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Aula 12: Realizando o salto em altura no CAp ufrj

 

18/11/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Associar o salto em altura com alguns saltos verticais realizados nas suas atividades do cotidiano.

Colocar simultaneamente grupos musculares diferentes, visando a execução de movimentos amplos e voluntários mais ou menos complexos, envolvendo principalmente o trabalho de membros superiores, inferiores e tronco através do salto em altura.

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
       

Nesta aula, o professor explicará para os alunos qual a diferença de um salto vertical e um salto horizontal, e em seguida perguntará se algum aluno já realizou um salto vertical, associando este salto com o seu cotidiano, exemplo: pular uma cadeira, um banco, um muro, etc. Depois o professor comentará a origem, as técnicas e os recordes mundiais dos dois tipos de saltos verticais no atletismo são: salto em altura e salto com vara.

Após esta conversa com a turma, será realizado um “pique”. O professor indicará um pegador, enquanto o resto da turma se espalhará pela quadra. Ao sinal do professor, o pegador deverá pegar o restante da turma. Os alunos que forem pegos deverão parar de correr e se agachar apoiando as mãos nos joelhos, permanecendo nessa posição até que outro colega pule por cima dele. O pique termina quando todos os alunos forem pegos.

Dica: Nesse pique o professor poderá aumentar o número de pegadores.

Na próxima atividade, o professor montará duas “estações”, deixando os alunos escolherem em qual das estações irão começar, apenas lembrando que todos irão passar pelas duas estações. Na primeira estação, serão colocados paralelamente dois cones, com uma distância de dois metros entre eles, e dentro desses cones será colocado um bastão (cabo de vassoura). Depois esticaremos um barbante ligando os dois cones. Terminada a montagem da estação, os alunos irão saltar o barbante e cair no colchão que está na frente do barbante. Após alguns saltos o professor estimulará os alunos a pular o barbante com um pé de cada vez, simulando um salto tesoura. E por último, apenas como forma de conhecimento, o professor explicará que além do salto estilo tesoura, existem os estilos flop e o rolamento ventral.

Dica: Nesta estação o professor poderá aumentar a altura do barbante de acordo com a vontade do aluno.

Já na segunda estação, dois alunos ficarão rodando uma corda e os outros alunos terão que vir correndo e passar por ela. A corda rodará no sentido horário e anti-horário. No final do tempo estipulado pelo professor os alunos trocarão de estação.

No final da aula, o professor reunirá a turma e fará uma avaliação das atividades realizadas pelos alunos.

Recursos Complementares

Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br


http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_em_altura

Avaliação

No final da aula o professor avaliará a compreensão dos alunos, com perguntas:

- quais os tipos de saltos verticais existentes no atletismo?

- quais os exemplos de saltos verticais realizados no cotidiano de cada aluno?

- quais os estilos existentes para realização do salto em altura?

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