19/10/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
• Compreender a importância do girassol;
• Conhecer os diferentes tipos de girassóis;
• Aprender sobre modos de preparo da terra para plantio;
• Compreender noções de medidas e grandezas;
• Ampliar a linguagem oral e escrita;
• Desenvolver valores humanos de amizade e cuidado.
Não há necessidade de conhecimentos prévios pra esta aula.
Primeiro Momento:
O/a professor/a leva para a sala de aula a história infantil “ O Girassol Solitário” de Sandra Diniz Costa, que pode ser encontrado no http://mundinhodacrianca.blogspot.com/2009/09/historia-infantil-o-girassol-solitario.html. Nessa história Giraflor que é um girassol, está sozinho e triste e reclama com o sol. O sol lhe explica que é preciso conquistar amigos para não ficar sozinho mas Giraflor não sabe direito como é que se conquista amigos. Quando chegam amiguinhos perto dele não compreende que pode ajudá-los, por isso continua sozinho. Só depois de um diálogo com o sol é que Giraflor compreende o significado da amizade e passa então a compartilhar o que tem.
Segundo Momento:O/a professor/a convida as crianças a fazerem uma homenagem a seus amigos, plantando sementes de girassol em um canteiro da escola. Cada criança escolhe o amigo que vai homenagear. Escreve o nome e desenha esse amigo.
Terceiro Momento: Com o auxílio do/a professor/a as crianças fazem uma pesquisa na biblioteca da escola sobre como preparar o solo para o plantio. Depois fazem uma entrevista com uma pessoa da área de ciências que vai explicar como deve ser esse processo. As questões da entrevista são previamente elaboradas pela turma e escritas em fichas de forma livre. No momento dessa escrita o/a professor/a vai passando de carteira em carteira e fazendo a reescrita com as crianças. Um trabalho interdisciplinar.
Quarto Momento:
Finalmente chega o dia do plantio, a terra é preparada por pequenos grupos que se intercalam com a ajuda do/a professor/a. Depois do plantio, as crianças visitam diariamente o canteiro para observar como está o crescimento dos girassóis. O/a professor prepara fichas de registro colocando a data do plantio e a data da observação feita pela criança, assim é possível construir uma linha do tempo. As crianças podem utilizar pranchetas como suporte todas as vezes que forem fazer o registro para possibilitar tal atividade perto do canteiro.
Quinto Momento: Os pés de girassóis crescem bastante ultrapassando o tamanho das crianças. Assim é importante medi-los e compará-los com o tamanho das crianças trabalhando dessa forma grandezas e medidas.
Sexto Momento:Depois que os girassóis secarem surgirá o questionamento por parte das crianças sobre a morte dos girassóis uma vez que o tempo de vida deles é curto (em torno de 45 a 60 dias). Assim é possível abordar com a turma o ciclo da vida das plantas e animais. Para encerrar o projeto, divida com as crianças as sementes produzidas pelos girassóis que elas plantaram para que levem para casa.
Livros, CDs, Dvds, livros de história, revistas com informações científicas sobre a vida dos girassóis.
O professor deve observar o conhecimento trazido pelas crianças, a criatividade no decorrer do trabalho. Como as crianças participaram do projeto. As crianças construíram noções de preservação do ambiente a sua volta? Cuidaram desse ambiente? Aproveitaram as atividades de registro? Evoluíram no desenho e na escrita? Cultivaram valores de amizade, respeito e cuidado com os colegas?
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/10/2013
Quatro estrelasgostei muito
10/05/2013
Cinco estrelasSequência fantástica! A literatura é sempre um bom ponto de partida para a realização de um pesquisa! Parabéns!
12/04/2011
Cinco estrelasGostei muito da sugestão. Realmente a contação de história tem tudo a ver com a construção da leitura e da escrita. Esssa atividade possibilita de uma maneira ludica momentos de muito aprendizado. parabéns
10/06/2010
Cinco estrelasEste projeto me encantou, trabalhar a partir de histórias é sempre uma delícia, as crianças se encantam e o trabalho fica prazeiroso.
24/03/2010
Cinco estrelasCom certeza essa aula foi excelente, e os alunos devem ter gostado muito, pois a mesma foi bem elaborada, planejada e atrativa para os educandos!! Parabéns para a Professora!!!