16/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Estas aulas visam proporcionar uma reflexão sobre a natureza do trabalho infantil, suas causas e consequências para o país e para as pessoas individualmente. Também contribui para a reflexão critica sobre os materiais informativos e estimula a produção textual.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
MotivaçãoI:
Inicie esta aula projetando algumas imagens que apresentam crianças trabalhando e estimule a turma a debater porque, no Brasil e em muitas outras partes do mundo, ainda existe trabalho infantil (Figs. 1, 2 e 3).
Figura 1 - Imagem de criança em situação de trabalho. Acessado em:http://criandoacasos.files.wordpress.com/2009/06/trabalhoinfantil.jpg
Figura 2 -Imagem de criança em situação de trabalho. Acessado em:http://anaklara.files.wordpress.com/2007/05/trabalho-infantil.jp
Figura 4 -Imagem de criança em situação de trabalho. Acessado em: http://brasil.indymedia.org/images/2008/02/412678.jpg
Atividade 1O professor deverá promover e aprofundar o debate iniciado anteriormente, ao apresentar as imagens, lançando algumas questões para os alunos e buscando identificar se eles mesmos, alunos de EJA, viveram situações de trabalho infantil ou conhecem pessoas que vivem esta situação.Questões: O que é o trabalho infantil? Porque ele existe? Em quais situações o trabalho infantil é visto como normal? Em casa, no campo, na cidade? Vocês conhecem ou conheceram pessoas que passaram por situações de trabalho na infância? Vocês sabem que impacto essas situações podem ter causado na vida dessas pessoas?Após a reflexao sobre as questoes apresentadas o professor poderá levar os alunos para a sala de informática onde disponibilizará algumas reportagens sobre o assunto, o site da Organizaçao Internacional do Trabalho (OIT) e um capítulo de livro que trata do trabalho infantil:Recursos:Link do site do Jornal Nacional da Rede Globo http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL599621-10406,00-OIT+ALERTA+O+BRASIL+SOBRE+O+TRABALHO+INFANTIL.html Acessado: 12 out 2009.Figura 5 – Reportagem alerta sobre o trabalho infantil no Brasil
Link do site do site da Organizaçao Internacional do Trabalho
http://www.oitbrasil.org.br/topic/ipec/ne ws/news_114.php Acessado: 15 out 2009
Figura 6 – Reportagem no site da Organizaçáo Internacional do Trabalho apresenta pesquisa sobre o trabalho infantil.
Link do jornal Folha de S.P. publicado na Internet
http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351828.shtmlAcessado : 15 out 2009.
Figura 7 – Portal de notícias disponibiliza o primeiro capítulo de um livro que trata sobre o trabalho infantil.
Atividade 2
Com os alunos em grupo, de quatro ou cinco pessoas, o professor pode sugerir que as informações lidas nos sites pesquisados sejam comparadas. Como sujestao o professor poderá apresentar a tabela de questões abaixo para que as informações sejam comparadas, o professor ainda poderá incluir outras questões que considerar pertinente para a realidade local:
Após a atividade de comparação o professor poderá retomar as questões feitas anteriormente, no debate de motivação, e perceber quais foram as mudanças nas posições dos alunos em relação ao trabalho infantil. Após o debate os alunos poderão produzir em grupo, ou individualmente, uma redação sobre o tema.
Para complementar a atividade o professor poderá estimular a pesquisa na Internet do recurso Ecoar, o fim do trabalho infantil. Disponibilizado no site da OIT
A avaliação deverá recair sobre a evolução da turma em relação a compreensão sobre o trabalho infantil, assim como, sobre a capacidade de transformar suas reflexões e posições em uma redação.
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