Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


POLIEDROS: Conhecimento das características.

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o formato dos poliedros nos objetos do mundo social;
  • aprender a analisar os objetos reconhecendo as partes planas, a largura, comprimento e altura;
  • saber contar os vertíces, os cantos e as faces dos poliedros;
Duração das atividades
2 aulas de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sólido geométrico

Estratégias e recursos da aula

Atividade - Identificar os poliedros

1º momento – Em meio às caixas e recipientes, escolher aqueles têm cantos

O professor solicita que as crianças procurem entre os objetos aqueles que têm cantos (vértices). Para ajudar na realização da atividade o professor solicitas que as crianças apontem as embalagens com a base quadrada e faces retângulas; apontem embalagens com base retângula e faces retângulas. Para a seleção dos sólidos geometricos o professor inicia solicitando as crianças que escolham as embalagens que tem cantos ; mostre o que ele denomina de canto.


Observação: as crianças pequenas as vezes consideram canto como sendo a parte interna do objeto.

2º momento – Andar pelos quatro cantos da sala.

O professor nessa perspectiva, discute com as crianças sobre o que significa a palavra cantos e para vivenciarem o significado solicita que elas andem nos quatro cantos da sala. O professor afasta os móveis da parede e pede as crianças que andem em linha reta de um canto a outro, percorrendo os quatro lados e parando em cada canto (a carinha simboliza as crianças). Depois escolhe quatro crianças e cada uma ocupa um canto da sala.

3º momento – Tocar e pintar os cantos das caixas.

O professor ajuda as crianças a analisarem as caixas , contar os cantos, passar os dedos nas faces e compreender o que é uma superficie plana e o que denomina-se de cantos.

Avaliação

Avaliar se as crianças durante a aula precisaram de  ajuda para desenvolver as atividades; no final da aula, quais os níveis alcançados pelas crianças:

Nível 1 - conseguem apontar os cantos da sala; os cantos dos objetos; contar os cantos, as faces e os vertices dos poliedros ; reconhece o cubo e o paralelepípedo quadrangular; encontra esses sólidos geométricos no mundo social (nivel mais alto).

Nível 2 - conseguem apontar os cantos da sala; os  cantos dos objetos; contar os cantos dos poliedros, as faces; mas se perde na contagem dos vertices; reconhece o cubo e o paralelepípedo quadrangular.encontra  esses sólidos geométricos no mundo social.    

Nível 3 - conseguem apontar os cantos da sala; os cantos dos objetos; não consegue contar os cantos dos poliedros, as faces e nem os vertices; não diferencia reconhece o cubo e o paralelepípedo quadrangular quando a diferença é miníma, assim,  apresenta dificuldades de  esses sólidos no mundo social.

Na avaliação o professor verifica os níveis de aprendizagem alcançados pelas crianças para elaborar novas estratégias de ensino-aprendizagem.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.