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A soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer e a propriedade do ângulo externo.

 

27/07/2009

Autor e Coautor(es)
LINDOMAR DUARTE DE SOUZA
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FLORIANOPOLIS - SC EB PREF ACACIO GARIBALDI SAO THIAGO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Professor com esta aula, seu aluno aprenderá, utilizando uma atividade prática, a verificação de que a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer vale 180 graus e reconhecer a propriedade do ângulo externo de um triângulo qualquer.
Duração das atividades
Uma aula de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, antes de mostrar as propriedades da soma dos ângulos internos do triângulo e a propriedade do ângulo externo é importante explicar à classe os seguintes conteúdos: ângulos (classificação: agudo, obtuso, raso, etc.) e triângulos (seus elementos).
Estratégias e recursos da aula

Professor,


Nesta aula, vamos utilizar tesoura, régua e papel colorido (dê preferência ao papel mais firme) 

 

Atividades


 

1) Peça aos alunos que desenhem e recortem três triângulos iguais, de qualquer tipo, em papel espelho ou em algum papel mais firme, porém fácil de manusear.

 

2) Eles deverão marcar os três ângulos com marcas diferentes. Todos os triângulos devem ficar idênticos.

 

3) Nesse momento, o professor pode discutir sobre a congruência dos triângulos ou sobre o conceito de congruência na geometria.

 

4) Oriente os alunos no sentido de unir um vértice de cada triângulo, de forma que os três ângulos diferentes fiquem adjacentes, dois a dois.

 

5) Pergunte aos alunos o que eles observam:

• O que os três ângulos formam?
• Qual a medida desse novo ângulo formado?
• De onde vêm esses três ângulos?
• E se trocarmos os ângulos de cada triângulo, ou seja, se uníssemos outros ângulos dos triângulos?

 

6) Após essa discussão, peça que eles tracem uma reta em um papel, com o auxílio da régua, e fixem um dos triângulos com a base sobre essa reta. Depois de fixado o triângulo, discuta o conceito de ângulo externo.

 

7) Sobre a reta, é possível identificar dois ângulos externos. Oriente os alunos para que posicionem, sobre um dos ângulos externos identificados, outros dois ângulos dos outros triângulos, ou seja, encaixem no ângulo externo um ângulo de cada um dos dois triângulos não fixados. E pergunte:

• Quais ângulos encaixam perfeitamente nesse ângulo externo?
• O que isso quer dizer?
• Que relação é possível encontrar entre o ângulo externo do triângulo e os outros ângulos?

 

Professor, você poderá utilizar um recurso de animação disponível no endereço: www.dgidc.min-edu.pt/mat-no-sec/criar/triangulos/somainter.htm  junto com seus alunos, para visualizar com mais clareza a propriedade da soma dos ângulos internos.

 

Professor, você poderá utilizar também o site: www.prof2000.pt/users/secjeste/modtri01/Pg000330.htm  para dar suporte a propriedade do ângulo externo.

Avaliação
Professor, você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, a percepção da construção dos triângulos, a generalização das propriedades dos ângulos interno e externo e também as anotações feitas sobre a demonstração realizada.
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