Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Correr, saltar e lançar

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer um pouco de história do atletismo e dos jogos olímpicos reconhecendo seus o contexto no qual as primeiras modalidades esportivas foram criadas.

- Vivenciar algumas das modalidades do atletismo de maneira divertida e lúdica.

- Coordenar os movimentos de correr, saltar e lançar interagindo com os objetos e o espaço.

- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realiza os movimentos, pois em cada modalidade do atletismo, o espaço e os objetos direcionam as ações e interfere nas interações e na construção dos movimentos.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Como surgiu o atletismo?

Duração: 25 minutos

Material: vídeo da internet

Local: sala de informática

A história do atletismo se confundi com a origem dos jogos olímpicos, que se iniciaram em 776 a .C. As provas do atletismo foram criadas a partir de movimentos básicos humanos: correr, saltar e lançar. O objetivo dessa atividade e realizar um resgate histórico do atletismo no período da Grécia Antiga. Através dos vídeos as crianças poderam começar a compreender o contexto no qual a primeira modalidade esportiva foi criada. As atividades seguintes devem ser registradas com fotografias para avaliação futura.      

Sugestão de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=W2mvbZTQ-20&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=iXnek90QDSI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=KmvQDDTetMM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=3kwaYEhijqo&feature=related

Atividade 2 – Correr

Duração: 25 minutos

Material: cones

Local: quadra ou pátio coberto

Correr é o movimento mais primário entre todos os esportes. Essa atividade tem com objetivo realizar diferentes formas de corrida. Primeiramente o(a) professor(a) deve colocar quatro cones nas extremidades da quadra simulando o circuito oval da pista de atletismo. Em seguida fará uma corrida curta (simulando os 100 mts rasos), do cone 1 ao cone 2 (vide desenho), sempre com grupos de 5 crianças para evitar acidentes. Na sequência poderá fazer uma corrida por toda a extensão da quadra saindo do cone1, passando pelo 2, 3, 4 até retornar ao cone 1 novamente (simulando os 400 mts rasos). Por fim as crianças farão uma corrida de revezamento onde cada integrante do grupo formado por 4 crianças ficará posicionado em um cone e o bastão terá que passar de mão em mão até chegar retornar ao cone 1 (simulando revezamento 4 X100 mts).

undefined

Atividade 3 – Saltar

Duração: 25 minutos

Material: colchões, cones e barbante

Local: quadra

A atividade seguinte trabalhará o saltar. Primeiro as crianças ficarão em fila e, uma de cada vez, fará uma corrida seguida de um salto sobre o colchão (vide desenho abaixo). O(A) professor(a) deve pedir às crianças para saltarem o mais longe possível (simulando o salto em distância).  

undefined

Em seguida serão colocados dois cones amarrados nas extremidades por um barbante e distanciadados em 2 metros (vide desenho abaixo). O(A) professor(a) deve pedir às crianças para tentar saltar por cima do barbante (simulando o salto em altura). Na seqüência o(a) professor(a) poderá ensinar as técnicas de rolo ventral (figura 1) e tesoura (figura 2), que são os mais adequados para crianças.

undefined

 undefined

Figura 1 – http://4.bp.blogspot.com/_ZXuOdZfDMKE/Sju2Hnh848I/AAAAAAAAA1c/PGji2ShFllE/s320/Brumel.png

 undefined

Figura 2 - http://www.geocities.com/fernando_homepage/ALVES2/fotos/3.JPG

Atividade 4 – Lançar

Duração: 25 minutos

Material: jornal, cola, barbante, prato de papelão e  fita adesiva

Local: quadra ou pátio coberto

            Por fim, as crianças poderão experimentar os três tipos de lançamentos (martelo, dardo e disco) utilizando materiais simples. O martelo deve ser feito com uma bolinha de jornal que será envolta em uma fita adesiva e amarrado a um barbante. As crianças podem brincar de lançá-lo simulando o giro do lançamento de martelo. O dardo deve ser feito de jornal em rolando a folha toda até formar um longo canudo de papel que será arrematado no final por uma fita adesiva. As crianças poderão ser desafiadas a lançá-los o mais longe possível. Finalmente, o lançamento de disco será feito com pratos descartáveis de papelão ou plástico. As crianças podem tentar lançar o disco o mais longe possível ou brincar em duplas lançando-o umas para as outras.          

Avaliação
O(A) professor(a) construirá um mural com as crianças com as fotos tiradas durante as atividades e os instrumentos contruídos durante a aula. Esse mural poderá ser colocado em um espaço comum da escola com o título: Correr, saltar e lançar.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.