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Projeto morcego – contos africanos – a “descoberta” de um continente

 

09/11/2009

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Localizar o continente africano no mapa-múndi
Perceber que o continente africano é formado de diferentes países
Reconhecer os países africanos que falam a língua portuguesa

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula é indicada para alunos(as) a partir do 3° ano do Ensino Fundamental, em função das habilidades de leitura de mapas e organização de informações necessárias para o desenvolvimento da atividade.

Estratégias e recursos da aula

Turma dividida em grupos
Cada grupo receberá uma tira contendo a seguinte pergunta:
Qual é o único animal mamífero capaz de voar?
Dar as letras que formam a resposta, embaralhadas, deixando que descubram.
R – M – C – O – G- O - E


Leitura do texto:
“Por que será que o morcego só voa de noite

Há muito e muito tempo houve uma tremenda guerra entre as aves e o restante dos animais que povoa as florestas, savanas e montanhas africanas.
Naquela época, o morcego, esse estranho bicho, de corpo semelhante ao do rato, mas provido de poderosas asas, levava uma vida mansa voando de dia entre as enormes e frondosas árvores à cata de insetos e frutas.
Uma tarde, (...) foi despertado pelos trinados aflitos de um passarinho:
- Atenção, todas as aves! Foi declarada a guerra aos quadrúpedes . Todos que têm asas e sabem voar devem se unir na luta contra os bichos que andam no chão.
O morcego ainda estava se refazendo do susto, quando uma hiena passou correndo e uivando aos quatro ventos:
- E agora? – perguntou a si mesmo o aparvalhado morcego. – Eu não sou uma coisa nem outra.
Indeciso, não sabendo a quem apoiar, resolveu aguardar o resultado da luta:
- Eu é que não sou bobo. Vou me apresentar ao lado que estiver vencendo – decidiu.
Dias depois, escondido entre as folhagens, viu um bando de animais fugindo em carreira desabalada, perseguidos por uma multidão de aves que distribuíam bicadas a torto e a direito. Os donos de asas estavam vencendo a batalha e, por isso, ele voou para se juntar às tropas aladas.
Uma águia gigantesca, ao ver aquele rato com asas, perguntou:
- O que você está fazendo aqui?
- Não está vendo que sou um dos seus? Veja! – disse o morcego abrindo as asas. – Vim o mais rápido que pude para me alistar – mentiu.
- Oh queira me desculpar – falou a desconfiada águia. – Seja bem-vindo à nossa vitoriosa esquadrilha.
Na manhã seguinte, os animais terrestres, reforçados por uma manada de elefantes, reiniciaram a luta e derrotaram as aves, espalhando penas para tudo quanto era lado.
O morcego, na mesma hora, fechou as asas e foi correndo se unir ao exército vencedor.
- Quem é você? – rosnou um leão.
- Um bicho de quatro patas como Vossa Majestade – respondeu o farsante, exibindo os dentinhos afiados.
- E essas asas? – interrogou um dos elefantes. – Deve ser um espião. Fora daqui! – berrou o paquiderme erguendo a poderosa tromba num gesto ameaçador.
O morcego, rejeitado pelos dois lados, não teve outra solução passou a viver isolado de todo mundo, escondido durante o dia em cavernas e lugares escuros.
É por isso que até hoje ele só voa de noite.”

Autor: Rogério Andrade Barbosa
Retirada do livro: Histórias Africanas para contar e recontar
Editora do Brasil

Turma em círculo
Apresentação do livro de onde foi retirada a história “Histórias africanas para contar e recontar”


Ler com eles a introdução do livro, onde o autor se refere ao maravilhoso mundo da “literatura oral” e termina dizendo que “as histórias, principalmente na África, foram feitas para serem contadas e recontadas”.
Fazer uma roda de discussão sobre o que é literatura oral, introduzir o termo griot (contador de história).
Exploração da capa, das ilustrações e dos títulos das histórias
Escolha de uma outra história para ser lida por algum aluno da turma ou mesmo pelo professor
Localizar no mapa-múndi o continente africano. Observar de quantos países é formado este continente. Levantar com eles os países dos quais já ouviram falar. Ressaltar que a Cop a do Mundo de 2010 será na África do Sul. Localizar este país com eles.
Distribuir e ler com eles o texto abaixo:


"Curiosidades do continente africano
Saiba mais sobre locais e construções importantes, animais e pratos típicos da África!

