25/11/2009
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Nessa aula o(a) professor(a) irá trabalhar com a releitura de uma obra de arte. Para tanto, retoma com as crianças algumas orientações trabalhadas na aula passada sobre a preparação da tinta.
No momento de apreciação da obra, o(a) professor(a) orienta os alunos a observarem atentamente a obra para identificar o tema, as características da pintura: a profundidade, a sombra e a luz, representada pelas pinceladas das cores fortes e/ou claras, as nuances das cores.
É importante que essa pintura seja realiada por epatas, realizada na mesma aula.
PRIMEIRA ETAPA
SEGUNDA ETAPA
Veja a sugestão de atividade que já realizei com a minha turma.
1º momento
Apreciação e pintura
PRIMEIRA ETAPA
Observar a obra de arte. iniciar um diálogo: Qual o tema da obra?Quais as cores que o pintou usou? Onde observamos a luz na nessa pintura? Que tipos de traços ele usou? O que você achou dessa pintura?
Obra: Pombo em um ramo de pessegueiro. Wen Tong.
Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_da_China
SEGUNDA ETAPA
Iniciar a pintura do fundo pintando pequenos quadrados utilizando os dois tons de tinta guache, deixar secar.
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica.NEI-CAp/UFRN.2009.
TERCEIRA ETAPA
Após secar,desenhar com um pincel fino um galho de pessegueiro com a cor pura, marrom, deixar secar.
QUARTA ETAPA
Desenhar as flores do pessegueiro usando um pincel médio dando batidinhas com a cor branca como se estivesse colocando pontos em todos os galhos, formando pequenas flores.
Fonte: Relatório da Prática Pedagógia.NEI-CAp/UFRN.
Observar se os alunos pintam os elementos das obras apreciadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!