19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Conhecer um pouco de cada modalidade da ginástica artística reconhecendo seus aparelhos e movimentos característicos.
- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos, pois, em cada modalidade da ginástica, o espaço delimitado direciona as ações e interfere nas interações e na construção dos movimentos.
- Perceber os limites e possibilidades do seu próprio corpo em interação com diferentes objetos – trave, colchões, plinto; experimentando e criando movimentos.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Essa ginástica é artística
Duração: 25 minutos
Material: vídeo da internet
Local: sala de informática
O objetivo dessa atividade inicial é demonstrar para as crianças as diversas modalidades da ginástica artística. Através dos vídeos as crianças construirão uma noção básica dos movimentos caraterísticos de cada modalidade. Esse momento auxiliará a execução das atividades seguintes.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=zXcB_8RbWQw (solo)
http://www.youtube.com/watch?v=lhXF-zFpITU (trave de equilíbrio)
http://www.youtube.com/watch?v=lcRa7u0ybq0&feature=PlayList&p=A77D1033F1BBE297&playnext=1&playnext_from=PL&index=2 (assimétricas)
http://www.youtube.com/watch?v=vIDkNRscwIY&feature=PlayList&p=592A7AB8C2F86FC7&index=1 (barra fixa)
http://www.youtube.com/watch?v=KMhwl2VvBJk (argolas)
http://www.youtube.com/watch?v=wArFgeY51Ec&feature=related (cavalo com alças)
http://www.youtube.com/watch?v=wm1wB__hBYQ&feature=related (salto sobre a mesa)
Atividade 2 – Explorando o solo
Duração: 25 minutos
Material: som mecânico
Local: quadra ou pátio coberto
Inspirados pelos vídeos vistos na atividade anterior as crianças terão a oportunidade de criar e experimentar movimentos semelhantes a uma coreografia da modalidade solo. Inicialmente as crianças criarão seus próprios movimentos e em seguida o(a) professor(a) poderá propor saltos, rolamentos, equlíbrios, entre outros. Seria interessante que essa atividade fosse realizada com uma música de fundo. Ao final o(a) professor(a) lançará um desafio para as crianças que quiserem realizar uma espécie de apresentação para os colegas com uma coreografia criada por elas.
Atividade 3 – Desafiando a gravidade
Duração: 25 minutos
Material: colchões
Local: escadarias ou similares
Essa atividade propõe uma experimentação da sensação proporcionada pela modalidade da trave de equilíbrio. No primeiro momento as crianças serão desafiadas a andar perpendicular nos degraus de uma escadaria larga. Essa atividade pode ser realizada em uma mureta ou construção similar que não ofereça grandes riscos às crianças. Para motivar as crianças o(a) professor(a) poderá propor desafios em cima da “trave”. Segurando nas mãos do(a) professor(a) as crianças poderão arriscar equlíbrios em um pé só, andar de olhos fechados, pequenos saltos, entre outros. Para garantir a segurança das crianças é prudente colocar colchões no entorno da atividade.
Atividade 4 – Saltando sobre a “mesa”
Duração: 25 minutos
Material: colchões e plinto
Local: quadra ou pátio coberto
Essa atividade tem como objetivo a experimentação da modalidade de salto sobre a mesa. Inicialmente as crianças ficaram em fila e, uma de cada vez, irá realizar uma corrida seguida de um salto aleatório sobre os colchões. Em seguida o(a) professor(a) colocará o plinto, ou aparelho similar, em uma altura bem reduzida e pedirá que as crianças executem um salto passado por cima do aparelho, pisando no mesmo. Essa atividade pode se desdobrar em um salto sobre o aparelho apoiando as mãos sobre o mesmo e passando os pés lateralmente até atingir o colchão. Esse último movimento tem caracteríticas bem próximas ao da modalidade de salto sobre a mesa. É importante que o(a) professor(a) fique ao lado do colchão para dar segurança às crianças e evitar possíveis acidentes.
Ao final das atividades o(a) professor(a) fará uma convserva com as crianças para escutar quais foram suas impressões sobre esse esporte chamado ginástica artística. Nesse momento é interessante registar algumas falas e comentários. Em seguida, pedirá às crianças para desenhar a modalidade da ginástica que mais gostou para compor um cartaz, com os comentários registrados, intitulado: “Essa ginástica é artística”.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!