- Até pouco tempo o rio Nilo, localizado no Egito, era considerado o maior do mundo. Porém, informações recentes revelaram que esse posto deveria ser assumido pelo brasileiríssimo rio Amazonas. Com 6.868 quilômetros, o rio que nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, e deságua no Oceano Atlântico, junto à Ilha de Marajó, é 173 quilômetros maior que o africano.
Prata também para o deserto do Saara. Com uma área de mais de 9 milhões de quilômetros quadrados – maior que o Brasil! – ele perde para a Antártica, que têm 14 milhões de quilômetros quadrados desabitados. Isso mesmo! Quem disse que um deserto não pode ser constituído de neve e gelo?
- Já no clima da copa do mundo? Pois os africanos estão na maior animação. Isso porque, pela primeira vez na história, eles levarão cinco seleções para a disputa. São elas: Costa do Marfim, Angola, Gana, Togo e Tunísia. Façam suas apostas!
- Sabia que cinco países da África falam oficialmente o português? Anote aí: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe.
- Das famosas “Sete Maravilhas do Mundo” (Saiba mais na CHC 105), seis não existem mais. A única que restou está aonde? Na África! Trata-se da Pirâmide de Gisé, construída à margem do rio Nilo, no Egito, pelo faraó Quéops, há cerca de 4.560 anos. Ela foi erguida para servir de sepultura para o grande imperador.
- Conhecido pela sua grande juba e seu porte atlético, o leão é o maior felino que existe, podendo pesar até 250 quilos. Adivinha de onde ele é? Da África, casa de várias espécies de leões. Mas existem algumas também originárias de outros continentes, como o leão americano, da América do Norte, e o leão das cavernas, da Europa.
- A maioria dos habitantes do Ibo, uma ilha de Moçambique, são de religião mulçumana e não comem carne de porco. Assim, a feijoada do Ibo é recheada de galinha e camarão. Quem quer provar?
- Abará, acarajé, efó e vatapá. Todos são pratos conhecidos da culinária baiana e cujos nomes têm origem na língua dos iorubás – povo africano do sudoeste da Nigéria. Muitos foram trazidos para o Brasil como escravos e, claro, influenciaram a nossa cultura."

Retirado de: http://cienciahoje.uol.com.br/51230

Propor que, em grupo, façam uma pesquisa sobre os países africanos de língua portuguesa.
Na sala de informática, pesquisar sites que falem sobre estes países.

Organizar com eles as informações.
Apresentar as descobertas em forma de jornal mural.
Em seguida, organizar com eles uma apresentação sobre o jornal mural

Professor:
Neste momento, seria interessante resgatar a questão da tradição oral e propor que eles sejam os griots, contadores de histórias, iniciando as apresentações com histórias contadas para as turmas que ouvirão as apresentações do jornal mural.

Recursos Complementares

Há muitos livros de literatura infantil que trabalham com as questões culturais de determinados países ou etnias africanos.
Neste site, encontramos um a lista de sugestões:

http://www.dobrasdaleitura.com/vitrine/letrafalante/200804africa.html

Visite também:
http://www.museuafrobrasil.com.br/historia_oral.asp

Esta aula faz parte de um projeto chamado “Projeto morcego” que é composto das seguintes aulas:

Projeto morcego – conto africano - produção de texto
Projeto morcego – conto africano - escrita de autobiografia
Projeto morcego - Por que os morcegos ficam pendurados de cabeça para baixo?
Projeto morcego – contos africanos – a “descoberta” de um continente
Projeto morcego - o texto literário e o texto informativo
Projeto morcego – conto africano – brincando com verbos

Avaliação

Durante toda a realização da atividade, os alunos deverão ser avaliados, na sua relação entre si e com a aprendizagem. Os registros de cada grupo, as discussões para a elaboração da organização do jornal mural e a apresentação oral dos alunos deve ser observada e avaliada pelo professor.
É sempre importante, também, um processo de autoavaliação ao final da atividade, onde os alunos, oralmente, ou por escrito, possam repensar sua participação na atividade e as aprendizagens que foram mais significativas.

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