Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto morcego – conto africano - escrita de autobiografia

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Escrita de uma autobiografia

Duração das atividades
1 aula de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura do texto:
“Por que será que o morcego só voa de noite"

Autor: Rogério Andrade Barbosa
Retirada do livro: Histórias Africanas para contar e recontar
Editora do Brasil
Esta aula é indicada para alunos(as) a partir do 3° ano do Ensino Fundamental, em função das habilidades de leitura e autonomia na escrita exigidas na atividade.

Estratégias e recursos da aula

Turma em círculo

Cada criança receberá uma tira contendo a seguinte pergunta:
Qual é o único animal mamífero capaz de voar?
Dar as letras que formam a resposta, embaralhadas, deixando que descubram.
R – M – C – O – G- O - E

Distribuir para cada criança o texto de Rogério Andrade Barbosa
“Por que será que o morcego só voa de noite

Há muito e muito tempo houve uma tremenda guerra entre as aves e o restante dos animais que povoa as florestas, savanas e montanhas africanas.
Naquela época, o morcego, esse estranho bicho, de corpo semelhante ao do rato, mas provido de poderosas asas, levava uma vida mansa voando de dia entre as enormes e frondosas árvores à cata de insetos e frutas.
Uma tarde, (...) foi despertado pelos trinados aflitos de um passarinho:
- Atenção, todas as aves! Foi declarada a guerra aos quadrúpedes . Todos que têm asas e sabem voar devem se unir na luta contra os bichos que andam no chão.
O morcego ainda estava se refazendo do susto, quando uma hiena passou correndo e uivando aos quatro ventos:
- E agora? – perguntou a si mesmo o aparvalhado morcego. – Eu não sou uma coisa nem outra.
Indeciso, não sabendo a quem apoiar, resolveu aguardar o resultado da luta:
- Eu é que não sou bobo. Vou me apresentar ao lado que estiver vencendo – decidiu.
Dias depois, escondido entre as folhagens, viu um bando de animais fugindo em carreira desabalada, perseguidos por uma multidão de aves que distribuíam bicadas a torto e a direito. Os donos de asas estavam vencendo a batalha e, por isso, ele voou para se juntar às tropas aladas.
Uma águia gigantesca, ao ver aquele rato com asas, perguntou:
- O que você está fazendo aqui?
- Não está vendo que sou um dos seus? Veja! – disse o morcego abrindo as asas. – Vim o mais rápido que pude para me alistar – mentiu.
- Oh queira me desculpar – falou a desconfiada águia. – Seja bem-vindo à nossa vitoriosa esquadrilha.
Na manhã seguinte, os animais terrestres, reforçados por uma manada de elefantes, reiniciaram a luta e derrotaram as aves, espalhando penas para tudo quanto era lado.
O morcego, na mesma hora, fechou as asas e foi correndo se unir ao exército vencedor.
- Quem é você? – rosnou um leão.
- Um bicho de quatro patas como Vossa Majestade – respondeu o farsante, exibindo os dentinhos afiados.
- E essas asas? – interrogou um dos elefantes. – Deve ser um espião. Fora daqui! – berrou o paquiderme erguendo a poderosa tromba num gesto ameaçador.
O morcego, rejeitado pelos dois lados, não teve outra solução passou a viver isolado de todo mundo, escondido durante o dia em cavernas e lugares escuros.
É por isso que até hoje ele só voa de noite.”

Autor: Rogério Andrade Barbosa
Retirada do livro: Histórias Africanas para contar e recontar
Editora do Brasil


Apresentação do livro de onde foi retirada a história.


Exploração da capa das ilustrações e dos títulos das histórias
Escolha de uma outra história para ser lida por algum aluno da turma ou mesmo pelo professor
Localizar no mapa-múndi o continente africano. Observar de quantos países é formado este continente. Levantar com eles os países dos quais já ouviram falar. Ressaltar que a Copa do Mundo de 2010 será na África do Sul. Localizar este país com eles.
Professor, o tempo gasto neste momento da aula será de acordo com a discussão e o interesse de cada turma, podendo gerar movimentos de pesquisa muito ricos.
Ler com eles a biografia do autor que se encontra no final do livro.
Propor qu e os países aos quais a biograf ia se refere também& #160;sejam localizados no mapa-múndi da sala.
Registrar com eles a palavra “etiológicos” que aparece no texto – este registro pode ser feito no caderno ou numa folha de blocão que poderá se transformar, a partir daí, num bloco de registro de novas palavras descobertas pela turma.
Proposta de produção de texto

O que será necessário para que se possa escrever uma autobiografia?
Registrar no quadro-negro as informações que não podem ser esquecidas:
Nome
Data de nascimento
Local de nascimento
Organização da família (filho único, tem irmãos, com quem mora...)
Coisas que gosta de fazer

Entre outras que surgirão junto com sua turma

Próxima fase
Numa folha de papel, pedir que registrem as informações que entrarão em sua autobiografia.

Escritura da autobiografia

Professor, aproveite para relembrar com seus alunos que esta modalidade de escrita utiliza a primeira pessoa.

Para terminar, pedir que façam o seu autoretrato e expor, de alguma maneira, o resultado dos trabalhos em forma de mural, ou mesmo com a confecção de um livro.

Recursos Complementares

Ler e descobrir um pouco mais sobre a vida do escritor Rogério Andrade Barbosa no site indicado abaixo:

http://www.rogerioandradebarbosa.com/

Ler outros livros do autor

Esta aula faz parte de um projeto chamado “Projeto morcego” que é composto das seguintes aulas:

Projeto morcego – conto africano - produção de texto
Projeto morcego – conto africano - escrita de autobiografia
Projeto morcego - Por que os morcegos ficam pendurados de cabeça para baixo?
Projeto morcego – contos africanos – a “descoberta” de um continente
Projeto morcego - o texto literário e o texto informativo
Projeto morcego – conto africano – brincando com verbos

Avaliação

Perceber se o aluno(a) incorpora às próprias produções os conhecimentos básicos sobre a língua escrita – regras ortográficas, sinais de pontuação, paragrafação...

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • alcinete campos, escola franciosi , Mato Grosso - disse:
    alci_edu@hotmail.com

    13/11/2011

    Cinco estrelas

    conteudo interresante para se ensinar,voce fez isso de forma prazerosa ,tenho certeza que todos ficaram curiosos.parabens


  • Erika, Ferraz de Campos , São Paulo - disse:
    titoetina@hotmail.com

    28/02/2011

    Quatro estrelas

    Meu filho está no 3º ano e a professora está dando essa atividade. Foi muito bom encontrar no site toda essa explicação.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.