19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
- Conhecer um pouco de história do atletismo e dos jogos olímpicos reconhecendo seus o contexto no qual as primeiras modalidades esportivas foram criadas.
- Vivenciar algumas das modalidades do atletismo de maneira divertida e lúdica.
- Coordenar os movimentos de correr, saltar e lançar interagindo com os objetos e o espaço.
- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realiza os movimentos, pois em cada modalidade do atletismo, o espaço e os objetos direcionam as ações e interfere nas interações e na construção dos movimentos.
Atividade 1 – Como surgiu o atletismo?
Duração: 25 minutos
Material: vídeo da internet
Local: sala de informática
A história do atletismo se confundi com a origem dos jogos olímpicos, que se iniciaram em 776 a .C. As provas do atletismo foram criadas a partir de movimentos básicos humanos: correr, saltar e lançar. O objetivo dessa atividade e realizar um resgate histórico do atletismo no período da Grécia Antiga. Através dos vídeos as crianças poderam começar a compreender o contexto no qual a primeira modalidade esportiva foi criada. As atividades seguintes devem ser registradas com fotografias para avaliação futura.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=W2mvbZTQ-20&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=iXnek90QDSI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=KmvQDDTetMM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=3kwaYEhijqo&feature=related
Atividade 2 – Correr
Duração: 25 minutos
Material: cones
Local: quadra ou pátio coberto
Correr é o movimento mais primário entre todos os esportes. Essa atividade tem com objetivo realizar diferentes formas de corrida. Primeiramente o(a) professor(a) deve colocar quatro cones nas extremidades da quadra simulando o circuito oval da pista de atletismo. Em seguida fará uma corrida curta (simulando os 100 mts rasos), do cone 1 ao cone 2 (vide desenho), sempre com grupos de 5 crianças para evitar acidentes. Na sequência poderá fazer uma corrida por toda a extensão da quadra saindo do cone1, passando pelo 2, 3, 4 até retornar ao cone 1 novamente (simulando os 400 mts rasos). Por fim as crianças farão uma corrida de revezamento onde cada integrante do grupo formado por 4 crianças ficará posicionado em um cone e o bastão terá que passar de mão em mão até chegar retornar ao cone 1 (simulando revezamento 4 X100 mts).
Atividade 3 – Saltar
Duração: 25 minutos
Material: colchões, cones e barbante
Local: quadra
A atividade seguinte trabalhará o saltar. Primeiro as crianças ficarão em fila e, uma de cada vez, fará uma corrida seguida de um salto sobre o colchão (vide desenho abaixo). O(A) professor(a) deve pedir às crianças para saltarem o mais longe possível (simulando o salto em distância).
Em seguida serão colocados dois cones amarrados nas extremidades por um barbante e distanciadados em 2 metros (vide desenho abaixo). O(A) professor(a) deve pedir às crianças para tentar saltar por cima do barbante (simulando o salto em altura). Na seqüência o(a) professor(a) poderá ensinar as técnicas de rolo ventral (figura 1) e tesoura (figura 2), que são os mais adequados para crianças.
Figura 1 – http://4.bp.blogspot.com/_ZXuOdZfDMKE/Sju2Hnh848I/AAAAAAAAA1c/PGji2ShFllE/s320/Brumel.png
Figura 2 - http://www.geocities.com/fernando_homepage/ALVES2/fotos/3.JPG
Atividade 4 – Lançar
Duração: 25 minutos
Material: jornal, cola, barbante, prato de papelão e fita adesiva
Local: quadra ou pátio coberto
Por fim, as crianças poderão experimentar os três tipos de lançamentos (martelo, dardo e disco) utilizando materiais simples. O martelo deve ser feito com uma bolinha de jornal que será envolta em uma fita adesiva e amarrado a um barbante. As crianças podem brincar de lançá-lo simulando o giro do lançamento de martelo. O dardo deve ser feito de jornal em rolando a folha toda até formar um longo canudo de papel que será arrematado no final por uma fita adesiva. As crianças poderão ser desafiadas a lançá-los o mais longe possível. Finalmente, o lançamento de disco será feito com pratos descartáveis de papelão ou plástico. As crianças podem tentar lançar o disco o mais longe possível ou brincar em duplas lançando-o umas para as outras.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!