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Projeto morcego – conto africano - produção de texto

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

•Desenvolver uma competência comunicativa, textual e linguística

• Escrever um texto utilizando:

- parágrafos,
- letras maiúsculas e minúsculas,
- sinais de pontuação,
- coerência do texto,
- escrita com início, meio e fim

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para alunos(as) a partir do 3° ano do Ensino Fundamental, em função das habilidades de leitura e autonomia na escrita exigidas na atividade.

Conhecer o conceito de fábula. 

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula

Cada criança receberá uma tira contendo a seguinte pergunta:
Qual é o único animal mamífero capaz de voar?
Dar as letras que formam a resposta, embaralhadas, deixando que descubram.

R – M – C – O – G- O - E

Distribuir para cada criança o texto de Rogério Andrade Barbosa
“Por que será que o morcego só voa de noite

Há muito e muito tempo houve uma tremenda guerra entre as aves e o restante dos animais que povoa as florestas, savanas e montanhas africanas.
Naquela época, o morcego, esse estranho bicho, de corpo semelhante ao do rato, mas provido de poderosas asas, levava uma vida mansa voando de dia entre as enormes e frondosas árvores à cata de insetos e frutas.
Uma tarde, (...) foi despertado pelos trinados aflitos de um passarinho:
- Atenção, todas as aves! Foi declarada a guerra aos quadrúpedes . Todos que têm asas e sabem voar devem se unir na luta contra os bichos que andam no chão.
O morcego ainda estava se refazendo do susto, quando uma hiena passou correndo e uivando aos quatro ventos:
- E agora? – perguntou a si mesmo o aparvalhado morcego. – Eu não sou uma coisa nem outra.
Indeciso, não sabendo a quem apoiar, resolveu aguardar o resultado da luta:
- Eu é que não sou bobo. Vou me apresentar ao lado que estiver vencendo – decidiu.
Dias depois, escondido entre as folhagens, viu um bando de animais fugindo em carreira desabalada, perseguidos por uma multidão de aves que distribuíam bicadas a torto e a direito. Os donos de asas estavam vencendo a batalha e, por isso, ele voou para se juntar às tropas aladas.
Uma águia gigantesca, ao ver aquele rato com asas, perguntou:
- O que você está fazendo aqui?
- Não está vendo que sou um dos seus? Veja! – disse o morcego abrindo as asas. – Vim o mais rápido que pude para me alistar – mentiu.
- Oh queira me desculpar – falou a desconfiada águia. – Seja bem-vindo à nossa vitoriosa esquadrilha.
Na manhã seguinte, os animais terrestres, reforçados por uma manada de elefantes, reiniciaram a luta e derrotaram as aves, espalhando penas para tudo quanto era lado.
O morcego, na mesma hora, fechou as asas e foi correndo se unir ao exército vencedor.
- Quem é você? – rosnou um leão.
- Um bicho de quatro patas como Vossa Majestade – respondeu o farsante, exibindo os dentinhos afiados.
- E essas asas? – interrogou um dos elefantes. – Deve ser um espião. Fora daqui! – berrou o paquiderme erguendo a poderosa tromba num gesto ameaçador.
O morcego, rejeitado pelos dois lados, não teve outra solução passou a viver isolado de todo mundo, escondido durante o dia em cavernas e lugares escuros.
É por isso que até hoje ele só voa de noite.”


Pedir que cada grupo faça uma leitura conjunta, procure as palavras desconhecidas no dicionário, discuta sobre o texto lido e elabore uma pergunta sobre ele.
Neste momento é importante que o professor circule, observando e organizando com os alunos(as) as perguntas feitas.
Fazer um troca-troca de perguntas.
Cada grupo, então, responderá a pergunta do outro.
Em seguida, o professor lança uma outra pergunta:
O que este texto nos conta?
Ele responde à pergunta que está no título?
Ouvir e direcionar a discussão para o fato  de que de no título do texto há uma pergunta que érespondida no corpo do texto.
Segunda aula

Propor que cada aluno(a) crie sua fábula - relembrar com eles o conceito de fábula -  a partir de uma pergunta que será o título da sua história. 

Por exemplo...
Por que os sapos comem mosquitos?

Por que o elefante tem tromba? 


Cada aluno deverá criar a sua própria pergunta e escrever sua fábula a partir dela.

Relembrar com eles passos importantes para a escrita de uma redação:

- utilização de parágrafos,
- letras maiúsculas e minúsculas,
- sinais de pontuação,
- coerência do texto,
- escrita com início, meio e fim

Uma variação para esta atividade é pedir que os alunos pensem em perguntas para os títulos e dêem para seus colegas, estes deverão escrever a história sugerida.

É também sempre importante que o texto seja devolvido um ou dois dias depois para que os alunos possam revisá-los.

Outra sugestão é transformar o trabalho realizado em um mural, um livro de histórias ou numa exposição extra-classe, assim os alunos poderão ter a oportunidade de ler os trabalhos dos colegas e deixar que seus textos sejam lidos.

Recursos Complementares

Esta aula faz parte de um projeto chamado “Projeto morcego” que é composto das seguintes aulas:

Projeto morcego – conto africano - produção de texto
Projeto morcego – conto africano - escrita de autobiografia
Projeto morcego - Por que os morcegos ficam pendurados de cabeça para baixo?
Projeto morcego – contos africanos – a “descoberta” de um continente
Projeto morcego - o texto literário e o texto informativo
Projeto morcego – conto africano – brincando com verbos

Avaliação

A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades em grupo, pela coerência das perguntas elaboradas e, finalmente, por meio do alcance de objetivos que o professor pode determinar com a própria turma anteriormente para a escrita final do texto:
- utilização de parágrafos,
- letras maiúsculas e minúsculas,
- sinais de pontuação,
- coerência do texto,
- escrita com início, meio e fim (e outros que sejam predeterminados)

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

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Opiniões

  • Rosane Vilaronga, Instituto de Cegos da Bahia , Bahia - disse:
    rvilaronga@uol.com.br

    12/03/2011

    Quatro estrelas

    O trabalho com contação de história é um dos mais produtivos. É possível avaliar o sucesso desde o "era uma vez" até o reconto ou produção independente de cada aluno a partir do tipo textual. A contação ou leitura de histórias independe da idade e/ou ano/série dos educandos. Obrigada por mais uma história que vai enriquecer o o meu repertório.


  • Robertina Carvalho, Escola Municipal Antônia Navarro de Abreu , Goiás - disse:
    mina.a.linda@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula,,,Obrigada...,,, é meu estilo contar histórias para motivar a produção de texto... Aprendi mais essa... Achei Excelente... Beijocas..


Sem classificação.
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