01/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena |
• Compreender o processo histórico de povoamento do Brasil
• Conhecer suas origens;
• Conhecer a organização racial do Brasil
• Conhecer e identificar a organização geográfica do Brasil;
• Ampliar o vocabulário;
• Melhorar a linguagem oral e escrita.
O professor deve fazer uma busca e selecionar textos para subsidiar suas intervenções junto às crianças.
Sendo o conteúdo Descobrimento do Brasil, um dos temas a serem estudados na disciplina de história no ensino fundamental inicial, propomos uma aula que contempla diferentes recursos interdisciplinares.
Primeiro Momento:Para desencadear o assunto, o/a professor/a convida a turma para assistirem ao vídeo clip PINDORAMA do Grupo Palavra Cantada que pode ser conseguido no endereço eletrônico
http://64.15.120.233/watch?v=s7nhcOShzYM&feature=related
PINDORAMAPindorama, Pindorama
É o Brasil antes de Cabral
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal
Fica além, muito além
Do encontro do mar com o céu
Fica além, muito além
Dos domínios de Dom Manuel
Vera Cruz, Vera Cruz
Quem achou foi Portugal
Vera Cruz, Vera Cruz
Atrás do Monte Pascoal
Bem ali, Cabral viu
Dia 22 de abril
Não só viu, descobriu
Toda a terra do Brasil
Pindorama, Pindorama
Mas os índios já estavam aqui
Pindorama, Pindorama
Já falavam tudo em tupi
Só depois vêm vocês
Que falavam tudo em português
Só depois, com vocês
Nossa vida mudou de uma vez
Pero Vaz, Pero Vaz
Disse numa carta ao rei
Que no altar, sob a cruz
Rezou missa o nosso frei
Mas depois, seu Cabral
Foi saindo devagar
Do país tropical
Para as Índias encontrar
Para as Índias, para as Índias
Mas as índias já estavam aqui
Avisamos, olha as índias!
Mas Cabral não entende tupi
Se mandou para o mar
Ver as índias em outro lugar
Deu chabu, deu azar
Muitas naus não puderam voltar
Mas enfim, desconfio
Não foi nada ocasional
Que Cabral, num desvio
Viu a terra e disse: Uau!
Não foi não, foi um plano imperial
Pra aportar seu navio num país monumental
A Álvares Cabral
A El-rei Dom Manuel
A índio do Brasil
E ainda a quem me ouviu
Vou dizer, descobri
O Brasil ta inteirinho na voz
Quem quiser vem ouvir
Pindorama ta dentro de nós
A Álvares Cabral
A El-rei Dom Manuel
Ao índio do Brasil
E ainda a quem ouviu
Vou dizer, vem ouvir
É um país muito sutil
Quem quiser descobrir
Só depois do ano 2000!
O/a professor/a analisa com as crianças cada estrofe da música e vai construindo um texto coletivo com as informações resgatadas dos conhecimentos prévios dos alunos e dos textos informativos trazidos por ele/a.
Segundo momento:
Com o auxílio de um mapa Mundi, levar as crianças a analisarem e localizarem o Brasil, Portugal. Depois da localização, conversar com as crianças sobre a situação do Brasil naquela época e como está hoje, a situação política, enfatizando as mudanças positivas, bem como os habitantes que aqui estavam quando os portugueses chegaram.
Fonte: In: http://www.apolo11.com/imagens/mapas/mundo/mundo_fisico.jpg acesso em 16/10/2009
Depois da análise dos mapas, a partir dos textos e das palavras que aparecem na música Pindorama, o professor pede que as crianças façam um levantamento escrito das palavras desconhecidas. Todos pesquisarão em dicionários o significado de tais palavras enriquecendo assim seus vocabulários.
Terceiro momento:
Enviar para casa uma pesquisa a ser feita com um levantamento das tribos que viviam no Brasil naquela época, contemplando seus hábitos, modos de vida, lazer, crenças, etc. No retorno dessa atividade montar com as crianças painéis com gravuras de índios, separadas pelas tribos.
Caso a escola disponha de aulas de informática, fazer um trabalho interdisciplinar em que as crianças poderão criar ilustrações da história, com softwares educativos, onde darão vida às suas descobertas.
Nesse momento poderão brincar com o mapa do Brasil. O professor pode xerocar todos os estados brasileiros, dar para as crianças colorirem, colarem em papel mais duro, recortarem e depois, em uma grande roda, montar um grande mapa do Brasil em forma de QUEBRA CABEÇA.
Quarto momento:
Pode-se usar na alfabetização dos alunos de 1ª série e crianças com dificuldades de aprendizagem o tema gerador da palavra pindorama. Escrever a palavra, descobrir seu significado, posteriormente ilustrar tal palavra, etc.
Quinto momento:
Pode-se ainda utilizar o recurso de mandar cartas para crianças portuguesas contando como nosso país está hoje e perguntando algumas curiosidades sobre Portugal. Dessa forma serão contemplados vários conteúdos possibilitando a interdisciplinaridade.
Sexto momento:
Como produto final deste trabalho o/a professor/a pode fazer uma apresentação teatral com os alunos retratando o descobrimento do Brasil, utilizando o vídeo clipe como suporte.
Nome | Tipo |
---|---|
Quebra-cabeça do Brasil | Mapa |
DVD, CD, Mapas, computadores, textos informativos sobre o descobrimento do Brasil.
O professor deve observar o comportamento e envolvimento das crianças antes, durante e depois do trabalho desenvolvido. Como as crianças participaram do trabalho, como foi o encerramento com a construção coletiva do teatro e dos painéis. As crianças avançaram no conhecimento sobre o descobrimento do Brasil?
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/08/2015
Quatro estrelasEste tema é riquisimo para desemvolver atividade para semana da Patria
26/02/2015
Cinco estrelasA aula me ajudou muito! Obrigada por compartilhar....
06/11/2014
Cinco estrelasmuito bom,me ajudou muito
28/03/2012
Cinco estrelasEstava procurando um modelo de plano de aula para seguir, gostei muito, achei muito rico, obrigada, sou aluna do 5º semestre de pedagogia.
11/04/2010
Cinco estrelasA nossa história é mágica, é real! Este mundo cheio de derrotas, conquistas e de buscas, faz agente perceber o quanto temos que aprender a" SER"! A "SER" pessoas melhores com essa base da nossa história, que faz o ser humano perceber que muitas das nossas atitudes hoje são reflexo das ações passadas. Eu gostei do plano de aula, muito importante para que possamos ampliar o que passamos para os nossos alunos em sala de aula.