Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O trabalho infantil visto pelos Meios de Comunicação.

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
katia Zanvettor Ferreira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre a natureza do trabalho infantil, suas causas e consequências para o país e para as pessoas individualmente. Também contribui para a reflexão critica sobre os materiais informativos e estimula a produção textual.

Duração das atividades
100 horas (duas horas/aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
  • Aula interativa;-
  •  Uso de jornais e notícias disponíveis na Internet.
  • Uso do Laboratório de Informática.

MotivaçãoI:

Inicie esta aula projetando algumas imagens que apresentam crianças trabalhando e estimule a turma a debater porque, no Brasil e em muitas outras partes do mundo, ainda existe trabalho infantil (Figs. 1, 2 e 3).

Figura 1 - Imagem de criança em situação de trabalho. Acessado em:http://criandoacasos.files.wordpress.com/2009/06/trabalhoinfantil.jpg

Figura 2 -Imagem de criança em situação de trabalho. Acessado em:http://anaklara.files.wordpress.com/2007/05/trabalho-infantil.jp

Figura 4 -Imagem de criança em situação de trabalho. Acessado em: http://brasil.indymedia.org/images/2008/02/412678.jpg

Atividade 1O professor deverá promover e aprofundar o debate iniciado anteriormente, ao apresentar as imagens, lançando algumas questões para os alunos e buscando identificar se eles mesmos, alunos de EJA, viveram situações de trabalho infantil ou conhecem pessoas que vivem esta situação.Questões:    O que é o trabalho infantil?    Porque ele existe?    Em quais situações o trabalho infantil é visto como normal?    Em casa, no campo, na cidade?    Vocês conhecem ou conheceram pessoas que passaram por situações de trabalho na infância? Vocês sabem que impacto essas situações podem ter causado na vida dessas pessoas?Após a reflexao sobre as questoes apresentadas o professor poderá levar os alunos para a sala de informática onde disponibilizará algumas reportagens sobre o assunto, o site da Organizaçao Internacional do Trabalho (OIT) e um capítulo de livro que trata do trabalho infantil:Recursos:Link do site do Jornal Nacional da Rede Globo http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL599621-10406,00-OIT+ALERTA+O+BRASIL+SOBRE+O+TRABALHO+INFANTIL.html Acessado: 12 out 2009.

undefined

Figura 5 – Reportagem alerta sobre o trabalho infantil no Brasil


Link do site do site da Organizaçao Internacional do Trabalho


http://www.oitbrasil.org.br/topic/ipec/ne ws/news_114.php Acessado: 15 out 2009

Figura 6 – Reportagem no site da Organizaçáo Internacional do Trabalho apresenta pesquisa sobre o trabalho infantil.


Link do jornal Folha de S.P. publicado na Internet


http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351828.shtmlAcessado : 15 out 2009.



Figura 7 – Portal de notícias disponibiliza o primeiro capítulo de um livro que trata sobre o trabalho infantil.


Atividade 2

Com os alunos em grupo, de quatro ou cinco pessoas, o professor pode sugerir que as informações lidas nos sites pesquisados sejam comparadas. Como sujestao o professor poderá apresentar a tabela de questões abaixo para que as informações sejam comparadas, o professor ainda poderá incluir outras questões que considerar pertinente para a realidade local:

undefined

Após a atividade de comparação o professor poderá retomar as questões feitas anteriormente, no debate de motivação, e perceber quais foram as mudanças nas posições dos alunos em relação ao trabalho infantil. Após o debate os alunos poderão produzir em grupo, ou individualmente, uma redação sobre o tema.

Recursos Complementares

Para complementar a atividade o professor poderá estimular a pesquisa na Internet do recurso Ecoar, o fim do trabalho infantil. Disponibilizado no site da OIT

http://www.oitbrasil.org.br/ipec/publi/ecoar/download.php

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a evolução da turma em relação a compreensão sobre o trabalho infantil, assim como, sobre a capacidade de transformar suas reflexões e posições em uma redação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.