Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


LENDO E ESCREVENDO BIOGRAFIAS

 

06/11/2009

Autor y Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:

·         Aprendam o modo como se estrutura o texto: “Biografia”.

·         Reflitam sobre as convenções gráficas do sistema de escrita, como a segmentação de palavras e a pontuação.

·         Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

·         Aprendam a elaborar e fazer uma entrevista.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         O aluno já deve ter iniciado o processo de apropriação da base alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Nessa sequência de atividades, propomos que as crianças, primeiramente, leiam e analisem uma biografia para, depois escrevê-las. Assim, aprenderão como se estrutura esse texto antes de produzi-lo.

Atividade 1:

            Em roda, pergunte à turma se conhecem a história de Garrincha e se desejam saber quem foi essa pessoa. Proponha aos alunos a leitura da vida de Garrincha. Informe à turma que quando um texto conta como foi a vida de alguém damos o nome de BIOGRAFIA. 

BIOGRAFIA DE GARRINCHA

Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha nasceu em Pau Grande no dia 18 de outubro de 1933. Manoel Francisco dos Santos, o "Mané", pertencia a uma família pobre de 15 irmãos. O apelido Garrincha veio de um tipo de pássaro, comum na região serrana, que Mané gostava de caçar com seu bodoque.

Na cidade onde nasceu, no Estado do Rio de Janeiro, havia uma fábrica de tecidos de propriedade de um grupo inglês que mantinha um time de futebol amador, o Pau Grande Esporte Clube. Aos 15 anos, Mané começou a trabalhar na fábrica, e não demorou a treinar no time, mas não teve chance de jogar logo porque, além da sua pouca idade, o técnico Carlos Pinto temia expor o garoto aos fortes zagueiros dos times adversário

Depois de algum tempo, Garrincha foi tentar a sorte em algum clube da capital. Procurou o Flamengo, o Fluminense e o Vasco, mas com suas pernas tortas, não lhe deram atenção.

Garrincha ficou desiludido, até o dia que foi convidado para fazer um teste no Botafogo e encantou o técnico Carlos Pinto. Fez parte do melhor time do Botafogo de todos os tempos, que contava com Zagalo, Didi, Amarildo e Nilton Santos, entre outros. Sua melhor jogada era o drible para a direita, o arranque e o cruzamento para a área. Mesmo com uma diferença de 6 cm que separava seus joelhos, sempre levava vantagem sobre o marcador.

Jogou 60 partidas pela seleção brasileira e encantou a todos em três Copas do Mundo: da Suécia (1958) e do Chile (1962), das quais o Brasil foi campeão, e da Inglaterra (1966). Com Garrincha, o Brasil obteve 52 vitórias e sete empates. 

No final da carreira, jogou também no Corinthians, no Flamengo, no Olaria e em outros times brasileiros e estrangeiros. Morreu em decorrência da cirrose hepática, em 20 de janeiro de 1983.
                                  Adaptado: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u409.jhtm

undefined

Após a leitura, pergunte aos alunos que informações sobre a vida de Garrincha o texto traz. Você pode escrever no quadro as informações da vida do jogador, de forma a mostrar às crianças que um texto biográfico traz os acontecimentos mais importantes da vida de uma pessoa.

Atividade 2:

Sugerimos que, e m outras ocasiões, você leia mais textos biográficos para os alunos. Seria interessante selecionar tanto biografias de pessoas importantes na história do país e do mundo, como biografias de pessoas da comunidade ou que foram importantes para a história de sua cidade ou região. Ao final da leitura, você pode fazer com os alunos uma lista dos principais acontecimentos da vida da pessoa ou pedir a eles que identifiquem no texto algumas informações importantes.

No site http://educacao.uol.com.br/biografias/ você encontra biografias de várias personalidades mundiais.

Atividade 3:

Sugerimos que você proponha à turma a escrita da BIOGRAFIA de uma pessoa importante da comunidade (pode ser uma liderança comunitária, por exemplo). Peça às crianças que solicitem aos seus familiares e vizinhos sugestões de pessoas que são importantes na história da comunidade.  Selecionada a pessoa, o primeiro passo é convidá-la para uma entrevista a fim de que a turma possa conhecer um pouco de sua vida e, depois, produzir sua biografia.

