19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Conhecer algumas das modalidades de corrida do atletismo pouco conhecidas em nosso país.
- Vivenciar diferentes tipos de corrida de maneira lúdica e divertida.
- Desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos das corridas nos diferentes contextos em que elas se organizam.
Por se tratar de uma aula introdutória ao tema não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Que corrida é essa?
Duração: 25 minutos
Material: vídeo da internet
Local: sala de informática
Essa atividade tem com objetivo apresentar às crianças 3 modalidades de corridas do atletismo pouco conhecidas: a marcha atlética, os 100 e 110 mts com barreiras e os 3000 mts com obstáculos. Os vídeos servirão como fonte inspiradoras para as atividades que se seguem.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=IX1YqTmFIAM (marcha atlética)
http://www.youtube.com/watch?v=g8kEYRNSmKw&feature=related (marcha atlética)
http://www.youtube.com/watch?v=PVZnghu-DUM (110 mts com barreira)
http://www.youtube.com/watch?v=gRF6XyzeoaE&feature=fvw (110 mts com barreira)
http://www.youtube.com/watch?v=jcRMafHOPx8 (3000 mts com obstáculos)
http://www.youtube.com/watch?v=o1Fd6Y1cwVw&feature=fvw (3000 mts com obstáculos)
obs.: 100 mts com barreiras é para as mulheres e os 110 mts para os homens.
Atividade 2 – É corrida ou caminhada?
Duração: 25 minutos
Material: cones, cronômetro
Local: quadra ou pátio coberto
O(A) professor(a) iniciará a atividade pedindo às crianças que caminhem o mais rápido que elas conseguirem. É importante informar às crianças que elas não corram (que configura um movimento de sucessão de saltos), mas marchem (onde sempre um dos pés está em contato com o chão). Em seguida, as criança se posicionaram, uma de cada vez, ao lado do cone 1 da quadra para realizar uma volta completa pela quadra, passando pelos cones 2, 3 e 4 até retornar ao cone 1. O(A) professor(a) marcará o tempo de cada criança do cronômetro. É interessante que as criança possam ter a oportunidade de fazer o percurso mais de uma vez para tentar abaixar sua marca pessoal. Por fim, será realizad a uma corrida entre as crianças pelo percurso. O(A) professor(a) deve informar às crianças que aquele que correr estará desclassificado da corrida.
Atividade 3 – Correndo e saltando
Duração: 25 minutos
Material: cones
Local: quadra
A primeira atividade será realizar uma corrida individual simulando os 100 e os 110 mts com barreiras. Para isso, será necessário que o(a) professor(a) coloque os cones deitados, enfileirados e eqüidistantes ao longo da quadra (vide figura abaixo à esquerda). É interessante que as crianças possam realizar esse percurso várias vezes para se acostumarem com a dinâmica da corrida conjugada com o salto. Em seguida, caso as crianças estejam demonstrando desenvoltura e segurança na corrida com barreiras o(a) professor(a) poderá propor uma competição entre as crianças agrupadas de 4 em 4 (vide figura abaixo à direita).
Atividade 4 – Superando os obstáculos
Duração: 25 minutos
Material: cronômetro, cones, pneu, corda, bambolês, caixa e plinto
Local: quadra ou pátio coberto
Por fim será realizada uma atividade que simulará a modalidade de 3000 mts com obstáculos. Serão colocados cones, pneu, corda, bambolês, caixa e um plinto que servirão de obstáculos na corrida. As crianças farão o percurso individualmente no sentido anti-horário (vide figura abaixo). Não é aconselhável realizar essa atividade em grupo, pois as crianças podem trombar umas nas outras e causar acidentes. Por isso, caso seja necessário um desafio pode-se marcar o tempo de cada criança com um cronômetro para que elas possam tentar diminuir suas marcas.
Em sala, o(a) professor(a) fará uma conversa com as crianças sobre a aula para que elas possam dizer suas impressões sobre as corridas; até então desconhecidas para muitos. Em seguida, o(a) professor(a) pedirá às crianças para fazer um registro gráfico sobre a aula de corridas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasachei sensasional!!! amei e irei aplica-la na minha turminha de 5 anos hoje em bh!!! parabens pela iniciativa!!!!