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CONSTRUINDO UMA MAQUETE MÓVEL.

 

20/10/2009

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula, o aluno aprenderá  a observar a relação existente entre as formas dos objetos e os movimentos que eles  são capazes de fazer, bem como a confeccionar maquetes móveis para representarem os "cantinhos" nos quais a sala de aula está dividida.
Duração das atividades
Os momentos da aula devem durar entre vinte a trinta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção geral sobre superfície (plana, lisa, áspera, reta, curva) e movimento.

Estratégias e recursos da aula

Atividade  - Construção de uma maquete móvel.

1º Momento

O professor deverá as crianças se elas sabem o que significa a palavra "maquete móvel". Mediante as respostas dadas, deverá construir um conceito de fácil entendimento de "maquete", uma vez que elas logo poderão ver o conceito perguntado se materializar no momento seguinte.

2º Momento

Depois da conceituação de "maquete móvel", o professor proporá as crianças que elas com seu auxílio construam uma maquete móvel dos "cantinhos" da sala de aula. Para isso, pedirá que elas observem atentamente a sala de aula e percebam como ela está dividida.

- Como a nossa sala está dividida?

- Qual o "cantinho" maior?

- E o menor?

- E o mais perto da porta?

- E o mais longe da porta?

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Uma vez previamente providenciado o material necesário (caixas de papelão, copos descartáveis, caixa de fósforo), a turma começará - com a ajuda do professor - a confeccionar a maquete móvel, cobrindo as caixas com papel de cores diferentes e decorando os demais objetos representativos. Neste momento, o professor deverá levar a turma a pensar, mediante o tamanho, a forma,  qual objeto deverá representar cada "cantinhos" da sala (biblioteca, faz de conta,etc.). Depois disso, será traçado com giz uma espaço limite no chão da sala de aula. Tal espaço tem que ter tamanho suficiente para permitir a circulação das crianças. Após isso, o professor solicitará que duplas fiquem responsáveis por colocarem cada objeto representativo da maquete móvel no lugar conveniente, sempre tomando por base a porta da sala. 

3º Momento 

 O professor tirará uma foto de cada aluno junto à maquete móvel.

Recursos Complementares

Avaliação

No fim da aula, o professor avaliará o aluno:

  • Pelo conhecimento que o aluno demostrou ter sobre forma e movimento;
  • Pela interação com a turma nas atividades realizadas;
  • Pela participação durante a aula.
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