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A Língua Portuguesa e suas expressões populares

 

04/02/2010

Autor e Coautor(es)
Júlia Maria Cerqueira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Refletir sobre o significado de algumas expressões populares (ditados) e entendê-las em seu sentido figurado, não literal;
• Compreender, por meio dessas expressões, a diferença entre sentido denotativo e conotativo.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1

PROFESSOR: Antes de iniciar o estudo de algumas expressões populares da Língua Portuguesa, pergunte aos alunos se eles já refletiram sobre significado de algumas expressões populares como:

• "Não adianta chorar pelo leite derramado"
• "Não faça tempestade em copo d’água"
• "Tudo acabou em pizza"

Em seguida, pergunte em que contexto essas expressões são geralmente usadas.
Depois pergunte se eles conhecem outras expressões populares como essas. Quais?

Etapa 2

PROFESSOR: Agora, alerte-os de que irão assistir a um episódio do programa “Sua língua”, apresentado pelo professor Pasquale.
Para extrair o máximo de atenção dos alunos, é recomendável propor-lhes um roteiro de “escuta ativa”. Segue abaixo uma proposta desse tipo de técnica; lembre-se, entretanto, de que se trata apenas de uma proposta, que deve ser moldada de acordo com as necessidades de seus alunos.
O vídeo encontra-se disponível no Portal do Professor. O link para assistir ao vídeo é:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18653

Etapa 3

PROFESSOR: Exiba o vídeo duas vezes: na primeira deixe-os livres para formarem a própria impressão do programa. Na segunda, entregue o roteiro de “escuta ativa”, que pode ser preenchido enquanto eles assistem ao vídeo.

ROTEIRO DE ESCUTA ATIVA:

1) Como é o nome do alienígena?
2) De onde ele veio?
3) Como Coisinho aprendeu um pouco de Português?
4) Qual é a opinião de Coisinho sobre a nossa língua?
5) Qual é o produto que Coisinho encomendou pelo “correio intergaláctico”?
6) Em relação às dúvidas das crianças, o professor Pasquale esclarece que:
• Usamos a letra “M” apenas antes das letras ________ e _________.
• Por que é desnecessário dizer “subir pra cima” e “descer pra baixo”?
• Você conhece outras expressões como essas, nas quais os falantes dizem palavras “desnecessárias”?

PROFESSOR: Explique aos alunos que existem várias expressões redundantes na nossa língua. Se os alunos não souberem ou não se lembrarem, abaixo seguem alguns exemplos:
• entrar para dentro
• sair para fora
• nasceu uma “menina mulher”
• nasceu um “menino homem”

7) Baseado no vídeo assistido, escreva, com suas palavras, um significado para cada expressão popular abaixo:
a) “Chorar pelo leite derramado” é o mesmo que _______________________________
______________________________________________________________________
b) “Fazer tempestade em copo d’água” é o mesmo que_________________________
______________________________________________________________________
c) “Acabar em pizza” é o mesmo que ________________________________________
______________________________________________________________________

Etapa 4

PROFESSOR: Aproveite esse vídeo ainda para trabalhar:

1) os ditados populares, que expressam o imaginário de um povo, sempre orientando as pessoas a agirem em conformidade com eles.

2) os conceitos de sentido denotativo e conotativo, uma vez que para entender os ditados populares não se deve compreendê-los literalmente (sentido denotativo), “ao pé da letra”, como fez Coisinho. É preciso entendê-los em sentido figurado (conotativo).
Assim como Coisinho, quando alguém entende literalmente alguma frase, pode gerar um mal entendido, um problema na comunicação, como podemos perceber na charge abaixo:

Disponível em: http://www.portaldotransito.com.br/asp/charges/charge_transito_ou_mostro.html

PROFESSOR: Discuta com seus alunos o conteúdo da charge acima e leve-os a entender que as crianças tendem a compreender as frases literalmente (embora muitos adultos também o façam). A criança retratada na charge não entende que quando o repórter diz no noticiário "o trânsito matou mais de 50 pessoas", na verdade, está implícito que "as pessoas que dirigiam naquele final de semana mataram mais de 50 pessoas". O menino personifica a imagem do trânsito, imaginando-o como uma figura monstruosa e cruel.

Avaliação

PROFESSOR: Em uma primeira etapa, peça aos alunos para pesquisarem com os pais, avós, vizinhos ou amigos, expressões populares ou "ditados populares". Cada aluno deve trazer pelo menos dez exemplos. Pode-se pedir para que cada aluno leia o resultado de sua pesquisa para a turma, anotando-o no quadro, a fim de que todos complementem a própria pesquisa.
Em uma segunda etapa, os alunos devem selecionar um ditado popular e criar uma história a partir dele. Por exemplo: em relação ao ditado "mentira tem perna curta", o aluno pode criar a história de uma criança que gostava de mentir para seus colegas, até um dia em que é desmascarada e fica muito envergonhada.
Em uma terceira tapa, peça aos alunos que levem cartolina, lápis de cor e outros materiais para desenho. Agora, os alunos devem ilustrar um ditado popular, que pode ser o mesmo da história por eles inventada ou outro qualquer, soltando a imaginação. É recomendável expor os desenhos em um mural ou parede da escola para que os outros alunos de outras séries vejam e se divirtam.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Marisa Paulus Mota, Escola municipal Nossa Senhora Aparecida , Mato Grosso - disse:
    marisapaulusmota@hotmail.com

    02/11/2010

    Três estrelas

    Achei o planejamento interessante pelo fato de tratar dos termos denotativo e conottivo especificamente como conteúdo, pois já utilizei muitas vezes os ditos populares para trabalhar o sentido literal das expressões e jamais aproveitei para fixar esses elementos da linguagem. Teve uma coisa, que ao meu ponto de vista não ficou legal, a sua avaliação parece mais com um cronograma de metodologia do que avaliação.


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