09/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
•Desenvolver uma competência comunicativa, textual e linguística
• Escrever um texto utilizando:
- parágrafos,
- letras maiúsculas e minúsculas,
- sinais de pontuação,
- coerência do texto,
- escrita com início, meio e fim
Esta aula é indicada para alunos(as) a partir do 3° ano do Ensino Fundamental, em função das habilidades de leitura e autonomia na escrita exigidas na atividade.
Conhecer o conceito de fábula.
Primeira aula
Cada criança receberá uma tira contendo a seguinte pergunta:
Qual é o único animal mamífero capaz de voar?
Dar as letras que formam a resposta, embaralhadas, deixando que descubram.
R – M – C – O – G- O - E
Distribuir para cada criança o texto de Rogério Andrade Barbosa
“Por que será que o morcego só voa de noite
Há muito e muito tempo houve uma tremenda guerra entre as aves e o restante dos animais que povoa as florestas, savanas e montanhas africanas.
Naquela época, o morcego, esse estranho bicho, de corpo semelhante ao do rato, mas provido de poderosas asas, levava uma vida mansa voando de dia entre as enormes e frondosas árvores à cata de insetos e frutas.
Uma tarde, (...) foi despertado pelos trinados aflitos de um passarinho:
- Atenção, todas as aves! Foi declarada a guerra aos quadrúpedes . Todos que têm asas e sabem voar devem se unir na luta contra os bichos que andam no chão.
O morcego ainda estava se refazendo do susto, quando uma hiena passou correndo e uivando aos quatro ventos:
- E agora? – perguntou a si mesmo o aparvalhado morcego. – Eu não sou uma coisa nem outra.
Indeciso, não sabendo a quem apoiar, resolveu aguardar o resultado da luta:
- Eu é que não sou bobo. Vou me apresentar ao lado que estiver vencendo – decidiu.
Dias depois, escondido entre as folhagens, viu um bando de animais fugindo em carreira desabalada, perseguidos por uma multidão de aves que distribuíam bicadas a torto e a direito. Os donos de asas estavam vencendo a batalha e, por isso, ele voou para se juntar às tropas aladas.
Uma águia gigantesca, ao ver aquele rato com asas, perguntou:
- O que você está fazendo aqui?
- Não está vendo que sou um dos seus? Veja! – disse o morcego abrindo as asas. – Vim o mais rápido que pude para me alistar – mentiu.
- Oh queira me desculpar – falou a desconfiada águia. – Seja bem-vindo à nossa vitoriosa esquadrilha.
Na manhã seguinte, os animais terrestres, reforçados por uma manada de elefantes, reiniciaram a luta e derrotaram as aves, espalhando penas para tudo quanto era lado.
O morcego, na mesma hora, fechou as asas e foi correndo se unir ao exército vencedor.
- Quem é você? – rosnou um leão.
- Um bicho de quatro patas como Vossa Majestade – respondeu o farsante, exibindo os dentinhos afiados.
- E essas asas? – interrogou um dos elefantes. – Deve ser um espião. Fora daqui! – berrou o paquiderme erguendo a poderosa tromba num gesto ameaçador.
O morcego, rejeitado pelos dois lados, não teve outra solução passou a viver isolado de todo mundo, escondido durante o dia em cavernas e lugares escuros.
É por isso que até hoje ele só voa de noite.”
Pedir que cada grupo faça uma leitura conjunta, procure as palavras desconhecidas no dicionário, discuta sobre o texto lido e elabore uma pergunta sobre ele.
Neste momento é importante que o professor circule, observando e organizando com os alunos(as) as perguntas feitas.
Fazer um troca-troca de perguntas.
Cada grupo, então, responderá a pergunta do outro.
Em seguida, o professor lança uma outra pergunta:
O que este texto nos conta?
Ele responde à pergunta que está no título?
Ouvir e direcionar a discussão para o fato de que de no título do texto há uma pergunta que érespondida no corpo do texto.
Segunda aula
Propor que cada aluno(a) crie sua fábula - relembrar com eles o conceito de fábula - a partir de uma pergunta que será o título da sua história.
Por exemplo...
Por que os sapos comem mosquitos?
Por que o elefante tem tromba?
Cada aluno deverá criar a sua própria pergunta e escrever sua fábula a partir dela.
Relembrar com eles passos importantes para a escrita de uma redação:
- utilização de parágrafos,
- letras maiúsculas e minúsculas,
- sinais de pontuação,
- coerência do texto,
- escrita com início, meio e fim
Uma variação para esta atividade é pedir que os alunos pensem em perguntas para os títulos e dêem para seus colegas, estes deverão escrever a história sugerida.
É também sempre importante que o texto seja devolvido um ou dois dias depois para que os alunos possam revisá-los.
Outra sugestão é transformar o trabalho realizado em um mural, um livro de histórias ou numa exposição extra-classe, assim os alunos poderão ter a oportunidade de ler os trabalhos dos colegas e deixar que seus textos sejam lidos.
Esta aula faz parte de um projeto chamado “Projeto morcego” que é composto das seguintes aulas:
Projeto morcego – conto africano - produção de texto
Projeto morcego – conto africano - escrita de autobiografia
Projeto morcego - Por que os morcegos ficam pendurados de cabeça para baixo?
Projeto morcego – contos africanos – a “descoberta” de um continente
Projeto morcego - o texto literário e o texto informativo
Projeto morcego – conto africano – brincando com verbos
A avaliação será feita por meio da observação da participação dos alunos nas atividades em grupo, pela coerência das perguntas elaboradas e, finalmente, por meio do alcance de objetivos que o professor pode determinar com a própria turma anteriormente para a escrita final do texto:
- utilização de parágrafos,
- letras maiúsculas e minúsculas,
- sinais de pontuação,
- coerência do texto,
- escrita com início, meio e fim (e outros que sejam predeterminados)
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/03/2011
Quatro estrelasO trabalho com contação de história é um dos mais produtivos. É possível avaliar o sucesso desde o "era uma vez" até o reconto ou produção independente de cada aluno a partir do tipo textual. A contação ou leitura de histórias independe da idade e/ou ano/série dos educandos. Obrigada por mais uma história que vai enriquecer o o meu repertório.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei essa aula,,,Obrigada...,,, é meu estilo contar histórias para motivar a produção de texto... Aprendi mais essa... Achei Excelente... Beijocas..