Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estimular através de brincadeiras populares o desenvolvimento do fundamento drible.
Experimentar diferentes maneiras de passar a bola: passe lateral, picado e de ombro.
Desenvolver relações de cooperação entre os colegas através de estratégias que permitam que todos os alunos participem ativamente do jogo.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula os alunos não precisam ter conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A primeira atividade desenvolvida será a brincadeira “pique parede com bolas”. Nesta atividade dois alunos da turma serão escolhidos para serem os pegadores e estes alunos devem tentar pegar os colegas que estão se deslocando pela quadra. Os alunos fugitivos não podem ser pegos se estiverem encostados na parede ou grade da quadra. Todos os alunos estão sem bola com exceção dos pegadores que estão com bola e devem deslocar-se pela quadra driblando a bola.

Dicas: Uma alternativa para tornar o pique mais dinâmico e mais fácil para os pegadores que estão se deslocando com bola, por isso tem um grau de dificuldade maior que os fugitivos, é modificar o deslocamento dos alunos fugitivos pedindo que se desloquem saltando em um pé só, correndo de costas, correndo de lado.
Professor se na sua escola não tiver uma quadra cercada, utilize as marcações das linhas laterais e de fundo para funcionarem como “paredes”, se o espaço em que você leciona não tiver nenhuma marcação no chão utilize giz para fazer as marcações no chão e assim delimitar as regiões onde os alunos fugitivos estão salvos durante a brincadeira.

A segunda atividade será o jogo “bola ao tigre” neste jogo a turma é dividida em duas equipes. Cada equipe deve formar um círculo com os seus integrantes e enviar dois companheiros para ficar dentro do círculo da equipe adversária, estes jogadores serão chamados de “tigres”. Os jogadores de cada equipe passam a bola entre si sempre com passes que não podem ser mais altos do que altura de suas cabeças. Os “tigres” devem tentar interceptar os passes ou tocar em um aluno que está de posse de bola, quando isto acontece, ele marca um ponto e volta para junto da sua equipe, indicando outro companheiro da equipe para realizar a função de “tigre”. O jogo termina com a vitória da equipe que fizer vinte pontos primeiro.

Dicas: Professor em alguns momentos só permita que os alunos realizem passes de ombro, depois passe picado e por último somente passe lateral. Para que todos os alunos tenham oportunidade de passar a bola várias vezes durante a partida introduza a regra que proíbe que o jogador ao receber um passe devolva a bola para o mesmo companheiro, fazendo com que ele tenha que passar para outro aluno, o que possibilita que um maior número de alunos sejam incluídos na atividade.

Recursos Complementares

KROGER, C; ROTH, K. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte, 2006.

Vídeo indicado:
www.youtube.com/watch?v=JNtbluCQQTQ

Avaliação

No final da aula distribua uma ficha individual onde os alunos deverão explicar os tipos de passes que foram apresentados, tais como: passe lateral, picado e de ombro. Promova um debate com os alunos e peça a eles que levantem questões relacionadas aos tipos de passes executados durante o jogo, qual tipo de passe foi mais fácil de realizar, qual foi o mais difícil. Peça que eles indiquem quais os momentos adequados para realizarem um determinado passe, por exemplo, o passe picado. Essa ficha deverá ser entregue na próxima aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.