19/10/2009
Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Sólido geométrico
Atividade - Identificar os poliedros
1º momento – Em meio às caixas e recipientes, escolher aqueles têm cantos
O professor solicita que as crianças procurem entre os objetos aqueles que têm cantos (vértices). Para ajudar na realização da atividade o professor solicitas que as crianças apontem as embalagens com a base quadrada e faces retângulas; apontem embalagens com base retângula e faces retângulas. Para a seleção dos sólidos geometricos o professor inicia solicitando as crianças que escolham as embalagens que tem cantos ; mostre o que ele denomina de canto.
Observação: as crianças pequenas as vezes consideram canto como sendo a parte interna do objeto.
2º momento – Andar pelos quatro cantos da sala.
O professor nessa perspectiva, discute com as crianças sobre o que significa a palavra cantos e para vivenciarem o significado solicita que elas andem nos quatro cantos da sala. O professor afasta os móveis da parede e pede as crianças que andem em linha reta de um canto a outro, percorrendo os quatro lados e parando em cada canto (a carinha simboliza as crianças). Depois escolhe quatro crianças e cada uma ocupa um canto da sala.
3º momento – Tocar e pintar os cantos das caixas.
O professor ajuda as crianças a analisarem as caixas , contar os cantos, passar os dedos nas faces e compreender o que é uma superficie plana e o que denomina-se de cantos.
Avaliar se as crianças durante a aula precisaram de ajuda para desenvolver as atividades; no final da aula, quais os níveis alcançados pelas crianças:
Nível 1 - conseguem apontar os cantos da sala; os cantos dos objetos; contar os cantos, as faces e os vertices dos poliedros ; reconhece o cubo e o paralelepípedo quadrangular; encontra esses sólidos geométricos no mundo social (nivel mais alto).
Nível 2 - conseguem apontar os cantos da sala; os cantos dos objetos; contar os cantos dos poliedros, as faces; mas se perde na contagem dos vertices; reconhece o cubo e o paralelepípedo quadrangular.encontra esses sólidos geométricos no mundo social.
Nível 3 - conseguem apontar os cantos da sala; os cantos dos objetos; não consegue contar os cantos dos poliedros, as faces e nem os vertices; não diferencia reconhece o cubo e o paralelepípedo quadrangular quando a diferença é miníma, assim, apresenta dificuldades de esses sólidos no mundo social.
Na avaliação o professor verifica os níveis de aprendizagem alcançados pelas crianças para elaborar novas estratégias de ensino-aprendizagem.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!