Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


No ritmo da ginástica rítmica

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer um pouco de cada aparelho da ginástica rítmica reconhecendo seus aparelhos e movimentos característicos.

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realiza os movimentos, pois, em cada aparelho da ginástica rítmica, o espaço delimitado direciona as ações e interfere nas interações e na construção dos movimentos.

- Perceber os limites e possibilidades do seu próprio corpo em interação com diferentes objetos – bola, arco e fitas; experimentando e criando movimentos.
Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhecendo melhor

Duração: 25 minutos

Material: vídeos da internet

Local: sala de informática

Essa atividade inicial tem como propósito demonstrar para as crianças as diversas modalidades da ginástica rítmica. Através dos vídeos as crianças construirão uma noção básica dos movimentos caraterísticos de cada modalidade e os seus diferentes aparelhos.

Sugestão de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=lwvNhwIWvyY (fita)

http://www.youtube.com/watch?v=iYrTcwWNRrg (bola)

http://www.youtube.com/watch?v=CRJBBT0j4x4 (arco)

http://www.youtube.com/watch?v=ACx4LVSIfp8 (maças)

http://www.youtube.com/watch?v=1vpeYOBD3jw (corda)

Atividade 2 – Ginástica com bola?

Duração: 25 minutos

Material: bola de borracha

Local: quadra

O objetivo dessa atividade é trabalhar o aparelho bola da ginástica rítmica de maneira lúdica. Primeiramente as crianças irão explorar o contato com o aparelho de uma maneira mais suave, diferente de outras vivências com a bola. Elas poderão jogar a bola pra cima e agarrá-la sem deixar cair, tentar equilibrá-las de diversas formas (ex.: atrás da nuca, no dorso das mãos, etc), quicar com ambas as mãos e experimentar diversos movimentos possíveis com esse aparelho. Em seguida o(a) professor(a) pedirá que cada criança demonstre um “truque” ou movimento que criou com a bola. Essa atividade, assim como as seguintes, poderão ser realizadas ao som de música clássica.

Atividade 3 – Arco mágico

Duração: 25 minutos

Material: bambolê

Local: quadra

 Com o bambolê cada criança poderá arriscar alguns movimentos aludindo aqueles vistos anteriormente feitos pelas ginastas nos vídeos. O primeiro e mais conhecido de todos é o giro do bambolê com as diversas partes do corpo (cintura, pés, mãos, pescoso, etc). Em seguida, as crianças poderão tentar lançar o aparelho para frente em rotação contrária para que ele volte para suas mãos sem cair no chão. Em dupla as crianças segurarão o aparelho em pé no chão p ara que o colega tente passar por dentro dele com um salto, cambalhota ou rolamento. Por fim as crianças poderão tentar lançar o aparelho para o alto e agará-lo sem deixar que ele cai no chão. Esse aparelho permite inúmeras formas de intervenção que podem ser criadas e experimentadas pelas crianças.  

Atividade 4 – Fita

Duração: 25 minutos

Material: palitinho de churrasco, fita de tecido(ou papel crepom) e  fita adesiva

Local: quadra

            Por fim, trabalharemos com um dos mais belos aparelhos da ginástica rítmica, a fita. Para tanto, é necessário construir esse aparelho de maneira bem simples. Corte uma fita de tecido (ou papel crepom) com aproximadamente 1cm de largura e 150 cm de comprimento e fixe-o a um palito de churrasco com uma fita adesiva. É necessário que sejam feitos um aparelho por criança. Construídos os instrumentos as crianças poderão correr pela quadra movimentando e desenhando no ar com suas fitas. O(a) professor(a) poderá propor alguns movimentos como: a espirial com a fita, o grande giro com os braços, as ondas no ar, etc. Nesse aparelho devesse privilegiar a criatividade das crianças na experimentação dos movimentos.      

Avaliação

O(a) professor(a) poderá realizar uma apresentação das crinaças para todo o coletivo da escola  permitindo que cada criança escolha e apresente o aparelho que mais gostou. É fundamental que essa atividade seja filmada para que as próprias crianças possam se ver e se auto-avaliar através das filmagens.   

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • RUI MOUTINHO, Polônia - disse:
    info@franchi-sementi.pl

    20/12/2010

    Cinco estrelas

    Bom dia, Sou Portugues mas encontro-me na Polonia onde a minha filha pratica Ginastica Ritmica, a pedido do clube ( www.blekitna.info ) estou a tentar establecer contacto com o vosso Clube com vista a participacao nos vossos Torneios assim como convida-los para os nossos. A cidade onde se localiza o nosso Clube fica a 130 km via autoestrada de Berlim Alemanha ( o que facilita o comunicacao e transportes ). Em caso de estarem interessados agradecia que nos envia-se o vosso calendario de Torneios e nos efectuaremos o mesmo. Aguardo vossa resposta e votos de Festas Felizes Rui Trigo Moutinho Telemovel +48695255591


  • rosemar kalepniek, Emei Indaiá , São Paulo - disse:
    rosemark19@hotmail.com

    06/10/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa sugestão de aula para ensino infantil!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.