Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Troca-troca de memórias

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Verificar que a história está presente em todos os aspectos da vida.
Perceber que os objetos podem contar histórias, confeccionando uma caixa de memórias.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pesquisa sobre sua história de vida, colecionando objetos do seu passado que deverá ser apresentado para a turma.

Estratégias e recursos da aula

Material necessário para a aula:

Uma caixa de sapato ou semelhante, fitas, cola, tesoura, papéis coloridos, retalhos, entre outros.

O professor poderá realizar uma roda com os alunos para apresentação dos objetos que cada um trouxe de casa para compor a própria caixa de memória.

Então, aconteceria o troca-troca de memórias.

Cada aluno poderia escolher um objeto para contar a sua história.

Por exemplo: os alunos poderiam trazer pulseirinha com o nome, usada na maternidade; primeira mecha do cabelo, umbigo, sapatinho, roupa do batizado, cartão de vacinação, chupeta, álbum das primeiras fotos com registros das primeiras visitas, entre outros.

Após a apresentação dos objetos, os alunos iriam confeccionar a sua caixa de memórias enfeitando-a e fazendo etiquetas de identificação para os objetos colecionados por eles.

Finalizada a tarefa, o professor pode propor uma exposição das caixas para outras turmas da escola.

Exemplo de caixa de memórias: 

Recursos Complementares

O professor pode construir também a própria caixa de memórias colecionando alguns objetos significativos de sua infância e adolescência para apresentar para a turma.
Vale ressaltar que os alunos ficam encantados com a oportunidade de conhecer também a história de vida do professor.

Avaliação

Acompanhar a apresentação individual dos objetos trazidos aos alunos e a organização do material para a construção da própria caixa de memórias.
Registrar em folha ou caderno meia-pauta, de forma que os alunos escrevam e desenhem sobre suas caixas de memórias.

 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Flávia Ribeiro, Universidade Castelo Branco , Rio de Janeiro - disse:
    flaviarpsilva@hotmail.com

    30/01/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a idéia de colocar objetos que marcaram nossas vidas em uma caixa de recordações. A história é isto, você poder recorrer a fontes que te levam para épocas antes mesmo da nossa existência. Espero um dia ter a oportunidade de aplicar esta idéia em sala de aula. OBS: Sou aluna do curso de Licenciatura em História.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.