Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


EXPLORANDO RÓTULOS DE EMBALAGENS

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

­ - Identificar os diversos tipos letras, variedades de sílabas e tamanhos de palavras.
­ - Trabalhar com os aspectos iconográficos, isto é, as cores, os tipos e tamanhos de letras, as imagens.

Duração das atividades
- 3 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Análise da letra e da silaba (inicial, medial e final), número de letras e sílabas, posição das letras na palavra, relação entre som e grafia.

Estratégias e recursos da aula

1) Professor, solicitar aos alunos que tragam de casa 3 rótulos de produtos diferentes.
2) Solicitar que os alunos observem as cores, desenhos e palavras dos rótulos.
3) Peça que identifiquem letras.
4) Solicitar aos alunos que circulem as palavras conhecidas de cada rótulo.
5) Conversar com os alunos sobre as características dos rótulos.


­ - Que desenhos aparecem nos rótulos?
­ - Quais as cores do rótulo?
­ - De que é o rótulo?
­ - Qual é a marca do produto?
­ - Você conhece essa marca?
­ - Qual a data de fabricação e de validade do produto? Isto é importante? Por que?
­ - Qual é o tipo da escrita (caixa alta ou cursiva)?
­ - Nos rótulos, há letras do seu nome? Quais?
­- Há alguma informação no rótulo que você não entendeu?
­ - Além de letras e cores o que mais há no rótulo que você está observando?

6) Realizar, na sala de aula, a discussão sobre o consumo na atualidade.
7) Questionar o que vem a ser produtos indispensáveis e produtos supérfluos.
8) Fazer, com a ajuda dos alunos, uma lista com nomes de produtos indispensáveis e supérfluos que eles utilizam no seu dia-a-dia.

Atividade 1:

a) Conforme o modelo abaixo, solicitar que façam a analise dos nomes desses produtos (relacionados no item 8): quantas letras têm o nome (e/ou marca) do produto, quantas sílabas, qual a primeira letra que inicia o nome do produto, qual a última letra do nome do produto, quantas vogais tem no nome do produto.

                                         Imagem elaboradora pela autora

Atividade 2:

Atividade 3:

a) Propor, aos alunos, a criação de um rótulo para um objeto de uso escolar (caneta, borracha, lápis de cor etc.). 
b) Relacionar, no quadro, as possíveis informações que poderá conter no rótulo: nome do produto, a forma da embalagem (a aluno poderá recortar o rótulo possibilitando um formato diferente), nome do fabricante, data de validade, quantidade do produto por embalagem, cores da embalagem, preço, imagem.
c) Montar um mural e fixar as produções.

Exemplo:

Avaliação

- O aluno deverá:
­ identificar a função dos elementos que compõem os rótulos e embalagens: função da cor, das imagens, do tipo de letra, das informações contidas e a data de validade do produto.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Márcia, Escola Estadual , Minas Gerais - dijo:
    marcia_10@oi.com.br

    20/10/2013

    Cinco estrelas

    Sua aula é fantástica! vai colaborar muito com minha aula semanal. Parabéns


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.