Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo seu próprio brinquedo

 

05/12/2009

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar novas formas de brincar de modo a que vivenciem a própria produção de seus brinquedos;

Resgatar brinquedos da tradição popular;

Identificar o brinquedo como forma do brincar.

Duração das atividades
3 aulas de 50 min./total:150 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Espaço: quadra da escola, pátio da escola ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material: jornal, uma meia e fita crepe ou adesiva.

Bola de Meia   

Atividade I - Construção do brinquedo

Como Fazer:

Formas de construção do brinquedo

I - Faça uma bola do tamanho de um melão com jornal. Forme essa bola passando a fita adesiva em toda a sua volta, para que a mesma fique bem redonda. Coloque a bola dentro da meia e lá no fundo. Torça a meia bem junto de onde está a bola umas duas vezes. O resto da meia que sobrar você vai virar do avesso, passar pela parte torcida, envolvendo de novo a bola dentro da meia. Se der certo, não vai sobrar nenhuma parte da meia pendurada.Tudo vai estar no formato da bola.

II - Junte umas folhas de jornal e amasse-as da forma mais redonda possível. Depois coloque o jornal amassado dentro de uma meia e de um nó bem firme na meia.


      

undefined

Atividade II - Futebol de Bola de Meia

Dividir os alunos em duas ou mais equipes e organizar pequenos jogos de Futsal com cinco minutos de duração para cada jogo ou o time que fizer 2 gols antes do cinco minutos será o vencedor das partidas.

Atividade III - Pique de Bola de Meia

Escolhe-se um aluno para ser o "pegador". O pegador deve dar um tempo para os outros alunos se afastarem e depois correr atrás deles, até pegar um arremessando a bola de meia de leve nas costas ou da cintura p ara baixo nos alunos que estão correndo. Quando pegar um aluno, esse aluno se tornará o novo pegador e assim a brincadeira continua, até cansar. Vale lembrar que deve ser estabelecido um limite, por exemplo, numa quadra o limite pode ser a quadra de futsal, quem ou trapaças o limite passará a ser o pegador mesmo que tenha conseguido fugir! Essa é a brincadeira que mais possui variações, na intenção de dificultar e ou divertir mais.

Aula 2

Espaço: sala d e aula, pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material: copo com água e sabão em pó ou detergente, argola de tampa da garrafa pet, 9 cm de palito de pirulito ou picolé e cola Araldite.

Bolinha de Sabão

   undefined

Atividade 1 - Construção do brinquedo

Como fazer:

Fixe o palito na argola, aplicando a cola e deixe secar por cinco minutos.

Atividade II - Brincando com Bolinha de sabão

Mergulhe a argola na mistura com sabão e assopre para formar as bolinhas.


Aula 3

Espaços: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou um espaço livre que possibilite o desenvolvimento da atividade.

Material: duas latas vazias que tenham o mesmo tamanho, barbantes, corda fina e prego.

Pé de lata

Atividade I - Construção do brinquedo

Como Fazer:

Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de leite em pó. Passe um cordão de um metro pelos furos da lata e um nas extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa e decore com tinta. Faça o mesmo com outra lata.

Atividade II - Brincando com o Pé de Lata

Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata, eles vão se divertir apostando uma corrida. O barbante ou a corda fina pode variar de tamanho de acordo com a altura do aluno, mas deve ficar na altura das mãos.



Recursos Complementares
Avaliação

Verificar como é a satisfação dos alunos da construção do brinquedo até o momento do brincar;

Refletir o quanto é importante a construção e o resgate de alguns brinquedos populares;

Identificar junto aos alunos a necessidade de buscar novas formas de brincar utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • RITA, CIC Ferraz de Vasconcelos , São Paulo - disse:
    RITA.FRANCINE@gmail.com

    18/06/2012

    Cinco estrelas

    Acho importatíssimo esse resgate de brincadeiras simples e a criação do seu próprio brinquedo, na minha opinião, torna a criança mais responsável e e desperta o cuidado com suas criações. Parabéns e força sempre para os professores!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.