19/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Construir um primeiro entendimento do jogo de handebol considerando suas regras, dinâmicas e movimentos.
- Experimentar a dinâmica o jogo de handebol de maneira divertida e lúdica.
- Coordenar os diferentes movimentos dos fundamentos do handebol com o espaço, os objetos e os colegas.
- Compreender minimamente as regras do jogo e suas implicações na prática do mesmo.
Trabalhar préviamente os fundamentos técnicos do handebol auxiliaria na fluidez das atividades, porém não limita a execução da mesma. Em outras palavras, a não realização de um trabalho prévio não impede a execução dessa aula.
Atividade 1 – Vamos ver como é?
Duração: 25 minutos
Material: vídeo da internet
Local: sala de informática
Essa atividade inicial tem como propósito apresentar o handebol para as crianças. Através de vídeos que mostrar diferentes práticas desse esporte (de crianças a atletas) as crianças poderão construir uma imagem inicial sobre a dinâmica desse jogo.
Sugestão de vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=vFBY6bD8gYE&feature=related (infantil)
http://www.youtube.com/watch?v=GdbyS-3JbdI&feature=related (fundamentos)
http://www.youtube.com/watch?v=GdbyS-3JbdI&feature=related (escola)
http://www.youtube.com/watch?v=tya8ajblzYw&feature=fvw (amador)
http://www.youtube.com/watch?v=hVb2uTAOdc0 (alto-rendimento)
Atividade 2 – Handebolão
Duração: 25 minutos
Material: bola de plástico
Local: quadra
O objetivo desta atividade é trabalhar de maneira lúdica a dinâmica do handebol estabelecendo algumas regras primarias desse esporte. Com uma bola de plástico grande as crianças farão um jogo onde uma equipe tentará fazer o gol na equipe adversária utilizando apenas as mãos. Nesse jogo excluiremos a participação do goleiro e como conseqüência todos poderão atacar e defender.
Atividade 3 – Jogo dos 10 passes
Duração: 25 minutos
Material: bola de handebol e coletes
Local: quadra
O jogo dos 10 passes é compreendido como desdobramentos da brincadeira do “bobinho”. Dividi-se as crianças em duas equipes joga-se a bola para o ao para disputar sua posse. A equipe que estiver com a posse da bola deverá realizar 10 passes (contados em voz alta pelos integrantes) sem ser interceptados pelos adversários. Caso a equipe adversária tome a posse de bola será iniciada uma nova contagem. A equipe que realizar 10 passes consecutivos marca um ponto. O objetivo desse jogo é trabalhar os fundamentos do handebol de passe, marcação e desmarcação.
Atividade 4 – Jogando o jogo
Duração: 25 minutos
Material: bola de handebol
Local: quadra
O objetivo desta aula é trabalhar de maneira lúdica a dinâmica do handebol estabelecendo algumas regras primarias desse esporte. As crianças serão divididas em duas equipes que terão como objetivo marcar o gol na meta adversária utilizando apenas as mãos. Entretanto nesse jogo suprimiremos as regras de condução, da área do goleiro e do limite das linhas laterais. Com isso as crianças poderão conduzir a bola livremente, entrar na área do goleiro e a bola não sairá pelas linhas laterais. O objetivo dessa atividade é aproximar ao máximo da dinâmica do jogo de handebol sem entrar no mérito da execução de todas as suas regras.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/01/2012
Cinco estrelasGostei do material bem criativo e de facil assimilacao pelos educandos. excelente gostaria de pode contar com um material assim