Lance a seguinte proposta à turma: “O que precisamos perguntar ao (à) nosso (a) convidado (a) para produzir um texto sobre sua vida? Você pode sugerir perguntas, como: “Quando você nasceu?”, “Que acontecimento marcou sua infância?”, “Qual o seu trabalho na comunidade?”etc. Enquanto os alunos estiverem dando suas sugestões, estruture o texto da entrevista no quadro. Ao final da atividade, leia as questões para a turma e peça para que verifique se o texto está completo ou se gostariam de perguntar algo mais. Depois dessa revisão, peça aos alunos que copiem o texto no caderno. Sugerimos que você oriente as crianças a escreverem as perguntas, de forma a deixar o espaço para a resposta de cada questão.

Nesse momento, é importante também planejar como será feita a entrevista. Caso as crianças já tenham construído certa autonomia para a leitura de textos, você pode combinar com elas quem ficará responsável por ler cada questão no dia da entrevista. Outra alternativa é, no momento da entrevista, a turma fazer a leitura coletiva das questões.

Você também pode combinar com as crianças quem irá receber o (a) entrevistado (a), dando-lhes as boas vindas e agradecendo sua presença.

Atividade 4:

            Após os cumprimentos iniciais, é chegado o momento da entrevista. Sugerimos que, a cada pergunta feita, você auxilie os alunos a sintetizarem a fala do entrevistado e escreva no quadro a resposta da questão. É importante a escrita das respostas no momento da entrevista para que depois as informações não se percam.

            Após a entrevista, leia para os alunos a resposta de cada questão para que eles verifiquem se elas estão completas. Feita essa avaliação, peça à turma que copie as respostas no espaço que deixaram reservado para isso. Nesse momento, alerte para a importância de prestarem atenção na segmentação correta das palavras escritas

Atividade 5:

            Agora que vocês já têm em mãos as informações sobre a vida da pessoa entrevistada, é chegado o momento de produzir o texto biográfico. Primeiramente, leia para os alunos a entrevista feita e peça para que contem, oralmente, como foi a vida do(a) entrevistado(a). Nesse momento, você pode escrever as informações sugeridas pelas crianças no canto do quadro ou em um papel craft e informar que o registro servirá de consulta, caso esqueçam alguma informação. Seria importante você reler para a turma uma das biografias trabalhadas e pedir para prestarem atenção no modo como ela se inicia.

            Sugerimos que todos os alunos contribuam com a escrita coletiva da BIOGRAFIA, propondo o título do texto e a forma como ele será estruturado. A escrita coletiva é fundamental para que os alunos aprendam como se estrutura o texto trabalhado.

            O texto pode ser iniciado da seguinte maneira: “____________ nasceu em...”

            Finalizada a escrita, é importante fazer a revisão da produção. Leia para as crianças o texto para que verifiquem se todas as informações desejadas estão presentes.       

Avaliação

Ao final das atividades, as crianças deverão ter compreendido como se estrutura um texto biográfico e ter avançado na aprendizagem de sua escrita. Deverão também ter iniciado a compreensão do que é uma entrevista e qual é a sua função.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • DÉBORA, E.E.POMPILIO MERCADANTE , São Paulo - dijo:
    deby35@gmail.com

    27/05/2012

    Cinco estrelas

    Adoreiii...foi muito boa e contribuiu para minha aula também!.


  • Sonia, Escola Municipal Dr. Severino Vieira , Bahia - dijo:
    nev_sonia@hotmail.com

    06/05/2012

    Três estrelas

    Gostei da atividade. Sou professora da EJA e estou trabalhando com esse tipo de texto, como também com o autobiográfico. Utilizei alguns procedimentos semelhantes aos relatados acima. O resultado do trabalho foi bom. Os alunos participaram e produziram um texto biográfico.


  • Sandra Eugênia Silva Matias, Escola Estadual Major Washington Ferreira de Toledo , Minas Gerais - dijo:
    sandraguaxupemg@ig.com.br

    03/02/2011

    Cinco estrelas

    Achei ótima a sugestão. Era isto que estava procurando.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.