Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Brasil visto pelos olhos das crianças

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Comunicação indígena
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Compreender o processo histórico de povoamento do Brasil
• Conhecer suas origens;
• Conhecer a organização racial do Brasil
• Conhecer e identificar a organização geográfica do Brasil;
• Ampliar o vocabulário;
• Melhorar a linguagem oral e escrita.

Duração das atividades
6 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve fazer uma busca e selecionar textos para subsidiar suas intervenções junto às crianças.

Estratégias e recursos da aula

Sendo o conteúdo Descobrimento do Brasil, um dos temas a serem estudados na disciplina de história no ensino fundamental inicial, propomos uma aula que contempla diferentes recursos interdisciplinares.

Primeiro Momento:Para desencadear o assunto, o/a professor/a convida a turma para assistirem ao vídeo clip PINDORAMA do Grupo Palavra Cantada que pode ser conseguido no endereço eletrônico

http://64.15.120.233/watch?v=s7nhcOShzYM&feature=related

PINDORAMAPindorama, Pindorama
É o Brasil antes de Cabral
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal

Fica além, muito além
Do encontro do mar com o céu
Fica além, muito além
Dos domínios de Dom Manuel

Vera Cruz, Vera Cruz
Quem achou foi Portugal
Vera Cruz, Vera Cruz
Atrás do Monte Pascoal

Bem ali, Cabral viu
Dia 22 de abril
Não só viu, descobriu
Toda a terra do Brasil

Pindorama, Pindorama
Mas os índios já estavam aqui
Pindorama, Pindorama
Já falavam tudo em tupi

Só depois vêm vocês
Que falavam tudo em português
Só depois, com vocês
Nossa vida mudou de uma vez

Pero Vaz, Pero Vaz
Disse numa carta ao rei
Que no altar, sob a cruz
Rezou missa o nosso frei

Mas depois, seu Cabral
Foi saindo devagar
Do país tropical
Para as Índias encontrar
Para as Índias, para as Índias
Mas as índias já estavam aqui
Avisamos, olha as índias!
Mas Cabral não entende tupi

Se mandou para o mar
Ver as índias em outro lugar
Deu chabu, deu azar
Muitas naus não puderam voltar

Mas enfim, desconfio
Não foi nada ocasional
Que Cabral, num desvio
Viu a terra e disse: Uau!
Não foi não, foi um plano imperial
Pra aportar seu navio num país monumental

A Álvares Cabral
A El-rei Dom Manuel
A índio do Brasil
E ainda a quem me ouviu

Vou dizer, descobri
O Brasil ta inteirinho na voz
Quem quiser vem ouvir
Pindorama ta dentro de nós

A Álvares Cabral
A El-rei Dom Manuel
Ao índio do Brasil
E ainda a quem ouviu

Vou dizer, vem ouvir
É um país muito sutil
Quem quiser descobrir
Só depois do ano 2000!

O/a professor/a analisa com as crianças cada estrofe da música e vai construindo um texto coletivo com as informações resgatadas dos conhecimentos prévios dos alunos e dos textos informativos trazidos por ele/a.

Segundo momento:

Com o auxílio de um mapa Mundi, levar as crianças a analisarem e localizarem o Brasil, Portugal. Depois da localização, conversar com as crianças sobre a situação do Brasil naquela época e como está hoje, a situação política, enfatizando as mudanças positivas, bem como os habitantes que aqui estavam quando os portugueses chegaram.

Fonte: In: http://www.apolo11.com/imagens/mapas/mundo/mundo_fisico.jpg acesso em 16/10/2009


Depois da análise dos mapas, a partir dos textos e das palavras que aparecem na música Pindorama, o professor pede que as crianças façam um levantamento escrito das palavras desconhecidas. Todos pesquisarão em dicionários o significado de tais palavras enriquecendo assim seus vocabulários.


Terceiro momento:

Enviar para casa uma pesquisa a ser feita com um levantamento das tribos que viviam no Brasil naquela época, contemplando seus hábitos, modos de vida, lazer, crenças, etc. No retorno dessa atividade montar com as crianças painéis com gravuras de índios, separadas pelas tribos.
Caso a escola disponha de aulas de informática, fazer um trabalho interdisciplinar em que as crianças poderão criar ilustrações da história, com softwares educativos, onde darão vida às suas descobertas.
Nesse momento poderão brincar com o mapa do Brasil. O professor pode xerocar todos os estados brasileiros, dar para as crianças colorirem, colarem em papel mais duro, recortarem e depois, em uma grande roda, montar um grande mapa do Brasil em forma de  QUEBRA CABEÇA.

Quebra-cabeça do Brasil

Quarto momento:

Pode-se usar na alfabetização dos alunos de 1ª série e crianças com dificuldades de aprendizagem o tema gerador da palavra pindorama. Escrever a palavra, descobrir seu significado, posteriormente ilustrar tal palavra, etc.

Quinto momento:

Pode-se ainda utilizar o recurso de mandar cartas para crianças portuguesas contando como nosso país está hoje e perguntando algumas curiosidades sobre Portugal. Dessa forma serão contemplados vários conteúdos possibilitando a interdisciplinaridade.

Sexto momento:

Como produto final deste trabalho o/a professor/a pode fazer uma apresentação teatral com os alunos retratando o descobrimento do Brasil, utilizando o vídeo clipe como suporte.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Quebra-cabeça do Brasil Mapa
Recursos Complementares

DVD, CD, Mapas, computadores, textos informativos sobre o descobrimento do Brasil.

Avaliação

O professor deve observar o comportamento e envolvimento das crianças antes, durante e depois do trabalho desenvolvido. Como as crianças participaram do trabalho, como foi o encerramento com a construção coletiva do teatro e dos painéis. As crianças avançaram no conhecimento sobre o descobrimento do Brasil?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Antonia Helia, Complexo EducacionaL Prof. Cicero Rodrigues Vieira , Maranhão - disse:
    antoniahelia.2008@hotmail.com

    30/08/2015

    Quatro estrelas

    Este tema é riquisimo para desemvolver atividade para semana da Patria


  • Raquel Pereira Soares, EMEF Mario Alves Araújo Silva , Minas Gerais - disse:
    raquel.psoares@yahoo.com.br

    26/02/2015

    Cinco estrelas

    A aula me ajudou muito! Obrigada por compartilhar....


  • larissa, jghtymrm , Minas Gerais - disse:
    larissa.gs@gmail.com

    06/11/2014

    Cinco estrelas

    muito bom,me ajudou muito


  • fatima, ucb , Distrito Federal - disse:
    fatimamag@hotmail.com

    28/03/2012

    Cinco estrelas

    Estava procurando um modelo de plano de aula para seguir, gostei muito, achei muito rico, obrigada, sou aluna do 5º semestre de pedagogia.


  • elisangela, "julio atlas" , São Paulo - disse:
    elicavalcante11@hotmail.com

    11/04/2010

    Cinco estrelas

    A nossa história é mágica, é real! Este mundo cheio de derrotas, conquistas e de buscas, faz agente perceber o quanto temos que aprender a" SER"! A "SER" pessoas melhores com essa base da nossa história, que faz o ser humano perceber que muitas das nossas atitudes hoje são reflexo das ações passadas. Eu gostei do plano de aula, muito importante para que possamos ampliar o que passamos para os nossos alunos em sala de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.