30/10/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer os fundamentos e objetivos da Ginástica Natural (GN).
Descobrir possibilidades de movimentos a partir da apropriação dos fundamentos da GN.
Não há neceidade de conhecimentos prévios.
Recursos: vídeo sobre GN, atividade de desenho.
Iniciar a aula questionando às crianças quais são os movimentos que eu posso realizar com meu corpo. Em seguida relembrar quais os tipos de ginástica que elas conhecem a partir da televisão, porque alguém da família pratica ou porque já viram no clube e etc.. Provavelmente a GN não irá aparecer como um tipo de ginástica conhecido pelas crianças. Então, o professor deverá dizer que hoje aprenderemos um novo tipo de ginástica: A GINÁSTICA NATURAL OU BIOGINÁSTICA.
O que é ginástica natural ou bioginástica?
Vídeo de bioginástica
http://www.youtube.com/watch?v=bhk-pzIbYK8
http://www.youtube.com/watch?v=Sr6FOLDUq18
Neste momento, o (a) professor (a) pode questionar à turma: o que foi apresentado no vídeo? Que tipo de movimentos aquelas pessoas estão fazendo? Para que será que elas praticam esse tipo de ginástica?
Dando prosseguimento o (a) professor (a) fará uma breve exposição destacando os seguintes itens:
Existem diversos tipos de ginástica, alguns são mais comuns (aparecem na TV e muitas pessoas fazem) e outros menos comuns.
As pessoas realizam ginástica por diferentes motivos (por prazer, para se divertir, para melhorar a saúde, para relaxar, por trabalho no caso dos atletas e para se apresentarem)
A GNé um tipo de ginástica cujos fundamentos baseiam-se nos movimentos e na respiração dos animais e as pessoas praticam para melhorar a saúde, se divertir e relaxar.
Organizar uma experimentação de GN a partir das seguintes provocações:
Será que conseguimos realizar os movimentos que vimos no vídeo?
Podemos criar outros diferentes?
Que bichos, que para imitar eu preciso saltar, rolar, equilibrar, trepar, e balançar?
Vamos brincar da "estátua dos bichos?"( brincadeira tradicional da estátua com o tema animais) de "morto vivo dos bichos?"( exemplo: vivo = gavião e morto = sapo) de "pique do caranguejo?"(todos se deslocam como caranguejo).
Sintetizando o que aprendemos.
Neste momento através de uma dinâmica de perguntas feitas ao grupo pelo o (a) professor (a) será possível identificar em que medida as crianças apreenderam os elementos centrais da aula.
Perguntas: o que aprendemos hoje? Quais foram na brincadeira da estátua dos bichos, os movimentos mais fáceis e os mais difíceis?
Atividade de desenho: Faça um desenho sobre o tipo de ginástica que você aprendeu hoje.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/03/2012
Três estrelasachei bom
11/03/2011
Cinco estrelasAs pessoas realizam ginástica por diferentes motivos (por prazer, para se divertir, para melhorar a saúde, para relaxar, por trabalho no caso dos atletas e para se apresentarem.) A GN é um tipo de ginástica cujos fundamentos baseiam-se nos movimentos e na respiração dos animais e as pessoas praticam para melhorar a saúde, se divertir e relaxar.