16/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes à Second Conditional (past + would).
Aula 1
Motivação:
Mostre aos alunos fotos de pessoas famosas e pergunte: "Who would you like to be?". As respostas não têm que se limitar às celebridades listadas abaixo, mas incentive seus alunos a dar respostas em inglês.
Observação: de forma a facilitar as interações aluno-aluno, seria interessante que seus aprendizes trabalhem em duplas durante as aulas.
http://www.vale1clique.com/wp-content/uploads/2008/02/fenomeno.jpg (acesso em 17/10/09)
http://genesis.brasilportais.com.br/webroot/img/arquivos/presidente-lula.gif (acesso em 17/10/09)
http://cinemagia.files.wordpress.com/2009/09/brad_pitt_photo.jp (acesso em 17/10/09)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/1327_olimpiadafinal/1132114_grecia9.jpg (acesso em 17/10/09)
http://1.bp.blogspot.com/_H22wzIluBqA/SFJD-ioyuRI/AAAAAAAAAiI/ReE0nq3iy7Y/s400/gisele-bundchen-g2b-03.jpg (acesso em 17/10/09)
http://www.radiocomercial.iol.pt/upload/b/beyonce_6(1).jpg (acesso em 17/10/09)
Atividade 1
Escreva no quadro os seguintes verbos:
live, work, have, be, feel e buy
Peça aos alunos que escrevam em uma folha de papel como seria a vida deles de fossem a celebridade escolhida. Eles devem usar os verbos listados no quadro. Lembre-os que, por estarem falando de uma situação irreal, devem usar o verbo modal 'would' seguido do verbo no infinitivo sem o 'to'. Assim, você deve esperar construções como:
Depois de terminada a atividade, os alunos devem trocar as folhas com os colegas. Cada aluno deve falar para turma onde seu colega moraria e trabalharia, o que teria, e assim por diante. Lembre-os que eles devem ler as respostas dos colegas substituindo o pronome I por 'he' ou 'she'.
Observação: Se você tem uma turma com muitos alunos, você pode pedir que digam somente uma ou duas das respostas.
AULA 2
Escreva no quadro: If I had a million dollars...
Comente que HAD é um verbo no passado e pergunte: What is the present form of the verb had? (R : Have)
Em seguida, peça aos alunos que completem a frase escrita no quadro. Lembre-os que a frase se trata de uma situação hipotética/irreal. Logo, eles devem completá-l a com ... I would + verb. Peça a pelo menos três alunos diferentes para responder oralmente.
Depois, escreva acima dessa frase a pergunta "What would you do if you had a million dollars?"
Assim, no quadro, as frases devem ficar dispostas da seguinte forma.
WHAT WOULD YOU DO IF YOU HAD A MILLION DOLLARS? IF I HAD A MILLION DOLLARS...
Diga aos alunos para perguntarem e responderem uns aos outros as questões acima. Cada um deve perguntar a, ao menos, três colegas.
Em seguida, peça a alguns deles que digam o que os colegas responderam.
Escreva no quadro uma das frases produzidas pelos alunos e a divida em dois blocos.
Exemplo:
[If had a million dollars ][ I would buy a house at the beach].
Então, comente que aquela frase poderia ter sua ordem invertida sem comprometer seu significado. Escreva no quadro:
I would buy a house at the beach if had a million dollars.
Em seguida, pergunte qual é a 'contracted form' do modal would e o substitua. Você terá, então:
I'd buy a house at the beach if I had a million dollars.
Logo após, escreva do quadro:
What would you do if...
Peça aos alunos que escrevam as perguntas e respostas (completas) no caderno. Após terem terminado a atividade, peça a alguns deles que leiam suas respostas para a turma. Comente as respostas que mais se coincidirem.
AULA 3
Escreva no quadro a seguinte frase "If I were a girl..." e peça aos meninos que a respondam.
Em seguida, escreva "If I were a boy..." e peça às meninas que a respondam.
Promova uma discussão com os alunos levando em conta as respostas dadas. Pergunte-os sobre as vantagens e desvantagens de serem homens ou mulheres.
Em seguida, entregue a Folha de Atividades 2, disponível em:
Esta é uma atividade com a música 'If I were a boy' da cantora norte americana Beyoncé.
A canção se encontra no álbum 'I am... Sasha Fierce', da gravadora Columbia Records.
Se você dispõe de acesso à internet na sala de vídeo, faça essa atividade mostrando o vídeo clipe da cantora, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=BVTyLqkez6A
http://i3.ytimg.com/vi/BVTyLqkez6A/default.jpg - acesso em 17/10/09
Toque a música duas vezes para que os alunos possam completar o exercício 1.
Para o exercício 2, os alunos trabalharão em duplas ou trios.
AULA 4
Revise com seus alunos frases na forma Second Conditional. Escreva nos quadro as seguintes frases erradas e peça-os que as corrijam.
As frases corretas serão, então:
Em seguida entregue aos alunos uma folha de atividades, disponível em:
http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/grammarchallenge/pdfs/gc_38_2nd_conditional_quizzes.pdf
Observação: imprima somente as páginas 1 e 2 do exercício. A página 3 contém as respostas.
Os alunos trabalharão em duplas ou trios.
Ao final, corrija com eles toda a atividade.
AULA 5
Writing activity
Os alunos devem fazer uma redação com o título: "If I won the lottery".
Recomende que as redações devem ter, no mínimo, 70 palavras. Também, devem conter os verbos LIVE, BUY, HELP e TRAVEL, além de frases afirmativas e negativas.
As produções escritas devem ser feitas individualmente e entregues a você no final da aula.
Corrija as redações e as devolva na aula seguinte.
Os alunos devem ser avaliados quanto às produções orais e escritas referentes à Second Conditional. Devem ser avaliadas, também, a atividade de música e a produção de texto. Espera-se que os aprendizes saibam distinguir que, uma oração contendo um verbo na forma passada associada a outra com o verbo modal would, convém a ideia de uma situação hipotética
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2013
Quatro estrelasGostei muito!!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Danilo, Parabéns!! Achei sua aula muito interessante! Cordialmente, Joelma Porto