05/12/2009
Jose Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Vivenciar novas formas de brincar de modo a que vivenciem a própria produção de seus brinquedos;
Resgatar brinquedos da tradição popular;
Identificar o brinquedo como forma do brincar.
Não é necessário nenhum conhecimento
Aula 1
Espaço: quadra da escola, pátio da escola ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: jornal, uma meia e fita crepe ou adesiva.
Bola de Meia
Atividade I - Construção do brinquedo
Como Fazer:
Formas de construção do brinquedo
I - Faça uma bola do tamanho de um melão com jornal. Forme essa bola passando a fita adesiva em toda a sua volta, para que a mesma fique bem redonda. Coloque a bola dentro da meia e lá no fundo. Torça a meia bem junto de onde está a bola umas duas vezes. O resto da meia que sobrar você vai virar do avesso, passar pela parte torcida, envolvendo de novo a bola dentro da meia. Se der certo, não vai sobrar nenhuma parte da meia pendurada.Tudo vai estar no formato da bola.
II - Junte umas folhas de jornal e amasse-as da forma mais redonda possível. Depois coloque o jornal amassado dentro de uma meia e de um nó bem firme na meia.
Atividade II - Futebol de Bola de Meia
Dividir os alunos em duas ou mais equipes e organizar pequenos jogos de Futsal com cinco minutos de duração para cada jogo ou o time que fizer 2 gols antes do cinco minutos será o vencedor das partidas.
Atividade III - Pique de Bola de Meia
Escolhe-se um aluno para ser o "pegador". O pegador deve dar um tempo para os outros alunos se afastarem e depois correr atrás deles, até pegar um arremessando a bola de meia de leve nas costas ou da cintura p ara baixo nos alunos que estão correndo. Quando pegar um aluno, esse aluno se tornará o novo pegador e assim a brincadeira continua, até cansar. Vale lembrar que deve ser estabelecido um limite, por exemplo, numa quadra o limite pode ser a quadra de futsal, quem ou trapaças o limite passará a ser o pegador mesmo que tenha conseguido fugir! Essa é a brincadeira que mais possui variações, na intenção de dificultar e ou divertir mais.
Aula 2
Espaço: sala d e aula, pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: copo com água e sabão em pó ou detergente, argola de tampa da garrafa pet, 9 cm de palito de pirulito ou picolé e cola Araldite.
Bolinha de Sabão
Atividade 1 - Construção do brinquedo
Como fazer:
Fixe o palito na argola, aplicando a cola e deixe secar por cinco minutos.
Atividade II - Brincando com Bolinha de sabão
Mergulhe a argola na mistura com sabão e assopre para formar as bolinhas.
Aula 3
Espaços: quadra de esporte, pátio da escola, sala de aula ou um espaço livre que possibilite o desenvolvimento da atividade.
Material: duas latas vazias que tenham o mesmo tamanho, barbantes, corda fina e prego.
Pé de lata
Atividade I - Construção do brinquedo
Como Fazer:
Faça dois furos diametralmente opostos no fundo de uma lata de leite em pó. Passe um cordão de um metro pelos furos da lata e um nas extremidades com um nó bem forte dentro do recipiente. Coloque a tampa e decore com tinta. Faça o mesmo com outra lata.
Atividade II - Brincando com o Pé de Lata
Os alunos sobem nas latas e tentam se equilibrar segurando nas cordas. Além de andar pela escola com os pés de lata, eles vão se divertir apostando uma corrida. O barbante ou a corda fina pode variar de tamanho de acordo com a altura do aluno, mas deve ficar na altura das mãos.
Verificar como é a satisfação dos alunos da construção do brinquedo até o momento do brincar;
Refletir o quanto é importante a construção e o resgate de alguns brinquedos populares;
Identificar junto aos alunos a necessidade de buscar novas formas de brincar utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/06/2012
Cinco estrelasAcho importatíssimo esse resgate de brincadeiras simples e a criação do seu próprio brinquedo, na minha opinião, torna a criança mais responsável e e desperta o cuidado com suas criações. Parabéns e força sempre para os professores!