Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma leitura diferente : Lendo com os Dedos

 

13/12/2009

Autor e Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Utilizar o tato como sentido principal de referência na leitura.

-Ampliar o conceito do que é leitura.

-Levantar hipóteses sobre o código escrito.

- Entender a inclusão social como um ato favorável ao conhecimento.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Trabalho de dupla
Experiência
Laboratório de Informática (se possível)

O professor inicia a aula perguntando a seus alunos se conhecem algum deficiente visual e se sabem como ele consegue ler.
Deixa que os seus alunos se expressem e levantem hipóteses sobre como a leitura pode acontecer nesse caso.

Experiência com o Tato

Material : O professor deve ter preparado previamente uma tira de cartolina com 6 furos para cada trio de alunos e uma venda.

O professor distribui as tiras e pede que, cada aluno na sua vez, coloque a venda e passe delicadamente a mão sobre a superfície do papel para sentir todos os furos.

Avalia rapidamente a atividade, perguntando o grau de dificuldade encontrado e explicando que é através deste genial sistema que os deficientes visuais conseguem ler.
Claro que atualmente eles tem o computador que tem programas de voz, mas a leitura no papel é feita por este método que se chama Braille.

Os 6 furos são o princípio do sistema, pois é mudando a sua posição que se formam as letras.

Desafio Matemático:


Depois destas informações, o professor lança o desafio. 

Desafio: em duplas, os alunos devem verificar de quantas formas eles conseguem arrumar 6 pontos no papel. Pedir que eles encontrem no mínimo dez maneira diferentes.
A conclusão final é que a partir de 6 pontos salientes o  Sistema Braille faz 63 combinações : letras simples, letras acentuadas, algarismos, notas musicais e sinais algébricos.


http://samritatrust.org/braille.jpg

Sugestão de Atividades

1-Os alunos podem escrever o seu nome em Braille. Para isso precisarão de :

-1 quadrado de cartolina
-uma esponja de cozinha do tamanho da cartolina
-uma agulha muito grossa e que não apresente perigo para os alunos ( agulha de crochê)

O aluno, consultando o modelo do alfabeto Braille, deve escrever com a agulha o seu nome na cartolina apoiada sobre a esponja para sua maior proteção .

Recursos Complementares

A p


O professor deve acompanhar o envolvimento dos alunos na atividade proposta e na produção do material escrito.

Valorizar a criatividade dos alunos, propondo uma exposição dos trabalhos apresentados.

Avaliação

A avaliação será feita durante todo o processo , levando em consideração a cooperação, o cuidado com o material coletivo, a atenção nas tarefas etc.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.