19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Conhecer um pouco de cada aparelho da ginástica rítmica reconhecendo seus aparelhos e movimentos característicos.
- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realiza os movimentos, pois, em cada aparelho da ginástica rítmica, o espaço delimitado direciona as ações e interfere nas interações e na construção dos movimentos.
- Perceber os limites e possibilidades do seu próprio corpo em interação com diferentes objetos – bola, arco e fitas; experimentando e criando movimentos.Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Conhecendo melhor
Duração: 25 minutos
Material: vídeos da internet
Local: sala de informática
Essa atividade inicial tem como propósito demonstrar para as crianças as diversas modalidades da ginástica rítmica. Através dos vídeos as crianças construirão uma noção básica dos movimentos caraterísticos de cada modalidade e os seus diferentes aparelhos.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=lwvNhwIWvyY (fita)
http://www.youtube.com/watch?v=iYrTcwWNRrg (bola)
http://www.youtube.com/watch?v=CRJBBT0j4x4 (arco)
http://www.youtube.com/watch?v=ACx4LVSIfp8 (maças)
http://www.youtube.com/watch?v=1vpeYOBD3jw (corda)
Atividade 2 – Ginástica com bola?
Duração: 25 minutos
Material: bola de borracha
Local: quadra
O objetivo dessa atividade é trabalhar o aparelho bola da ginástica rítmica de maneira lúdica. Primeiramente as crianças irão explorar o contato com o aparelho de uma maneira mais suave, diferente de outras vivências com a bola. Elas poderão jogar a bola pra cima e agarrá-la sem deixar cair, tentar equilibrá-las de diversas formas (ex.: atrás da nuca, no dorso das mãos, etc), quicar com ambas as mãos e experimentar diversos movimentos possíveis com esse aparelho. Em seguida o(a) professor(a) pedirá que cada criança demonstre um “truque” ou movimento que criou com a bola. Essa atividade, assim como as seguintes, poderão ser realizadas ao som de música clássica.
Atividade 3 – Arco mágico
Duração: 25 minutos
Material: bambolê
Local: quadra
Com o bambolê cada criança poderá arriscar alguns movimentos aludindo aqueles vistos anteriormente feitos pelas ginastas nos vídeos. O primeiro e mais conhecido de todos é o giro do bambolê com as diversas partes do corpo (cintura, pés, mãos, pescoso, etc). Em seguida, as crianças poderão tentar lançar o aparelho para frente em rotação contrária para que ele volte para suas mãos sem cair no chão. Em dupla as crianças segurarão o aparelho em pé no chão p ara que o colega tente passar por dentro dele com um salto, cambalhota ou rolamento. Por fim as crianças poderão tentar lançar o aparelho para o alto e agará-lo sem deixar que ele cai no chão. Esse aparelho permite inúmeras formas de intervenção que podem ser criadas e experimentadas pelas crianças.
Atividade 4 – Fita
Duração: 25 minutos
Material: palitinho de churrasco, fita de tecido(ou papel crepom) e fita adesiva
Local: quadra
Por fim, trabalharemos com um dos mais belos aparelhos da ginástica rítmica, a fita. Para tanto, é necessário construir esse aparelho de maneira bem simples. Corte uma fita de tecido (ou papel crepom) com aproximadamente 1cm de largura e 150 cm de comprimento e fixe-o a um palito de churrasco com uma fita adesiva. É necessário que sejam feitos um aparelho por criança. Construídos os instrumentos as crianças poderão correr pela quadra movimentando e desenhando no ar com suas fitas. O(a) professor(a) poderá propor alguns movimentos como: a espirial com a fita, o grande giro com os braços, as ondas no ar, etc. Nesse aparelho devesse privilegiar a criatividade das crianças na experimentação dos movimentos.
O(a) professor(a) poderá realizar uma apresentação das crinaças para todo o coletivo da escola permitindo que cada criança escolha e apresente o aparelho que mais gostou. É fundamental que essa atividade seja filmada para que as próprias crianças possam se ver e se auto-avaliar através das filmagens.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/12/2010
Cinco estrelasBom dia, Sou Portugues mas encontro-me na Polonia onde a minha filha pratica Ginastica Ritmica, a pedido do clube ( www.blekitna.info ) estou a tentar establecer contacto com o vosso Clube com vista a participacao nos vossos Torneios assim como convida-los para os nossos. A cidade onde se localiza o nosso Clube fica a 130 km via autoestrada de Berlim Alemanha ( o que facilita o comunicacao e transportes ). Em caso de estarem interessados agradecia que nos envia-se o vosso calendario de Torneios e nos efectuaremos o mesmo. Aguardo vossa resposta e votos de Festas Felizes Rui Trigo Moutinho Telemovel +48695255591
06/10/2010
Cinco estrelasMaravilhosa sugestão de aula para ensino infantil!!