10/02/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Conhecer algumas semelhanças e diferenças do gênero entrevista nas duas modalidades da língua: escrita e falada.
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Etapa 1
PROFESSOR: Inicie a sequência perguntando aos alunos:
• Vocês já assistiram a alguma entrevista na televisão? Quem era o entrevistado? E o entrevistador?
• Quais são os programas na televisão de entrevistas atualmente?
• Vocês já leram alguma entrevista? Onde?
• Quem era o entrevistado? E o entrevistador?
• Quais são os jornais e/ou revistas que publicam entrevistas atualmente?
• Será que há diferenças entre uma entrevista falada e uma entrevista escrita? E semelhanças? Vamos descobrir?
Com essas perguntas, esperamos que os alunos despertem a curiosidade sobre o tema que será abordado: o gênero entrevista nas duas modalidades da língua: escrita e falada.
Etapa 2
PROFESSOR: Nessa etapa, os alunos lerão uma entrevista. Você poderá selecionar entrevistas que abordem temas de interesse para os jovens. Sugerimos uma entrevista com o criador do Twitter (uma ferramenta de comunicação muito usada pelos jovens), publicada na Revista Veja (22 de outubro de 2009). Essa entrevista pode ser encontrada por meio do link:
http://veja.abril.com.br/211009/mundo-140-caracteres-p-19.shtml
Leve a entrevista ou apenas um trecho fotocopiado para os alunos. Escolha um para ser o entrevistador e outro para ser o entrevistado em cada pergunta.
Etapa 3
Nessa etapa, os alunos farão comentários sobre o texto lido. Para orientar as participações, faça um roteiro de perguntas para ser respondido, oralmente ou por escrito, no caderno.
Etapa 4
Nessa etapa, os alunos assistirão a uma entrevista. Apresente uma entrevista oral gravada em vídeo, com alguma autoridade que fale sobre assuntos que interessem aos jovens. Peça para que os alunos prestem atenção não só no assunto abordado, mas também nas características do entrevistado e do entrevistador: a linguagem utilizada, a postura do locutor, o tom de voz, o olhar, a gesticulação, etc. Os alunos devem fazer anotações a partir de suas observações.
Sugerimos o trabalho com uma entrevista, retirada do site da Revista Veja, que pode ser encontrado por meio do link:
Etapa 5
PROFESSOR: Peça aos alunos que compartilhem suas observações sobre a entrevista assistida, principalmente sobre a linguagem utilizada tanto pelo entrevistador como pelo entrevistado: se eles utilizam uma linguagem formal, informal, gírias, etc.
Etapa 6
Nessa etapa, os alunos refletirão sobre as semelhanças e as diferenças entre a entrevista oral e a escrita. Pergunte para os alunos o que eles observaram de comum e diferente entre as duas modalidades – oral e escrita – do gênero entrevista. Vá anotando no quadro essas observações, de modo que o aluno possa ter uma sistematização no caderno. Se os alunos não responderem, vá “puxando” as respostas, por meio de perguntas do tipo:
Como se inicia uma entrevista oral? E uma escrita?
Que tipo de pergunta se faz numa entrevista?
Quem pode ser entrevistado?
Segue abaixo um modelo de como essa sistematização pode ser feita:
Algumas semelhanças:
Tanto na modalidade escrita como na falada, os papéis sociais dos interlocutores são bem definidos: geral mente uma pessoa pergunta e uma outra responde indagações sobre sua vida ou seu trabalho.
Nessas duas modalidades, os entrevistados são pessoas já famosas ou que estão desenvolvendo algum trabalho interessante para a sociedade: uma pesquisa sobre um remédio ou alguma doença, alguém que tenha lançado um livro, um produto, entre outros.
Nas duas modalidades, há uma apresentação do entrevistado: na escrita, o primeiro parágrafo é destinado a esse papel e na falada, antes de começar a fazer as perguntas, o entrevistador fala um pouco sobre a vida e/ou trabalho do entrevistado.
Algumas diferenças:
Na modalidade falada, observamos o respeito aos turnos de fala, uma vez que é raro o entrevistador falar junto com o entrevistado, pois ao fazer a pergunta, ele espera a resposta.
Na modalidade falada, além das perguntas e respostas, temos acesso a outros tipos de informações como: gestos, entonação da voz, olhares, rubor da pele, entre outros.
Sugerimos que, nessa etapa, os alunos elaborem uma entrevista. Para isso, eles devem se reunir em grupos de, no máximo, cinco participantes e pensar em "alguém de destaque" no bairro onde moram para ser entrevistado – pode ser, inclusive, um parente ou amigo. É preciso apenas que essa pessoa desenvolva algum papel importante: o presidente do bairro, o diretor (a) de uma biblioteca comunitária ou creche, etc. Os alunos devem elaborar as questões em sala de aula, a fim de que o professor possa ajudá-los a selecionar os tópicos mais relevantes que devem ser abordados na entrevista. No dia da entrevista, eles podem gravá-la (por meio de MP3 ou celular), se o entrevistador permitir, é claro.
Por fim, eles devem transcrever, ou seja, passar para a modalidade escrita da língua, as perguntas e respostas mais interessantes e apresentá-las para os colegas.
Quatro estrelas 6 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/10/2015
Quatro estrelasAula interessante e muito criativa. Parabens!
24/05/2015
Cinco estrelasGostei muito dessa aula. Achei clara e objetiva. Trabalhei-a recentemente.
07/09/2014
Cinco estrelasShow de bola!!!
23/08/2012
Cinco estrelasDidática excelente e dinâmica pró-ativa.
27/01/2012
Cinco estrelasHá dias estava a procura de material interessante sobre esse gênero. Finalmente, encontrei o que precisava! Parabéns e obrigada por compartilhar sugestões criativas como esta...
23/09/2010
Quatro estrelasEntrei nesse site atrás de idéias e foi o que consegui. Colocarei em ação essas dicas de aula que são muito boas.Adorei !