10/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar a GR como uma modalidade de ginástica esportivizada.
Conhecer os aparelhos da GR.
Identificar a diferenças dos objetivos da prática da GR para atletas de alto nível e para as crianças na escola.
Construir possibilidades de movimentar-se usando os aparelhos da GR tendo como referência os movimentos fundamentais da ginástica (saltar, rolar/girar, equilibrar, balançar e trepar)
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Recursos:
Imagens de pessoas (comuns e atletas) praticando GR e os aparelhos da GR (maça, corda, bola, arco e fita).
Obs:Caso a escola não possua os aparelhos da GR, uma solução seria a confecção de alguns deles com material alternativo (ex: a maça feita de garrafa pet de 600 ml e fitas feitas de tiras de papel crepom)
Imagens:
http://images.imagestate.com/Thumb/2296486.jpg
Pessoa com a corda
http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2554/IBR-789286.jpg
Atleta com o aparelho corda
http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2554/IBR-207894.jpg
Atleta com o aparelho fita
http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/rf/thum4/511033/ISO-IS453-037.jpg
Pessoas com a fita
http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2554/IBR-207911.jpg
Atleta com o aparelho arco
http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/rf/thum4/511789/IOH-42-16440495.jpg
Atleta com o aparelho bola
http://vir-glo-ny.cache.agefotostock.com/fotos/thum4/2554/IBR-789284.jpg
Atleta com o aparelho massa
Iniciar aula reunindo a turma e explicando que hoje conheceremos outro tipo de ginástica. Para tal apresentar um cartaz com diversas imagens de GR. (Usar as imagens colocadas acima). Em seguida questionar: Vocês sabem o nome desta ginástica? O que as pessoas estão utilizando além do próprio corpo? No caso das fotos de atletas de GR questioná-los: O que é preciso para conseguir fazer aqueles movimentos?
Após a identificação das imagens, o (a) professor (a) poderá explicar que a GR é uma forma de ginástica que utiliza vários aparelhos (dizer os nomes e mostrar o aparelho), tem campeonatos nacionais e internacionais, possui regras fixas para sua execução nas competições e que demanda muito treinamento para aqueles que desejam ser atleta profissionais de GR. Mas que no nosso caso, ou seja, na aula de Educação Física o objetivo é aprender sobre GR e aprender fazer alguns movimentos de GR.
Neste momento o (a) professor (a) dividirá a turma em cinco grupos e convidará para participação um circuito de GR. O ambiente deverá ser previamente organizado, distribuindo os aparelhos por grupos: maças, arcos, cordas, fitas e bolas em número suficiente para a turma. Em seguida o (a) professor (a) combinara com as crianças: "Só vale fazer movimentos de saltar usando os aparelhos, ou só de equilibrar e etc.". A atividade termina depois que todos passaram pelas cinco estações.
Atividade de desenho:
Desenhe você realizando os movimentos que mais gostou de fazer com cada um dos aparelhos de GR. (lembre-se que são 5 aparelhos).
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2013
Cinco estrelas,uito legal gostei das fotos