19/10/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
• Compreender a importância das flores na natureza;
• Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio;
• Desenvolver a criatividade e capacidade de pesquisa;
• Ampliar o vocabulário;
• Ampliar o conhecimento sobre a escrita.
Não há necessidade de conhecimentos prévios pra esta aula.
Primeiro Momento:
A maioria das crianças leva flores para a professora todos os dias. È uma ótima oportunidade para se explorar nomes das flores, origem, perfume e fazer desse gesto tão carinhoso das crianças um projeto de sala. Numa rodinha de conversa siga os procedimentos do trabalho com pesquisa de acordo com Hernandéz, (... por a referência). Fale com as crianças sobre as flores, levantando algumas hipóteses – o que elas já sabem sobre as flores. Anote todas as idéias que as crianças já trazem sobre as flores. Em seguida, levante as curiosidades das crianças sobre as flores: de onde elas vêm, quem cuida delas, o que precisam para sobreviver, se vivem fora da planta, o que é preciso para plantá-las e aproveite todas as curiosidades que as crianças levantarem.
Converse ainda sobre como farão para resolver as curiosidades levantadas: as fontes de pesquisa podem ser jornais, revistas, internet, entrevistas, livros, etc.
Escreva em cartazes grandes as hipóteses, as perguntas/curiosidades das crianças e as fontes de pesquisas que usarão. Esse material deve ficar afixado na sala de aula para ser retomado sempre que necessário durante o desenvolvimento do projeto.
Segundo Momento:
Decida com as crianças que farão uma pesquisa em casa para responder um a um os questionamentos/curiosidades levantados sobre as flores. Na volta da tarefa, o/a professor/a monta com as crianças um mural com as descobertas trazidas deixando um espaço para ser composto na medida em que o projeto for sendo desenvolvido. O professor pode intercalar as atividades de pesquisa entre atividades em casa e em sala com textos ilustrativos, histórias, vídeos que falem sobre as plantas e outros materiais.Terceiro Momento: Com o resultado da pesquisa em casa muitos assuntos surgem para serem conversados em sala e transformados em atividades de registros. O professor pode intercalar atividades com escrita, desenho, concentrar informações em forma de textos resumidos para as crianças ilustrarem, etc. Todo esse material deve ir compondo a pasta do projeto Flores.
Quarto Momento:
O professor/a leva para a sala a poesia de Cecília Meireles, Leilão de Jardim escrita em um cartaz grande e explora com as crianças a letra.
LEILÃO DE JARDIMQuem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
O professor coloca as crianças para fazerem a ilustração da poesia e decora a sala com mais esse material. No fim da ilustração o/a professor/a convida as crianças para fazerem um jardim na escola com diferentes tipos de flores. A turma escolhe um lugar na escola que será o seu jardim.
Quinto Momento Depois de decidirem quais as flores irão plantar, as crianças fazem um estudo sobre os procedimentos necessários para o plantio e lá colocam as sementes. Todos os dias a partir daí, a turma cuida do jardim.
Recursos complementares
Livros, CDs, Dvds, livros de história, livro de:
HERÁNDEZ, Fernando & VENTURA, Montserrat. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
O professor deve observar o conhecimento trazido pelas crianças, a criatividade no decorrer do trabalho. Como as crianças participaram do projeto. As crianças construíram noções de preservação do ambiente a sua volta? Cuidaram desse ambiente? Aproveitaram as atividades de registro? Evoluíram no desenho e na escrita?
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