Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ginástica faz parte do nosso mundo 2

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a origem dos fundamentos da ginástica na história do desenvolvimento humano.
Estabelecer a relação entre os movimentos executados no cotidiano do homem na antiguidade e na atualidade, com os movimentos dos diferentes tipos de ginástica.
Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos: Ilustração e história de “Tongo": O homem primitivo

Atividade 1:

Iniciar a aula perguntando à turma: Como era o ser humano a milhares de anos atrás? Como ele vivia? Onde morava? Como se alimentava? Como se protegia? E etc. A partir das respostas dadas pelas crianças dizer que hoje conheceremos a história de Tongo: O homem primitivo.

Atividade 2:

Nesse momento o(a) professor(a) irá apresentar os desenhos do homem primitivo em diferentes situações (correndo, saltando, trepando, balançando etc) contando a seguinte história:

Tongo foi um homem que viveu a milhares de anos atrás. Naquela época, as pessoas moravam em cavernas e para sobreviverem tinham que vencer muitas dificuldades no seu dia a dia. Tongo precisava correr para fugir de seus predadores e também para caçar, precisava trepar em árvores para pegar frutas e se não tivesse equilíbrio poderia até cair. No local onde ele viva havia muitos obstáculos naturais que ele precisava transpor saltando, se equilibrando e as vezes até rolando morro abaixo.

Colocar as figuras da história do Tongo

Imagens arquivo do departamento de educação física do Colégio de Aplicação da UFJF

Atividade 3:

Convidar a turma para experimentar a história  de Tongo. Nessa atividade o professor irá contar a história de Tongo e as crianças deverão dramatizá-la, explorando o ambiente previamente preparado. O ambiente deverá ser preparado usando diferentes tipos de materiais tais como cordas, bancos, arcos, colchões entre outros. O objetivo é criar um espaço rico em possibilidades de movimentação de acordo com a história contada.


Atividade 4

Discutir com a turma a história contada e dramatiz ada, tendo como referências para o debate:

Quais eram as necessidades de Tongo para sobreviver naquela época e para isso o que ele precisava fazer, que tipos de movimentos ele precisava realizar.

Questionar: Hoje, nós que vivemos na cidade, temos as mesmas necessidades que o menino Tongo? Então que tipo de necessidades temos hoje? O que fazemos no nosso dia a dia? Onde, e por que realizamos os movimentas que Tongo  fazia?

Em seguida questioná-los sobre o que tudo isso tem a ver com a ginástica? A idéia aqui é conduzir o debate para a identificação de que o movimento humano tem uma relação direta com as necessidades que o homem possui em diferentes momentos da história.

Finalizar aula expondo que, se no passado o homem realizava os movimentos de saltar, rolar, trepar, balançar, (por motivos de sobrevivência) para fugir de predadores, caçar, se alimentar e etc., hoje, nas cidades, ele realiza muitos destes movimentos por outras razões: por diversão, para exercitar o corpo para ter saúde, para praticar esportes e também ginásticas. É importante destacar que nos diferentes tipos de ginástica existentes hoje, podemos identificar a presença destes movimentos. Neste momento, o professor poderá retomar as imagens utilizadas na aula “a ginástica faz parte do nosso mundo 1” para que as crianças vejam os referidos movimentos nas modalidades de ginástica.

Avaliação

Faça um desenho sobre a história contada hoje na aula mostrando em que situações Tongo precisava saltar, equilibrar, girar, balançar e trepar.

Faça um desenho mostrando em que situações as pessoas de hoje em dia realizam os movimentos de saltar, equilibrar, girar, balançar e trepar.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ana bectriz, federaçao c. cops , Roraima - disse:
    bectriz_espanha@hotmail.com

    04/06/2010

    Quatro estrelas

    acho muito interesante tudo issso. eu nao gosto de ginastica de vem enquando eu corro para exercitar sou professora de ed. fisica amo meus alunos to passando a gostar de ginastica agora esse site e o maximo thau.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.