Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


If I had a million dollars...

 

16/11/2009

Autor e Coautor(es)
Danilo Duarte Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes à Second Conditional (past + would).

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Simple past tesse
  • Modal verb 'would'
Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa em sala de aula
  • Uso da sala de vídeo (opcional)       

Aula 1

Motivação:

Mostre aos alunos fotos de pessoas famosas e pergunte: "Who would you like to be?". As respostas não têm que se limitar às celebridades listadas abaixo, mas incentive seus alunos a dar respostas em inglês.

Observação: de forma a facilitar as interações aluno-aluno, seria interessante que seus aprendizes trabalhem em duplas durante as aulas.

http://www.vale1clique.com/wp-content/uploads/2008/02/fenomeno.jpg (acesso em 17/10/09)

http://genesis.brasilportais.com.br/webroot/img/arquivos/presidente-lula.gif (acesso em 17/10/09)

http://cinemagia.files.wordpress.com/2009/09/brad_pitt_photo.jp (acesso em 17/10/09)

http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/1327_olimpiadafinal/1132114_grecia9.jpg (acesso em 17/10/09)

http://1.bp.blogspot.com/_H22wzIluBqA/SFJD-ioyuRI/AAAAAAAAAiI/ReE0nq3iy7Y/s400/gisele-bundchen-g2b-03.jpg (acesso em 17/10/09)

http://www.radiocomercial.iol.pt/upload/b/beyonce_6(1).jpg (acesso em 17/10/09)


Atividade 1


Escreva no quadro os seguintes verbos:

live, work, have, be, feel e buy

Peça aos alunos que escrevam em uma folha de papel como seria a vida deles de fossem a celebridade escolhida. Eles devem usar os verbos listados no quadro. Lembre-os que, por estarem falando de uma situação irreal, devem usar o verbo modal 'would' seguido do verbo no infinitivo sem o 'to'. Assim, você deve esperar construções como:

  • I would live in a big house
  • I would have an expensive car
  • etc

Depois de terminada a atividade, os alunos devem trocar as folhas com os colegas. Cada aluno deve falar para turma onde seu colega moraria e trabalharia, o que teria, e assim por diante. Lembre-os que eles devem ler as respostas dos colegas substituindo o pronome I por 'he' ou 'she'.

Observação: Se você tem uma turma com muitos alunos, você pode pedir que digam somente uma ou duas das respostas.

AULA 2

Escreva no quadro: If I had a million dollars...

Comente que HAD é um verbo no passado e pergunte: What is the present form of the verb had? (R : Have)

Em seguida, peça aos alunos que completem a frase escrita no quadro. Lembre-os que a frase se trata de uma situação hipotética/irreal. Logo, eles devem completá-l a com ... I would + verb. Peça a pelo menos três alunos diferentes para responder oralmente.

Depois, escreva acima dessa frase a pergunta "What would you do if you had a million dollars?"

Assim, no quadro, as frases devem ficar dispostas da seguinte forma.

WHAT WOULD YOU DO IF YOU HAD A MILLION DOLLARS? IF I HAD A MILLION DOLLARS...

Diga aos alunos para perguntarem e responderem uns aos outros as questões acima. Cada um deve perguntar a, ao menos, três colegas.

Em seguida, peça a alguns deles que digam o que os colegas responderam.

Escreva no quadro uma das frases produzidas pelos alunos e a divida em dois blocos.

Exemplo:

[If had a million dollars ][ I would buy a house at the beach].


Então, comente que aquela frase poderia ter sua ordem invertida sem comprometer seu significado. Escreva no quadro:

I would buy a house at the beach if had a million dollars.

Em seguida, pergunte qual é a 'contracted form' do modal would e o substitua. Você terá, então:

I'd buy a house at the beach if I had a million dollars.

Logo após, escreva do quadro:

What would you do if...

  • you bought a CD from the internet and never received it?
  • you got a birthday present that you didn't like?
  • you saw your favorite artist on the street?
  • you won the lottery


Peça aos alunos que escrevam as perguntas e respostas (completas) no caderno. Após terem terminado a atividade, peça a alguns deles que leiam suas respostas para a turma. Comente as respostas que mais se coincidirem.

AULA 3

Escreva no quadro a seguinte frase "If I were a girl..." e peça aos meninos que a respondam.

Em seguida, escreva "If I were a boy..." e peça às meninas que a respondam.

Promova uma discussão com os alunos levando em conta as respostas dadas. Pergunte-os sobre as vantagens e desvantagens de serem homens ou mulheres.

Em seguida, entregue a Folha de Atividades 2, disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/danilo-costa/if-i-had-a-million-dollars

Esta é uma atividade com a música 'If I were a boy' da cantora norte americana Beyoncé.

A canção se encontra no álbum 'I am... Sasha Fierce', da gravadora Columbia Records.

Se você dispõe de acesso à internet na sala de vídeo, faça essa atividade mostrando o vídeo clipe da cantora, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=BVTyLqkez6A

http://i3.ytimg.com/vi/BVTyLqkez6A/default.jpg - acesso em 17/10/09

Toque a música duas vezes para que os alunos possam completar o exercício 1.

Para o exercício 2, os alunos trabalharão em duplas ou trios.

AULA 4

Revise com seus alunos frases na forma Second Conditional. Escreva nos quadro as seguintes frases erradas e peça-os que as corrijam.

  • If I go to New York I'd visit Central Park.
  • If my mother gave me some money I buy a new shirt.
  • I wouldn't buy a small house if I have a million dollars.

As frases corretas serão, então:

  • If I went to New York I'd visit Central Park.
  • If my mother gave me some money I'd buy a new shirt.
  • I wouldn't buy a small house if I had a million dollars.

Em seguida entregue aos alunos uma folha de atividades, disponível em:
http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/grammarchallenge/pdfs/gc_38_2nd_conditional_quizzes.pdf

Observação: imprima somente as páginas 1 e 2 do exercício. A página 3 contém as respostas.

Os alunos trabalharão em duplas ou trios.

Ao final, corrija com eles toda a atividade.

AULA 5

Writing activity

Os alunos devem fazer uma redação com o título: "If I won the lottery".

Recomende que as redações devem ter, no mínimo, 70 palavras. Também, devem conter os verbos LIVE, BUY, HELP e TRAVEL, além de frases afirmativas e negativas.

As produções escritas devem ser feitas individualmente e entregues a você no final da aula.

Corrija as redações e as devolva na aula seguinte.

Avaliação

Os alunos devem ser avaliados quanto às produções orais e escritas referentes à Second Conditional. Devem ser avaliadas, também, a atividade de música e a produção de texto. Espera-se que os aprendizes saibam distinguir que, uma oração contendo um verbo na forma passada associada a outra com o verbo modal would, convém a ideia de uma situação hipotética

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.