19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
- Identificar os diversos tipos letras, variedades de sílabas e tamanhos de palavras.
- Trabalhar com os aspectos iconográficos, isto é, as cores, os tipos e tamanhos de letras, as imagens.
- Análise da letra e da silaba (inicial, medial e final), número de letras e sílabas, posição das letras na palavra, relação entre som e grafia.
1) Professor, solicitar aos alunos que tragam de casa 3 rótulos de produtos diferentes.
2) Solicitar que os alunos observem as cores, desenhos e palavras dos rótulos.
3) Peça que identifiquem letras.
4) Solicitar aos alunos que circulem as palavras conhecidas de cada rótulo.
5) Conversar com os alunos sobre as características dos rótulos.
- Que desenhos aparecem nos rótulos?
- Quais as cores do rótulo?
- De que é o rótulo?
- Qual é a marca do produto?
- Você conhece essa marca?
- Qual a data de fabricação e de validade do produto? Isto é importante? Por que?
- Qual é o tipo da escrita (caixa alta ou cursiva)?
- Nos rótulos, há letras do seu nome? Quais?
- Há alguma informação no rótulo que você não entendeu?
- Além de letras e cores o que mais há no rótulo que você está observando?
6) Realizar, na sala de aula, a discussão sobre o consumo na atualidade.
7) Questionar o que vem a ser produtos indispensáveis e produtos supérfluos.
8) Fazer, com a ajuda dos alunos, uma lista com nomes de produtos indispensáveis e supérfluos que eles utilizam no seu dia-a-dia.
Atividade 1:
a) Conforme o modelo abaixo, solicitar que façam a analise dos nomes desses produtos (relacionados no item 8): quantas letras têm o nome (e/ou marca) do produto, quantas sílabas, qual a primeira letra que inicia o nome do produto, qual a última letra do nome do produto, quantas vogais tem no nome do produto.
Imagem elaboradora pela autora
Atividade 2:
Atividade 3:
a) Propor, aos alunos, a criação de um rótulo para um objeto de uso escolar (caneta, borracha, lápis de cor etc.).
b) Relacionar, no quadro, as possíveis informações que poderá conter no rótulo: nome do produto, a forma da embalagem (a aluno poderá recortar o rótulo possibilitando um formato diferente), nome do fabricante, data de validade, quantidade do produto por embalagem, cores da embalagem, preço, imagem.
c) Montar um mural e fixar as produções.
Exemplo:
- O aluno deverá:
identificar a função dos elementos que compõem os rótulos e embalagens: função da cor, das imagens, do tipo de letra, das informações contidas e a data de validade do produto.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/10/2013
Cinco estrelasSua aula é fantástica! vai colaborar muito com minha aula semanal. Parabéns