Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CUBOS : A identificação desde a educação infantil.

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Definir um cubo pelas suas características; aplicar o conceito de cubo na construção de um esqueleto de um cubo; identificar um cubo.

Duração das atividades
4 aulas de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecer pontos e cantos, quinas e dobras e faces.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 2 – Identificar cubos pelas suas características

1º momento - Observar e analisar um cubo

O professor entrega um cubo para cada dupla de crianças e solicita que elas contem os cantos (marcando com cores diferentes) e, depois as quinas (arestas). Para contagem das arestas precisa ir marcando cada dobra com um traço de uma cor diferente para não perder a conta; em seguida conta as faces fazendo um sÍmbolo diferente em cada uma,  para não contar mais de uma vez a mesma face.

Fonte: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&sa=1&q=cubos+&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=&start=0

2º momento – comparar o desenho de um cubo com o próprio cubo.

O professor entrega a representação (desenho) de um cubo e solicita que elas contem os cantos e, depois, as linhas (quinas ou arestas). E depois procure esses elementos em um objeto em forma de cubo. Nesse sentido, o professor deve ter na roda cubos de diferentes tamanhos, diferentes cores e diferentes materiais. É preciso que as crianças aprendam que não são essa variações que determinam um objeto ser um cubo e sim que todas as faces tenham a forma de quadrados; com 8 vértices, 12 arestas e 6 faces.


As crianças de 5 anos ainda têm dificuldade de coordenar todas essas características, é preciso fazer atividades para a familiarização com as mesma, geralmente elas conseguem coordenar duas que são: 6 faces quadradas e perdem as contas, dizem que tem cantos e quinas, mesmo o professor faz essa atividade de contagem com ajuda.

3º momento – procura objetos em casa a com forma de cubo

O professor solicita que as crianças procurem em casa objetos em forma de cubo e traga para a escola. na grande roda apresenta para os colegas e explica porque seu objeto é um cubo, durante os momentos de brincadeira pode compartilhar com os demais colegas.

4º momento - Construir um cubo com palitos e massa de modelar.


O professor organiza as crianças em duplas e entrega um pedaço de massa a cada uma e  um cubo, eles  contam quantos cantos tem um cubo e divide a massa em em oito bolinhas; novamente as crianças em duplas contam as arestas do cubo, que serão 12, assim cada dupla pega doze palitos no montante (para isso deve haver vários montantes de palitos e duas duplas, de cada vez, retiram os seus palitos com a orientação do professor). Com os palitos e a massinha, as duplas constroem o seu cubo. Orientar que na dupla, enquanto uma criança apóia, a outra monta e depois invertem os papéis. Como exemplo, as fotos demonstram crianças trabalhando em duplas e apresentando resultados. Obs. o trabalho em duplas também é um aprendizado.

5º momento - Representar este cubo através do desenho.

O professor solicita que as crianças representem graficamente um cubo, com base em suas característ icas. Essa tarefa é árdua, as crianças ten tam cumprir do melho r jeito possível.


Observação: as crianças de cinco anos, que investigamos,  tentavam desenhar primeiro um quadrado para representar o cubo, mas quando contavam os cantos, viam-se diante de um conflito, o que fazer para aparecer os oito cantos? Muitos tentavam representar as faces separadas, mas quando mostravam para outras crianças da mesa, chegavam a um consenso que não eram um cubo e sim um quadrado, outras resolveram a situação desenhando o cubo planificado, os seis quadrados colados, mas não ordem de planificação. Mas alguns já conseguiram se aproximar da forma com no exemplo acima, primeiro desenhavam os pontos indicando os cantos, depois as linhas indicando os vertíces.

Avaliação

Avaliar os niveis de aprendizagem das crianças.

Critérios de avaliação:

  • Define o cubo destacando as características do objeto real, cubo. Observa o cubo e conta 8 contos,  conta 6 faces e compreende que são iguais; 12 faces e compreendem que tem a mesma medida;
  • aplica o conceito buscando essas características em outros cubos;
  • aplica o conceito dividindo uma porção de massinha em pequenos pedaços representando a mesma quantidade de cantos do cubo, escolhendo 12 palitos equivalentes a quantidades de quinas.

Nível 1 - Orienta-se pelos critérios para realização de atividades com sucesso (recebe ajuda somente na construção da orientação para a realização da atividade);

Nível 2 - Orienta-se pelos critérios para a realização da atividade com sucesso (recebe ajuda na construção da orientação para a realização da atividade e precisa de ajuda durante o desenvolvimento da atividade); 

Nível 3 - Mesmo com ajuda não consegue orientar-se por tais critérios, cria seus próprios critérios e faz uma atividade diferenciada daquela que foi orientada.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.