Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Indo por quê?Arábico por quê?Indo-arábico por quê?

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

◦ Conhecerá a origem do sistema de numeração indo-arábico.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

◦ Noções sobre a representação de quantidades em outros sistemas de numeração como, por exemplo, o egípcio e o romano.

◦ O uso do zero no sistema de numeração decimal.

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

História da criação dos algarísmos:

(Para facilitar a compreensão dos alunos, o professor utilizará o planisfério, localizando no mapa, com os alunos, os lugares situados na história contada).

Nossos antepassados, há muito tempo atrás, só conseguiam contar até 2. Quando registraram uma quantidade, marcavam 2 traços numa pedra.
O tempo foi passando e os povos foram criando e domesticando os animais. Precisavam arrumar maneiras de contar. Uma delas era fazer em um osso uma marca para cada animal. Outro jeito de fazer essa contagem era associar uma pedrinha para cada animal. Mas se a quantidade de animal fosse grande? Quanta complicação!
Começaram, então, a usar uma pedra ou qualquer outro objeto no lugar de quantidades maiores, fazendo substituições.
Assim, cinco pedrinhas contadas podiam ser trocadas por pedras maiores ou um osso podia representar 20 pedrinhas.
Muito tempo passou até que os povos percebessem que podiam usar símbolos, ao invés de objetos, para representar quantidades.

Obs: Nesse momento, o professor poderá apresentar um quadro com alguns símbolos usados por diferentes povos na representação de quantidades.
Mas por que símbolo indo-arábico?

Mostrar no planisfério, a região do vale do rio Indo e contar que era ali que moravam os criadores do sistema de numeração que usamos.

Perguntar aos alunos se há sentido na existência da palavra indo, no nome de nosso sistema de numeração.

Mas e a palavra arábico, por que faz parte desse nome?

Contar, então, que naquela época, havia um povo que era formado por grandes mercadores que viajavam pelo mundo fazendo trocas de mercadorias com diferentes povos. Eram os árabes . Eles usavam os símbolos dos antigos hindus, o povo que morava no vale do rio Indo. Assim, esses símbolos passaram a ser conhecidos em diferentes lugares do mundo, formando o sistema de numeração indo-arábico.

2ª momento:

Com a turma dividida em grupos, o professor dará para cada um deles umas caixa com contas de 4 tamanhos diferentes e pedirá que eles representem as quantidades:

3874
7253
5021

As crianças, assim como os antigos povos, sentirão necessidade de criar agrupamentos e fazer associações.
A cada quantidade pedida, o grupo apresentará o que fez e como fez, anotando numa folha de blocão suas descobertas.
A representação do número 5021 dará oportunidade do professor discutir a importância do zero na nossa numeração, sempre valorizando os registros feitos pelos alunos.

Avaliação

Os registros realizados pelos grupos serão uma fonte rica para o professor avaliar a compreensão do conteúdo desenvolvido.

Opinião de quem acessou

Uma estrela 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 1/1 - 100%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.