13/12/2009
Denise Leipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
-Utilizar o tato como sentido principal de referência na leitura.
-Ampliar o conceito do que é leitura.
-Levantar hipóteses sobre o código escrito.
- Entender a inclusão social como um ato favorável ao conhecimento.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Trabalho de dupla
Experiência
Laboratório de Informática (se possível)
O professor inicia a aula perguntando a seus alunos se conhecem algum deficiente visual e se sabem como ele consegue ler.
Deixa que os seus alunos se expressem e levantem hipóteses sobre como a leitura pode acontecer nesse caso.
Experiência com o Tato
Material : O professor deve ter preparado previamente uma tira de cartolina com 6 furos para cada trio de alunos e uma venda.
O professor distribui as tiras e pede que, cada aluno na sua vez, coloque a venda e passe delicadamente a mão sobre a superfície do papel para sentir todos os furos.
Avalia rapidamente a atividade, perguntando o grau de dificuldade encontrado e explicando que é através deste genial sistema que os deficientes visuais conseguem ler.
Claro que atualmente eles tem o computador que tem programas de voz, mas a leitura no papel é feita por este método que se chama Braille.
Os 6 furos são o princípio do sistema, pois é mudando a sua posição que se formam as letras.
Desafio Matemático:
Depois destas informações, o professor lança o desafio.
Desafio: em duplas, os alunos devem verificar de quantas formas eles conseguem arrumar 6 pontos no papel. Pedir que eles encontrem no mínimo dez maneira diferentes.
A conclusão final é que a partir de 6 pontos salientes o Sistema Braille faz 63 combinações : letras simples, letras acentuadas, algarismos, notas musicais e sinais algébricos.
http://samritatrust.org/braille.jpg
Sugestão de Atividades
1-Os alunos podem escrever o seu nome em Braille. Para isso precisarão de :
-1 quadrado de cartolina
-uma esponja de cozinha do tamanho da cartolina
-uma agulha muito grossa e que não apresente perigo para os alunos ( agulha de crochê)
O aluno, consultando o modelo do alfabeto Braille, deve escrever com a agulha o seu nome na cartolina apoiada sobre a esponja para sua maior proteção .
A p
O professor deve acompanhar o envolvimento dos alunos na atividade proposta e na produção do material escrito.
Valorizar a criatividade dos alunos, propondo uma exposição dos trabalhos apresentados.
A avaliação será feita durante todo o processo , levando em consideração a cooperação, o cuidado com o material coletivo, a atenção nas tarefas etc.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!